Entre o gol e o voto: as urnas são as redes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190085 |
Resumo: | Entre as mais diversas formas de aproximação entre esporte e política que são apresentadas nesta pesquisa, as candidaturas de ex-atletas de futebol a cargos políticos são recorrentes nas eleições brasileiras. Sempre lembrados pelos torcedores pelos feitos e glórias alcançadas dentro dos gramados, tentam convencer o povo de que podem ser bons representantes parlamentares. Este trabalho de conclusão tem como objetivo analisar se os gols marcados, os títulos obtidos, as defesas realizadas e a consequente idolatria conquistada junto a uma massa de fãs é suficiente para garantir um bom resultado nas urnas. A partir de uma análise das campanhas eleitorais dos quatro ex-jogadores que concorreram nas eleições de 2018 no Rio Grande do Sul, China, Danrlei de Deus, Fabiano Souza e Rodrigo Galatto, somada a entrevistas realizadas com os quatro candidatos, foi possível definir que a estratégia de campanha deles conversam entre si. Todos eles utilizam elementos claros para atrair o eleitorado torcedor do clube onde atuaram. A comunicação entra no processo para explicar como o futebol se transformou em esporte espetáculo. Por meio da análise de discurso, foi possível constatar que as manchetes, notícias e relatos influenciaram os quatro candidatos a ganhar reconhecimento positivo das torcidas durantes as carreiras como atletas. Por fim, conclui-se que a popularidade adquirida enquanto jogador não é determinante para uma vitória nas urnas, visto que apenas um dos quatro candidatos em questão alcançou a eleição. |
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Rigoni, Gabriel GringsDeus, Sandra de Fatima Batista de2019-04-05T04:17:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/190085001089572Entre as mais diversas formas de aproximação entre esporte e política que são apresentadas nesta pesquisa, as candidaturas de ex-atletas de futebol a cargos políticos são recorrentes nas eleições brasileiras. Sempre lembrados pelos torcedores pelos feitos e glórias alcançadas dentro dos gramados, tentam convencer o povo de que podem ser bons representantes parlamentares. Este trabalho de conclusão tem como objetivo analisar se os gols marcados, os títulos obtidos, as defesas realizadas e a consequente idolatria conquistada junto a uma massa de fãs é suficiente para garantir um bom resultado nas urnas. A partir de uma análise das campanhas eleitorais dos quatro ex-jogadores que concorreram nas eleições de 2018 no Rio Grande do Sul, China, Danrlei de Deus, Fabiano Souza e Rodrigo Galatto, somada a entrevistas realizadas com os quatro candidatos, foi possível definir que a estratégia de campanha deles conversam entre si. Todos eles utilizam elementos claros para atrair o eleitorado torcedor do clube onde atuaram. A comunicação entra no processo para explicar como o futebol se transformou em esporte espetáculo. Por meio da análise de discurso, foi possível constatar que as manchetes, notícias e relatos influenciaram os quatro candidatos a ganhar reconhecimento positivo das torcidas durantes as carreiras como atletas. Por fim, conclui-se que a popularidade adquirida enquanto jogador não é determinante para uma vitória nas urnas, visto que apenas um dos quatro candidatos em questão alcançou a eleição.One of the several ways of sports and politics connection presented on this study, the ex-soccer players politics candidacies are recurrent in brazilian ellections . Usually remembered by fans for their accomplishments and glories they have reached on soccer fields, they must convince people they can be good politicians too. This study intents to analyze if the scored goals, titles obtained and defenses realized as athletes, followed by idolatry is enough to an ellection victory. By an analysis of the electoral campaigns of the four retired players who ran in the 2018 elections at Rio Grande do Sul, China, Danrlei de Deus, Fabiano Souza and Rodrigo Galatto, this study has concluded their electoral campaign strategies are really similar. All of them used clear elements to get votes from supporters of the clubs in which they played. Communication, in this case, is important to explain how soccer has become a “spetacle sport”. By employing speech analysis as a method, it has been verified that news and reports influenced the four candidates to gain positive recognition from the fans while soccer players. Despite this, it has been concluded that this popularity is not determinant for an electoral victory, since only one of them made it this year.application/pdfporJornalismo esportivoEleiçõesSports journalismSoccerPoliticsEntre o gol e o voto: as urnas são as redesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089572.pdf.txt001089572.pdf.txtExtracted Texttext/plain94531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190085/2/001089572.pdf.txt3b5f2955b15469e6125f15507d3005ddMD52ORIGINAL001089572.pdfTexto completoapplication/pdf3051418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190085/1/001089572.pdf0c9ce96aaf4b2ca14be025b36baee6a3MD5110183/1900852019-04-06 04:38:16.03796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-06T07:38:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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