Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129189 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social. |
id |
UFRGS-2_a5008b702d8539c625eac0b111fe2aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129189 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zuchetti, Dinora TerezaKlein, MadalenaSabat, Ruth Francini Ramos2015-11-09T16:29:07Z20070100-3143http://hdl.handle.net/10183/129189000659582Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.This article presents an analysis of documents composing National Policies that have referred to affirmative actions. It aims at identifying enunciative regularities in discourses that determinate marks of differences among education subjects. Although these documents refer to policies from different areas, with different amplitudes, we have noticed that they share a rationality directed towards specific portions of populations, mainly those considered as vulnerable to social risks of discrimination, marginality, poverty, and, consequently, social exclusion.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 75-89Ações afirmativasInclusão socialExclusão socialPolíticas públicasBrasilSocial inclusionSocial exclusionPublic policiesEducationSubjectsMarcas das diferenças nas políticas de inclusão socialMarks of Differences in Social Inclusion Policies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000659582.pdf.txt000659582.pdf.txtExtracted Texttext/plain43383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/2/000659582.pdf.txtc362f3d8890d7857e65207a41cc0d1b0MD52ORIGINAL000659582.pdf000659582.pdfTexto completoapplication/pdf56627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/1/000659582.pdffce902c5fdb64f80ef977e14ec8afa2eMD51THUMBNAIL000659582.pdf.jpg000659582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/3/000659582.pdf.jpg6e8dce5c9ee9ac2f63847008fec39225MD5310183/1291892018-10-24 09:12:14.824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Marks of Differences in Social Inclusion Policies |
title |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
spellingShingle |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social Zuchetti, Dinora Tereza Ações afirmativas Inclusão social Exclusão social Políticas públicas Brasil Social inclusion Social exclusion Public policies Education Subjects |
title_short |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
title_full |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
title_fullStr |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
title_full_unstemmed |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
title_sort |
Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social |
author |
Zuchetti, Dinora Tereza |
author_facet |
Zuchetti, Dinora Tereza Klein, Madalena Sabat, Ruth Francini Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Madalena Sabat, Ruth Francini Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuchetti, Dinora Tereza Klein, Madalena Sabat, Ruth Francini Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Inclusão social Exclusão social Políticas públicas Brasil |
topic |
Ações afirmativas Inclusão social Exclusão social Políticas públicas Brasil Social inclusion Social exclusion Public policies Education Subjects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social inclusion Social exclusion Public policies Education Subjects |
description |
Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:29:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129189 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000659582 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000659582 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 75-89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/2/000659582.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/1/000659582.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/3/000659582.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c362f3d8890d7857e65207a41cc0d1b0 fce902c5fdb64f80ef977e14ec8afa2e 6e8dce5c9ee9ac2f63847008fec39225 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447601004150784 |