Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuchetti, Dinora Tereza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Klein, Madalena, Sabat, Ruth Francini Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129189
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.
id UFRGS-2_a5008b702d8539c625eac0b111fe2aa9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129189
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zuchetti, Dinora TerezaKlein, MadalenaSabat, Ruth Francini Ramos2015-11-09T16:29:07Z20070100-3143http://hdl.handle.net/10183/129189000659582Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.This article presents an analysis of documents composing National Policies that have referred to affirmative actions. It aims at identifying enunciative regularities in discourses that determinate marks of differences among education subjects. Although these documents refer to policies from different areas, with different amplitudes, we have noticed that they share a rationality directed towards specific portions of populations, mainly those considered as vulnerable to social risks of discrimination, marginality, poverty, and, consequently, social exclusion.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 75-89Ações afirmativasInclusão socialExclusão socialPolíticas públicasBrasilSocial inclusionSocial exclusionPublic policiesEducationSubjectsMarcas das diferenças nas políticas de inclusão socialMarks of Differences in Social Inclusion Policies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000659582.pdf.txt000659582.pdf.txtExtracted Texttext/plain43383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/2/000659582.pdf.txtc362f3d8890d7857e65207a41cc0d1b0MD52ORIGINAL000659582.pdf000659582.pdfTexto completoapplication/pdf56627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/1/000659582.pdffce902c5fdb64f80ef977e14ec8afa2eMD51THUMBNAIL000659582.pdf.jpg000659582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/3/000659582.pdf.jpg6e8dce5c9ee9ac2f63847008fec39225MD5310183/1291892018-10-24 09:12:14.824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Marks of Differences in Social Inclusion Policies
title Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
spellingShingle Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
Zuchetti, Dinora Tereza
Ações afirmativas
Inclusão social
Exclusão social
Políticas públicas
Brasil
Social inclusion
Social exclusion
Public policies
Education
Subjects
title_short Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
title_full Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
title_fullStr Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
title_full_unstemmed Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
title_sort Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social
author Zuchetti, Dinora Tereza
author_facet Zuchetti, Dinora Tereza
Klein, Madalena
Sabat, Ruth Francini Ramos
author_role author
author2 Klein, Madalena
Sabat, Ruth Francini Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuchetti, Dinora Tereza
Klein, Madalena
Sabat, Ruth Francini Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Inclusão social
Exclusão social
Políticas públicas
Brasil
topic Ações afirmativas
Inclusão social
Exclusão social
Políticas públicas
Brasil
Social inclusion
Social exclusion
Public policies
Education
Subjects
dc.subject.eng.fl_str_mv Social inclusion
Social exclusion
Public policies
Education
Subjects
description Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:29:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129189
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000659582
identifier_str_mv 0100-3143
000659582
url http://hdl.handle.net/10183/129189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 75-89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/2/000659582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/1/000659582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129189/3/000659582.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c362f3d8890d7857e65207a41cc0d1b0
fce902c5fdb64f80ef977e14ec8afa2e
6e8dce5c9ee9ac2f63847008fec39225
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447601004150784