Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Leni Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Circe Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142561
Resumo: O artigo trata das concepções de infâncias das estudantes de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre. Problematizou-se na pesquisa outros modos de compreender as infâncias na formação de professores. Investigaram-se os deslocamentos e as resistências que atravessaram seus discursos sobre as infâncias, utilizando como metodologia de pesquisa uma bricolagem que faz uso de estratégia de leituras, vídeos, imagens, memórias pessoais, diário das estudantes e análise de suas discursividades para obtenção dos dados. O referencial teórico parte dos estudos de Bujes (2005), Dornelles (2010), Larrosa (2001), Marques (2013), dentre outros. Concluiu-se que os deslocamentos nas concepções de infância das alunas pesquisadas, não se deram de modo uniforme e linear, mas, diferentemente, mostraram avanços e retrocessos em seus modos de conceituar e entender as infâncias que compõem o cotidiano de seu trabalho. Entendeu-se a partir da investigação que é urgente investir “forças” no sentido de interromper o discurso moderno sobre infância no curso de Pedagogia e instigar as estudantes a produzirem “outros” modos de olhar, de pensar e lidar com as múltiplas infâncias que estão por aí.
id UFRGS-2_a50b6c783c384f9d5bd437c1f8987879
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dornelles, Leni VieiraMarques, Circe Mara2016-06-11T02:08:49Z20150101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/142561000993934O artigo trata das concepções de infâncias das estudantes de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre. Problematizou-se na pesquisa outros modos de compreender as infâncias na formação de professores. Investigaram-se os deslocamentos e as resistências que atravessaram seus discursos sobre as infâncias, utilizando como metodologia de pesquisa uma bricolagem que faz uso de estratégia de leituras, vídeos, imagens, memórias pessoais, diário das estudantes e análise de suas discursividades para obtenção dos dados. O referencial teórico parte dos estudos de Bujes (2005), Dornelles (2010), Larrosa (2001), Marques (2013), dentre outros. Concluiu-se que os deslocamentos nas concepções de infância das alunas pesquisadas, não se deram de modo uniforme e linear, mas, diferentemente, mostraram avanços e retrocessos em seus modos de conceituar e entender as infâncias que compõem o cotidiano de seu trabalho. Entendeu-se a partir da investigação que é urgente investir “forças” no sentido de interromper o discurso moderno sobre infância no curso de Pedagogia e instigar as estudantes a produzirem “outros” modos de olhar, de pensar e lidar com as múltiplas infâncias que estão por aí.This paper is about conceptions Pedagogy female students’ childhoods in a private higher education institution in the large Porto Alegre. We have problematised other ways of understanding childhood in the teachers’ training. We have investigated displacements and challenge in their discourses about childhood, using as a methodology for research a bricolage with reading strategies, videos, pictures, individual memories, students’ diaries and analyses of their discursiveness. The theoretical framework draws on Bujes (2005), Dornelles (2010), Larrosa (2001), Marques (2013) among others. We conclude that the shifts in childhood conceptions of the surveyed students, do not have a uniform and linear fashion, but unlike showed advances and setbacks in their ways of conceptualizing and understanding the childhoods that make up the daily life of their work. We understand from the research that is urgent to invest “forces” to halt the modern discourse on childhood in the Faculty of Education and instigating the students to produce “other” ways of looking, thinking and dealing with multiple childhoods out there.El artículo trata sobre las concepciones de infancias de las estudiantes de Pedagogía de una institución privada de enseñanza superior de la región metropolitana de Porto Alegre. Problematizamos en la pesquisa otros modos de comprender las infancias en la formación de profesores. Investigamos los cambios y las resistencias que atravesaron sus discursos sobre las infancias, utlizando como metodologia de pesquisa un bricolaje que hace uso de estrategia de lecturas, vídeos, imágenes, memorias personales, diario de las estudiantes y análisis de sus discursividades, para obtención de dados. La referencia teórica parte de los estudios de Bujes (2005), Dornelles (2010), Larrosa (2001), Marques (2013), entre otros. Llegamos a la conclusión de que los cambios en las concepciones de la infancia de los estudiantes encuestados , no tienen una manera uniforme y lineal, pero a diferencia mostraron avances y retrocesos en sus formas de conceptualizar y comprender las infancias que conforman el día a día de su trabajo. Entendemos de la investigación que es urgente invertir “fuerzas” para detener el discurso moderno sobre la infancia en la Facultad de Educación y de instigar a los estudiantes a producir “otras” formas de ver , pensar y hacer frente a múltiples infancias por ahí.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 38, n. 1 (maio/ago. 2015), p. 289-298Formação de professoresDiscursoInfânciaChildhoodsPedagogyDiscourseTeachers’ trainingInfanciaPedagogíaDiscursoAnormalFormación de profesoresMas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professoresBut what is childhood? multiple gazes in the teachers’ training¿Pero lo que es infancia? atravesamiento de múltiples miradas en la formación de profesoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993934.pdf000993934.pdfTexto completoapplication/pdf439425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/1/000993934.pdf7f2b259bc9ad86e1483d909b9e562850MD51TEXT000993934.pdf.txt000993934.pdf.txtExtracted Texttext/plain54962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/2/000993934.pdf.txte2d6915ebeba802c79d8d6aabde5763aMD52THUMBNAIL000993934.pdf.jpg000993934.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/3/000993934.pdf.jpg9bd48efdcfc4de9f86d64dc516bcec0fMD5310183/1425612018-10-26 09:58:04.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:58:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv But what is childhood? multiple gazes in the teachers’ training
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Pero lo que es infancia? atravesamiento de múltiples miradas en la formación de profesores
title Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
spellingShingle Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
Dornelles, Leni Vieira
Formação de professores
Discurso
Infância
Childhoods
Pedagogy
Discourse
Teachers’ training
Infancia
Pedagogía
Discurso
Anormal
Formación de profesores
title_short Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
title_full Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
title_fullStr Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
title_full_unstemmed Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
title_sort Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores
author Dornelles, Leni Vieira
author_facet Dornelles, Leni Vieira
Marques, Circe Mara
author_role author
author2 Marques, Circe Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
Marques, Circe Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Discurso
Infância
topic Formação de professores
Discurso
Infância
Childhoods
Pedagogy
Discourse
Teachers’ training
Infancia
Pedagogía
Discurso
Anormal
Formación de profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhoods
Pedagogy
Discourse
Teachers’ training
dc.subject.spa.fl_str_mv Infancia
Pedagogía
Discurso
Anormal
Formación de profesores
description O artigo trata das concepções de infâncias das estudantes de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre. Problematizou-se na pesquisa outros modos de compreender as infâncias na formação de professores. Investigaram-se os deslocamentos e as resistências que atravessaram seus discursos sobre as infâncias, utilizando como metodologia de pesquisa uma bricolagem que faz uso de estratégia de leituras, vídeos, imagens, memórias pessoais, diário das estudantes e análise de suas discursividades para obtenção dos dados. O referencial teórico parte dos estudos de Bujes (2005), Dornelles (2010), Larrosa (2001), Marques (2013), dentre outros. Concluiu-se que os deslocamentos nas concepções de infância das alunas pesquisadas, não se deram de modo uniforme e linear, mas, diferentemente, mostraram avanços e retrocessos em seus modos de conceituar e entender as infâncias que compõem o cotidiano de seu trabalho. Entendeu-se a partir da investigação que é urgente investir “forças” no sentido de interromper o discurso moderno sobre infância no curso de Pedagogia e instigar as estudantes a produzirem “outros” modos de olhar, de pensar e lidar com as múltiplas infâncias que estão por aí.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-11T02:08:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142561
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993934
identifier_str_mv 0101-465X
000993934
url http://hdl.handle.net/10183/142561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 38, n. 1 (maio/ago. 2015), p. 289-298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/1/000993934.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/2/000993934.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142561/3/000993934.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f2b259bc9ad86e1483d909b9e562850
e2d6915ebeba802c79d8d6aabde5763a
9bd48efdcfc4de9f86d64dc516bcec0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617323139072