Publicidade e consumo : a articulação entre recepção e consumo dos cosmética anti-idade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77170 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo compreender como é a recepção dos anúncios do segmento cosmético anti-idade pelas suas consumidoras e relacionálas com as suas práticas de consumo. Em um primeiro momento, através de uma pesquisa bibliográfica, contextualizam-se os estudos a cerca do consumo e da recepção, assim como a situação da indústria cosmética no Brasil. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória e qualitativa por meio de grupos focais com 11 mulheres (de 35 a 60 anos). A análise dos dados mostra que a publicidade desempenha um papel fundamental durante o processo de decisão de compra e consumo dos cosméticos anti-idade, tendo, junto às suas consumidoras, grande credibilidade. Além disso, percebe-se que as peças publicitárias destes produtos passam por um processo de recepção ativo e seletivo, onde as consumidoras buscam os dados que irão contribuir para a resolução de seus problemas. |
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Haberkamp, Caroline da SilvaPiedras, Elisa Reinhardt2013-08-20T01:47:18Z2013http://hdl.handle.net/10183/77170000895503A presente monografia tem como objetivo compreender como é a recepção dos anúncios do segmento cosmético anti-idade pelas suas consumidoras e relacionálas com as suas práticas de consumo. Em um primeiro momento, através de uma pesquisa bibliográfica, contextualizam-se os estudos a cerca do consumo e da recepção, assim como a situação da indústria cosmética no Brasil. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória e qualitativa por meio de grupos focais com 11 mulheres (de 35 a 60 anos). A análise dos dados mostra que a publicidade desempenha um papel fundamental durante o processo de decisão de compra e consumo dos cosméticos anti-idade, tendo, junto às suas consumidoras, grande credibilidade. Além disso, percebe-se que as peças publicitárias destes produtos passam por um processo de recepção ativo e seletivo, onde as consumidoras buscam os dados que irão contribuir para a resolução de seus problemas.application/pdfporPublicidadeConsumoCosméticosPublicidade e consumo : a articulação entre recepção e consumo dos cosmética anti-idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895503.pdf000895503.pdfTexto completoapplication/pdf11911709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77170/1/000895503.pdfad3aa10be37cf3b9b999d50b1a18a925MD51TEXT000895503.pdf.txt000895503.pdf.txtExtracted Texttext/plain209995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77170/2/000895503.pdf.txt9763290894829cb1ce1d44644424516fMD52THUMBNAIL000895503.pdf.jpg000895503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77170/3/000895503.pdf.jpgef254780d0e72e738bb937c0b663979aMD5310183/771702018-10-16 09:29:20.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente monografia tem como objetivo compreender como é a recepção dos anúncios do segmento cosmético anti-idade pelas suas consumidoras e relacionálas com as suas práticas de consumo. Em um primeiro momento, através de uma pesquisa bibliográfica, contextualizam-se os estudos a cerca do consumo e da recepção, assim como a situação da indústria cosmética no Brasil. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória e qualitativa por meio de grupos focais com 11 mulheres (de 35 a 60 anos). A análise dos dados mostra que a publicidade desempenha um papel fundamental durante o processo de decisão de compra e consumo dos cosméticos anti-idade, tendo, junto às suas consumidoras, grande credibilidade. Além disso, percebe-se que as peças publicitárias destes produtos passam por um processo de recepção ativo e seletivo, onde as consumidoras buscam os dados que irão contribuir para a resolução de seus problemas. |
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