Publicidade e consumo : a articulação entre recepção e consumo dos cosmética anti-idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haberkamp, Caroline da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77170
Resumo: A presente monografia tem como objetivo compreender como é a recepção dos anúncios do segmento cosmético anti-idade pelas suas consumidoras e relacionálas com as suas práticas de consumo. Em um primeiro momento, através de uma pesquisa bibliográfica, contextualizam-se os estudos a cerca do consumo e da recepção, assim como a situação da indústria cosmética no Brasil. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória e qualitativa por meio de grupos focais com 11 mulheres (de 35 a 60 anos). A análise dos dados mostra que a publicidade desempenha um papel fundamental durante o processo de decisão de compra e consumo dos cosméticos anti-idade, tendo, junto às suas consumidoras, grande credibilidade. Além disso, percebe-se que as peças publicitárias destes produtos passam por um processo de recepção ativo e seletivo, onde as consumidoras buscam os dados que irão contribuir para a resolução de seus problemas.
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