Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153111 |
Resumo: | Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas. |
id |
UFRGS-2_a54da4fc757fc5bf74919f5ff162fa35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153111 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, J. R. daMoreira, Marco Antonio2017-02-25T02:30:36Z20071850-6666http://hdl.handle.net/10183/153111000969141Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas.Teachers attending extension, specialization and continuing education courses have to face several difficulties, one of those being of ample spectrum: to pass from the positive posture to the constructivist one. This study aims to render soothe the process by suggesting a way through which learners and teachers attain a cognitive evolution founded on meaningful learning (Ausubel, 1978). To that end, a didactic material was developed (support text) which was afterward put to the test on a group (32 students) of a specialization course. The criteria adopted to measure progressive differentiation (PD) and integrating reconciliation (IR) in the combinatory real, from the additive and multiplicative principles, were the conceptual selection, the exclusivity and the significant relation.application/pdfporRevista electrónica de investigación en educación en ciencias. Buenos Aires. Vol. 2, no. 2 (jul./dic. 2007), p. 1-12Formação de professoresAprendizagem significativaMaterial didáticoMeaningful learningAdvance organizerSupport text in combinatoryTeachers graduationDidactics in mathematicsUso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médioEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969141.pdf000969141.pdfTexto completoapplication/pdf535247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/1/000969141.pdfcd5769a9525cd737aa4dba56eef5c14bMD51TEXT000969141.pdf.txt000969141.pdf.txtExtracted Texttext/plain42524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/2/000969141.pdf.txt34125593598b15eb1106d823ab783452MD5210183/1531112022-12-31 06:04:47.467346oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153111Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-12-31T08:04:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
title |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
spellingShingle |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio Silva, J. R. da Formação de professores Aprendizagem significativa Material didático Meaningful learning Advance organizer Support text in combinatory Teachers graduation Didactics in mathematics |
title_short |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
title_full |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
title_fullStr |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
title_sort |
Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio |
author |
Silva, J. R. da |
author_facet |
Silva, J. R. da Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, J. R. da Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Aprendizagem significativa Material didático |
topic |
Formação de professores Aprendizagem significativa Material didático Meaningful learning Advance organizer Support text in combinatory Teachers graduation Didactics in mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Meaningful learning Advance organizer Support text in combinatory Teachers graduation Didactics in mathematics |
description |
Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-25T02:30:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153111 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-6666 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969141 |
identifier_str_mv |
1850-6666 000969141 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de investigación en educación en ciencias. Buenos Aires. Vol. 2, no. 2 (jul./dic. 2007), p. 1-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/1/000969141.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/2/000969141.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd5769a9525cd737aa4dba56eef5c14b 34125593598b15eb1106d823ab783452 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724995741155328 |