Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, J. R. da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153111
Resumo: Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas.
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spelling Silva, J. R. daMoreira, Marco Antonio2017-02-25T02:30:36Z20071850-6666http://hdl.handle.net/10183/153111000969141Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas.Teachers attending extension, specialization and continuing education courses have to face several difficulties, one of those being of ample spectrum: to pass from the positive posture to the constructivist one. This study aims to render soothe the process by suggesting a way through which learners and teachers attain a cognitive evolution founded on meaningful learning (Ausubel, 1978). To that end, a didactic material was developed (support text) which was afterward put to the test on a group (32 students) of a specialization course. The criteria adopted to measure progressive differentiation (PD) and integrating reconciliation (IR) in the combinatory real, from the additive and multiplicative principles, were the conceptual selection, the exclusivity and the significant relation.application/pdfporRevista electrónica de investigación en educación en ciencias. Buenos Aires. Vol. 2, no. 2 (jul./dic. 2007), p. 1-12Formação de professoresAprendizagem significativaMaterial didáticoMeaningful learningAdvance organizerSupport text in combinatoryTeachers graduationDidactics in mathematicsUso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médioEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969141.pdf000969141.pdfTexto completoapplication/pdf535247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/1/000969141.pdfcd5769a9525cd737aa4dba56eef5c14bMD51TEXT000969141.pdf.txt000969141.pdf.txtExtracted Texttext/plain42524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153111/2/000969141.pdf.txt34125593598b15eb1106d823ab783452MD5210183/1531112022-12-31 06:04:47.467346oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-31T08:04:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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