Prevenção de dificuldades de aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139555 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo principal investigar se a prevenção de dificuldades de aprendizagem é um tema discutido na escola de Educação Infantil e, se sim, de que modo tal prevenção ocorre. A pesquisa, de abordagem qualitativa, compreendeu nove entrevistas com sete professoras e duas gestoras de duas escolas localizadas em Porto Alegre - RS. A base teórica é a psicologia genética de Jean Piaget, seguindo um modelo epistemológico interacionista. Os estudos da área da Psicopedagogia (CORSO, WEISS, MOOJEN, SCOZ, GOLBERT, entre outros) explicitam a visão de multiplicidade de fatores que caracterizam o processo de aprendizagem e os problemas dele decorrentes. A relevância do tema prevenção de dificuldade de aprendizagem na Educação Infantil justificase pela importância de haver uma reflexão acerca da prevenção, concebendo ser a escola de Educação Infantil um espaço de múltiplas aprendizagens e construção de conhecimento. A temática, que é de grande relevância no campo educacional, apresenta pesquisas ainda em número modesto. Os resultados desta investigação mostraram que as organizações escolares estudadas ainda não possuem dispositivos sistemáticos de prevenção de dificuldades na aprendizagem, visto que o conceito de prevenção se confunde, na maioria das respostas, ao conceito de correção de dificuldades e/ou encaminhamento a profissionais especializados, como fonoaudiólogos ou psicólogos. Ao mesmo tempo, reconhece-se a importância do trabalho conjunto com a família no processo de prevenção de dificuldades de aprendizagem e na atuação escolar como um todo. A formação continuada foi apontada pela maioria das educadoras e gestoras como fonte de conhecimento e informação sobre a temática prevenção de dificuldades de aprendizagem. Alguns professores mencionaram ações que podem ser consideradas preventivas, porém não consideram estas ações preventivas, intencionalmente. Concluo que é necessário aprimorar a formação inicial dos educadores e, principalmente, investir em formação continuada sólida e eficiente, como também formação em serviço que possibilite o trabalho de prevenção de dificuldades na aprendizagem desde a Educação Infantil. |
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