Pegada ecológica, valores, crenças ambientais e consideração de consequências futuras em biólogos universitários, biólogos e não biólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Paula Martinelli Vieira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78080
Resumo: Os problemas ambientais estão atrelados ao comportamento humano, o qual é influenciado por fatores internos (pessoais) e externos (sociais). A estrutura social pode moldar valores, crenças e atitudes que as pessoas têm. Dessa forma, pode ser que a educação formal em ecologia, como o curso de ciências biológicas, possa influenciar os valores e as crenças e incentivar comportamentos ecologicamente corretos. O objetivo dessa pesquisa foi comparar a pegada ecológica de biólogos e futuros biólogos com a pegada ecológica de não biólogos e sua interação com os valores pessoais, crenças ambientais e orientação temporal. Para tanto, 440 pessoas, com média de 24 anos, entre estudantes de ciências biológicas (115), biólogos formados (85) e não biólogos (240) responderam a um questionário online contendo: aspectos sociodemográficos, a pegada ecológica, o Perfil de Valores de Schwartz, a Escala de Crenças Ambientais e a Escala de Consideração de Consequências Futuras. Observou-se que os grupos não diferiram na pegada ecológica, mas não biólogos apresentaram escores menores nos valores de autopromoção, nas crenças ambientais e na consideração de consequências futuras. A pegada ecológica correlacionou positivamente com a dimensão autodireção e negativamente com a consideração de consequências futuras. As crenças ambientais correlacionaram negativamente com autosuperação e positivamente com autopromoção; e a consideração de consequências futuras apresentou correlação negativa com autosuperação, e positiva com autopromoção e crenças ambientais. Embora não tenham apresentado pegadas ecológicas diferentes, os grupos de biólogos apresentaram fatores internos favoráveis à expressão do comportamento ecológico, indicando que podem existir outros fatores externos que influenciam esse comportamento ou barreiras que podem inibi-lo. Logo, para incentivar a mudança de hábitos antigos é necessário trabalhar, em conjunto, esses três aspectos: variáveis pessoais, sociais e as barreiras. A partir disso, o indivíduo poderá apresentar fortemente um comportamento ecológico na esfera privada e mais facilmente participará de forma ativa de atividades e decisões políticas acerca de questões ambientais.
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spelling Rosa, Paula Martinelli Vieira daAraujo, Lisiane BizarroSilvano, Renato Azevedo Matias2013-09-17T01:46:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/78080000897671Os problemas ambientais estão atrelados ao comportamento humano, o qual é influenciado por fatores internos (pessoais) e externos (sociais). A estrutura social pode moldar valores, crenças e atitudes que as pessoas têm. Dessa forma, pode ser que a educação formal em ecologia, como o curso de ciências biológicas, possa influenciar os valores e as crenças e incentivar comportamentos ecologicamente corretos. O objetivo dessa pesquisa foi comparar a pegada ecológica de biólogos e futuros biólogos com a pegada ecológica de não biólogos e sua interação com os valores pessoais, crenças ambientais e orientação temporal. Para tanto, 440 pessoas, com média de 24 anos, entre estudantes de ciências biológicas (115), biólogos formados (85) e não biólogos (240) responderam a um questionário online contendo: aspectos sociodemográficos, a pegada ecológica, o Perfil de Valores de Schwartz, a Escala de Crenças Ambientais e a Escala de Consideração de Consequências Futuras. Observou-se que os grupos não diferiram na pegada ecológica, mas não biólogos apresentaram escores menores nos valores de autopromoção, nas crenças ambientais e na consideração de consequências futuras. A pegada ecológica correlacionou positivamente com a dimensão autodireção e negativamente com a consideração de consequências futuras. As crenças ambientais correlacionaram negativamente com autosuperação e positivamente com autopromoção; e a consideração de consequências futuras apresentou correlação negativa com autosuperação, e positiva com autopromoção e crenças ambientais. Embora não tenham apresentado pegadas ecológicas diferentes, os grupos de biólogos apresentaram fatores internos favoráveis à expressão do comportamento ecológico, indicando que podem existir outros fatores externos que influenciam esse comportamento ou barreiras que podem inibi-lo. Logo, para incentivar a mudança de hábitos antigos é necessário trabalhar, em conjunto, esses três aspectos: variáveis pessoais, sociais e as barreiras. A partir disso, o indivíduo poderá apresentar fortemente um comportamento ecológico na esfera privada e mais facilmente participará de forma ativa de atividades e decisões políticas acerca de questões ambientais.The environmental issues are tied to human behavior, which is influenced by internal factors (personal) and external (social). The social structure can shape social values, beliefs and attitudes that people have. In this way, it may be that formal education in ecology, such as a biology degree, may influence values and beliefs and encourage environmentally friendly behavior. The aim of this research was to compare the ecological footprint of future biologists and biologists with the footprint of non-biologists and its interaction with personal values, beliefs and temporal orientation. To this end, 440 people with an average age of 24.025, among students of biological sciences, trained biologists and not biologists answered an online questionnaire containing demographic aspects, the ecological footprint, the Portrait Values Questionnaire, the Scale of Ecocentric and Anthropocentric Environmentalism and the Scale of Consideration of Future Consequences. was no significant difference between the groups in the ecological footprint, albeit showed significant differences in values of self-enhancement, in environmental beliefs and in consideration of future consequences. Still, correlation analyses showed that the ecological footprint positively correlated with openness to chance dimension and negatively with consideration of future consequences. Environmental beliefs correlated negatively with self-transcendence and positively with self-enhancement; and consideration of future consequences showed negative correlation with self-transcendence and positive with –enhancement and environmental beliefs. Although the group of biologists showed no difference in ecological footprint, they presented internal factors that favor the expression of ecological behavior, indicating that there may be other external factors that influence this behavior or barriers that may inhibit it. Therefore, to encourage change in old habits is necessary to work these three aspects altogether: personal variables, social context and barriers. Thereby, an individual may present strongly an ecological behavior in the private sphere and more easily participate actively in activities and policy decisions about environmental issues.application/pdfporPegada ecológicaEcological behaviorEcological footprintValuesEnvironmental beliefsConsideration of future consequencesPegada ecológica, valores, crenças ambientais e consideração de consequências futuras em biólogos universitários, biólogos e não biólogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897671.pdf000897671.pdfTexto completoapplication/pdf1446301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78080/1/000897671.pdf2a8c2940e1fd29be98eeeb118e98da41MD51TEXT000897671.pdf.txt000897671.pdf.txtExtracted Texttext/plain147115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78080/2/000897671.pdf.txt19328522dbdc818f496c6537a44a7633MD52THUMBNAIL000897671.pdf.jpg000897671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78080/3/000897671.pdf.jpgea3f19fa95d256ab0c222d6e4e623206MD5310183/780802018-10-15 08:20:47.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:20:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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