Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Gabriel Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Behr, Ariel, Medeiros, Mauricius Munhoz de, Bandeira, Marina Valim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238094
Resumo: As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema.
id UFRGS-2_a5920adb50691c605fafa7bbe6da4738
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sampaio, Gabriel GonçalvesBehr, ArielMedeiros, Mauricius Munhoz deBandeira, Marina Valim2022-04-30T04:52:47Z20211579-0185http://hdl.handle.net/10183/238094001139830As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema.Organizations, through knowledge management, seek to obtain competitive advantage from acquiring and generating knowledge. The use of social media has become so frequent that it has turned into an organizational resource. One of the main reasons for the use of social media in organizations is knowledge management. Over the last two decades, several works analysed the use of social media to knowledge management. However, it was not identified research that analyzed these two concepts and shows these findings. Thus, the objective of this study is to map the scientific research on Social Media and Knowledge Management. This paper conducted a bibliometric study with 379 publications to examine scientific research related to the topic and to elaborate a thematic mapping. The mains authors, terms, sources, and research stream (clusters) was analyzed. Based on the thematic mapping it was possible to identify the existence of rising paths related to the theme. This paper intends to contribute to the literature by pointing main authors, works, journals, events, and research topics related to knowledge management and social media.application/pdfporRevista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. Barcelona: Universitat Autònoma. Vol. 32, no. 1 (2021), p. 28-44Gestão do conhecimentoPesquisa científicaMídias sociaisKnowledge ManagementSocial mediaBibliometric studyThematic analysisMapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139830.pdf.txt001139830.pdf.txtExtracted Texttext/plain69833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/2/001139830.pdf.txtef0692e0fa7849a44ee2598be0853507MD52ORIGINAL001139830.pdfTexto completoapplication/pdf500153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/1/001139830.pdfe5471a3e0f458398e2be0898a94d1b14MD5110183/2380942022-05-01 04:47:40.004476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-01T07:47:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
title Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
spellingShingle Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
Sampaio, Gabriel Gonçalves
Gestão do conhecimento
Pesquisa científica
Mídias sociais
Knowledge Management
Social media
Bibliometric study
Thematic analysis
title_short Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
title_full Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
title_fullStr Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
title_full_unstemmed Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
title_sort Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
author Sampaio, Gabriel Gonçalves
author_facet Sampaio, Gabriel Gonçalves
Behr, Ariel
Medeiros, Mauricius Munhoz de
Bandeira, Marina Valim
author_role author
author2 Behr, Ariel
Medeiros, Mauricius Munhoz de
Bandeira, Marina Valim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Gabriel Gonçalves
Behr, Ariel
Medeiros, Mauricius Munhoz de
Bandeira, Marina Valim
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Pesquisa científica
Mídias sociais
topic Gestão do conhecimento
Pesquisa científica
Mídias sociais
Knowledge Management
Social media
Bibliometric study
Thematic analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge Management
Social media
Bibliometric study
Thematic analysis
description As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-30T04:52:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238094
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-0185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139830
identifier_str_mv 1579-0185
001139830
url http://hdl.handle.net/10183/238094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. Barcelona: Universitat Autònoma. Vol. 32, no. 1 (2021), p. 28-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/2/001139830.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/1/001139830.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef0692e0fa7849a44ee2598be0853507
e5471a3e0f458398e2be0898a94d1b14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225056065421312