Mapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238094 |
Resumo: | As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema. |
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Sampaio, Gabriel GonçalvesBehr, ArielMedeiros, Mauricius Munhoz deBandeira, Marina Valim2022-04-30T04:52:47Z20211579-0185http://hdl.handle.net/10183/238094001139830As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema.Organizations, through knowledge management, seek to obtain competitive advantage from acquiring and generating knowledge. The use of social media has become so frequent that it has turned into an organizational resource. One of the main reasons for the use of social media in organizations is knowledge management. Over the last two decades, several works analysed the use of social media to knowledge management. However, it was not identified research that analyzed these two concepts and shows these findings. Thus, the objective of this study is to map the scientific research on Social Media and Knowledge Management. This paper conducted a bibliometric study with 379 publications to examine scientific research related to the topic and to elaborate a thematic mapping. The mains authors, terms, sources, and research stream (clusters) was analyzed. Based on the thematic mapping it was possible to identify the existence of rising paths related to the theme. This paper intends to contribute to the literature by pointing main authors, works, journals, events, and research topics related to knowledge management and social media.application/pdfporRevista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. Barcelona: Universitat Autònoma. Vol. 32, no. 1 (2021), p. 28-44Gestão do conhecimentoPesquisa científicaMídias sociaisKnowledge ManagementSocial mediaBibliometric studyThematic analysisMapeamento bibliométrico e de clusters da pesquisa científica sobre gestão do conhecimento e mídias sociaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139830.pdf.txt001139830.pdf.txtExtracted Texttext/plain69833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/2/001139830.pdf.txtef0692e0fa7849a44ee2598be0853507MD52ORIGINAL001139830.pdfTexto completoapplication/pdf500153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238094/1/001139830.pdfe5471a3e0f458398e2be0898a94d1b14MD5110183/2380942022-05-01 04:47:40.004476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-01T07:47:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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As organizações, por meio da gestão do conhecimento, buscam obter vantagem competitiva a partir do seu conhecimento gerado e adquirido. O uso das mídiais sociais tornou-se tão frequente por parte das pessoas que acabou se tornando um recurso organizacional. Um dos principais motivos para o uso das mídias sociais nas organizações é a gestão do conhecimento. Durante quase duas décadas diversas pesquisas sobre o uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento foram realizadas. Desse modo, o objetivo desse estudo é mapear o perfil da pesquisa científica sobre as Mídias Sociais e a Gestão do Conhecimento. Foi conduzido um estudo bibliométrico para examinar as pesquisas científicas relacionadas ao tema e elaborado o mapeamento temático. Com base no mapeamento temático que contemplou 379 publicações, foi possível identificar a existência de vertentes de estudo em ascensão relacionadas ao tema. Com isso, pretende-se contribuir para a literatura, ao tornar evidente os principais autores, trabalhos, periódicos e eventos, e tópicos de pesquisa relacionados ao tema. |
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