Video Mapping : ressignificando o olhar sobre o Design Cenográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Batista da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226186
Resumo: Na abordagem do Design Cenográfico existem diversas ferramentas que contribuem para dar expressão à narrativa posta em cena. Dentre elas existe uma em particular que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, o Video Mapping. Esta técni-ca caracteriza-se por fazer uso da iluminação gerada através de projetores para so-brepor superfícies específicas com vídeos e imagens. Através dessa projeção, os objetos e as estruturas que a recebem acabam tendo uma cobertura total de suas especificidades topológicas, funcionando como se fosse uma "máscara de luz", que modifica as características desta superfície através do conteúdo audiovisual projeta-do. Este texto introduz por uma breve contextualização histórica sobre como esta técnica se desenvolveu até chegar ao formato hoje conhecido, desde os primórdios da projeção, passando pelo advento do cinema, até o início do seu desenvolvimento. O objetivo deste artigo é entender o Video Mapping como técnica e linguagem, e, para isso, foi necessário compreender sua dimensão sensível e inteligível. De rele-vância no contexto da linguagem cenográfica, o artigo mostra como esta técnica contribui para a manifestação destas duas dimensões. Para isso, foram analisados trechos de sete espetáculos contendo Video Mapping, utilizando-se de instrumentos teóricos e metodológicos de contribuição da semiótica discursiva de Greimas para análise do plano de expressão e conteúdo (dimensão sensível) e três categorias es-pecíficas de análise: a Homotetia, a Homografia e a Anamorfose, que em conjunto definem como a ilusão desejada será criada (dimensão inteligível). Por meio desse estudo foi possível mostrar como as relações entre os funtivos presentes em um es-petáculo é potencializada pelo Video Mapping e como este pode ressignificar o es-paço e dar outros sentidos ao olhar do espectador.
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