Teatro e transformação pessoal : um estudo de caso em duas oficinas adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer, Graziela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76735
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos terapêuticos do teatro, a partir de exercícios de comunicação e desinibição, baseados em Boal (xxxx) e Spolin (xxxx). Conforme Roubine (2003), desde o século XVIII o drama é espelhado na sociedade da época, para isso valendo-se do apelos às emoções, visto que acreditava-se que o teatro deveria buscar o coração. Segundo Boal (2007), todos nós somos atores, pois todos atuamos em nosso cotidiano, relação que o autor ainda faz com o conceito de Teatro-Imagem criado por ele, o qual age por meio da linguagem corporal transformando problemas e sentimentos em imagens concretas. Ou seja, dentro desse conceito é possível afirmar que a imagem é uma realidade existente, sendo, ao mesmo tempo, a representação de uma realidade vivenciada. A realização dessa pesquisa ocorreu através de minha experiência ao ministrar duas oficinas, na Fundação Cultural de Igrejinha, localizada no município de Igrejinha/RS. As oficinas realizadas foram: Teatro e Desinibição e Comunicação, cada uma com duração de três horas/aula, uma vez por semana. Nas oficinas eram realizados exercícios coletivos de movimento, dramatizações, relaxamento, reflexão, conversação etc. Era um espaço sem denominação ou objetivos terapêuticos, mas que, consequentemente, acabou tendo essa importância, devido as emoções despertadas durante as aulas, as reações positivas que foi possível notar no engajamento dos alunos durante as atividades e até mesmo as mudanças que as oficinas tiveram na vida pessoal dos participantes. Apesar da oficina não ser voltada para fins terapêuticos, acabou apresentando essa importância. Ao final das aulas foi possível notar uma melhora dos alunos na forma como se expressavam, aumento da autoestima e confiança. Resultando em uma melhora significativa tanto em suas vidas pessoas, quanto profissionais, além de fazer com que os alunos se libertassem de seus bloqueios corporais e emocionais, fizessem novas amizades e pudessem sentir como membros de um grupo.
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