Educação sobre drogas junto à população em situação de rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78028 |
Resumo: | Esta produção é resultado do trabalho de conclusão da especialização Educação em Saúde Mental Coletiva realizada entre 2011 e 2012. Do encontro com os habitantes da rua no meio do caminho tive a curiosidade de saber mais sobre sua vida, as políticas públicas específicas e o modo como se relacionavam com o uso de drogas. Em meu percurso como investigador encontrei materiais educativos intolerantes com a vivência da população em situação de rua pretendendo à prevenção (ou resistência) às drogas. Assim, ao recolher tais objetos busquei os discursos e enunciados dos sujeitos constituintes dos objetos vinculados a sua visão das políticas sobre drogas, tanto da indiferença, proibição e do diálogo. Aqui apresento a reflexão sobre a educação sobre drogas sob a perspectiva da redução de danos entre pessoas em situação de rua como modo de construção da autonomia do sujeito. A imagem e o imaginário, na arte e na educação, serviram como meio de comunicação em saúde privilegiado para conexão com as pessoas com vivência de rua que usam drogas. |
id |
UFRGS-2_a5d47b45f5664a6b9dd305052ed25ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78028 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zwetsch, Binô MauiráTorossian, Sandra Djambolakdjian2013-09-14T01:46:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/78028000898053Esta produção é resultado do trabalho de conclusão da especialização Educação em Saúde Mental Coletiva realizada entre 2011 e 2012. Do encontro com os habitantes da rua no meio do caminho tive a curiosidade de saber mais sobre sua vida, as políticas públicas específicas e o modo como se relacionavam com o uso de drogas. Em meu percurso como investigador encontrei materiais educativos intolerantes com a vivência da população em situação de rua pretendendo à prevenção (ou resistência) às drogas. Assim, ao recolher tais objetos busquei os discursos e enunciados dos sujeitos constituintes dos objetos vinculados a sua visão das políticas sobre drogas, tanto da indiferença, proibição e do diálogo. Aqui apresento a reflexão sobre a educação sobre drogas sob a perspectiva da redução de danos entre pessoas em situação de rua como modo de construção da autonomia do sujeito. A imagem e o imaginário, na arte e na educação, serviram como meio de comunicação em saúde privilegiado para conexão com as pessoas com vivência de rua que usam drogas.application/pdfporSaúde coletivaDrogasMorador de ruaEducação sobre drogas junto à população em situação de ruainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898053.pdf000898053.pdfTexto completoapplication/pdf1639784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/1/000898053.pdf82988cac14a6f37d0d26c295152b54caMD51TEXT000898053.pdf.txt000898053.pdf.txtExtracted Texttext/plain72159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/2/000898053.pdf.txt5c732a8a485f342161be99fe7abecfabMD52THUMBNAIL000898053.pdf.jpg000898053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/3/000898053.pdf.jpg3fbb07cbeeabcca852a06ba12bfd5a63MD5310183/780282018-10-15 08:07:05.481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:07:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
title |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
spellingShingle |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua Zwetsch, Binô Mauirá Saúde coletiva Drogas Morador de rua |
title_short |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
title_full |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
title_fullStr |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
title_full_unstemmed |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
title_sort |
Educação sobre drogas junto à população em situação de rua |
author |
Zwetsch, Binô Mauirá |
author_facet |
Zwetsch, Binô Mauirá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwetsch, Binô Mauirá |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torossian, Sandra Djambolakdjian |
contributor_str_mv |
Torossian, Sandra Djambolakdjian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde coletiva Drogas Morador de rua |
topic |
Saúde coletiva Drogas Morador de rua |
description |
Esta produção é resultado do trabalho de conclusão da especialização Educação em Saúde Mental Coletiva realizada entre 2011 e 2012. Do encontro com os habitantes da rua no meio do caminho tive a curiosidade de saber mais sobre sua vida, as políticas públicas específicas e o modo como se relacionavam com o uso de drogas. Em meu percurso como investigador encontrei materiais educativos intolerantes com a vivência da população em situação de rua pretendendo à prevenção (ou resistência) às drogas. Assim, ao recolher tais objetos busquei os discursos e enunciados dos sujeitos constituintes dos objetos vinculados a sua visão das políticas sobre drogas, tanto da indiferença, proibição e do diálogo. Aqui apresento a reflexão sobre a educação sobre drogas sob a perspectiva da redução de danos entre pessoas em situação de rua como modo de construção da autonomia do sujeito. A imagem e o imaginário, na arte e na educação, serviram como meio de comunicação em saúde privilegiado para conexão com as pessoas com vivência de rua que usam drogas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-14T01:46:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78028 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000898053 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78028 |
identifier_str_mv |
000898053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/1/000898053.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/2/000898053.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78028/3/000898053.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82988cac14a6f37d0d26c295152b54ca 5c732a8a485f342161be99fe7abecfab 3fbb07cbeeabcca852a06ba12bfd5a63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224452807065600 |