Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Ana Waley, Marcomin, Fatima Elizabeti, Plá, Gilmar Pezzopane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247173
Resumo: A pesquisa fenomenológica, sob a perspectiva Merleau-Pontyana, objetivou desvelar o universo perceptivo de estudantes (da área rural, urbana e litorânea) e a potencialidade da paisagem à Educação Ambiental (EA). Entrevistas junto a estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental de Osório e Tramandaí (Rio Grande do Sul) subsidiaram os “achados” da pesquisa. Dentre eles: os elementos naturais, a beleza da paisagem, a relação de cuidado/descuido foram pontuados; o lixo como o que há de pior. Emergiram potencialidades de abordagem à EA pela interpretação da relação do sujeito-paisagem sob o prisma da corporeidade; da experiência vivificada do corpo; do sensível; das relações com o belo; em processos formativos em/para uma EA crítica, emancipatória, amorosa, poética, ética, espiritualista e sustentada na Fenomenologia Merleau-Pontyana.
id UFRGS-2_a61984bcec0c7302bb41c3e7422f9a18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247173
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, André BoccasiusMendonça, Ana WaleyMarcomin, Fatima ElizabetiPlá, Gilmar Pezzopane2022-08-18T04:44:36Z20211519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/247173001137209A pesquisa fenomenológica, sob a perspectiva Merleau-Pontyana, objetivou desvelar o universo perceptivo de estudantes (da área rural, urbana e litorânea) e a potencialidade da paisagem à Educação Ambiental (EA). Entrevistas junto a estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental de Osório e Tramandaí (Rio Grande do Sul) subsidiaram os “achados” da pesquisa. Dentre eles: os elementos naturais, a beleza da paisagem, a relação de cuidado/descuido foram pontuados; o lixo como o que há de pior. Emergiram potencialidades de abordagem à EA pela interpretação da relação do sujeito-paisagem sob o prisma da corporeidade; da experiência vivificada do corpo; do sensível; das relações com o belo; em processos formativos em/para uma EA crítica, emancipatória, amorosa, poética, ética, espiritualista e sustentada na Fenomenologia Merleau-Pontyana.The phenomenological research, from the Merleau-Pontyana perspective, aimed to unveil the perceptive universe of students (from rural, urban and coastal areas) and the potentiality of landscape to Environmental Education (EE). Interviews with students from the sixth and ninth grades of elementary school in Osório and Tramandaí (Rio Grande do Sul) supported the “findings” of the research. Among them: the natural elements, the beauty of the landscape, the care/carelessness relationship; the garbage as the worst. Potentialities of approaching emerged to EE through the interpretation of the subject-landscape relationship from the perspective of corporality; the vivified experience of the body; of the sensitive; of the relations with the beautiful; in and for critical, emancipatory, ethical, sensitive, poetic, loving, spiritual formative processes and supported by Merleau-Pontyana Phenomenology.application/pdfporEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 25 (2021), 19 p.PaisagemEducação ambientalPhenomenological perceptionLandscapeEnvironmental educationPerceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação AmbientalPerceiving and feeling the landscape : an approach to Environmental Educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137209.pdf.txt001137209.pdf.txtExtracted Texttext/plain56374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247173/2/001137209.pdf.txtc793b2cc9a340951edd3cadc18fb4935MD52ORIGINAL001137209.pdfTexto completoapplication/pdf942522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247173/1/001137209.pdf45ec947ef2069c03f60bee6222295de6MD5110183/2471732022-08-26 04:42:04.947599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247173Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-26T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceiving and feeling the landscape : an approach to Environmental Education
title Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
spellingShingle Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
Siqueira, André Boccasius
Paisagem
Educação ambiental
Phenomenological perception
Landscape
Environmental education
title_short Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
title_full Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
title_fullStr Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
title_full_unstemmed Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
title_sort Perceber e sentir a paisagem : uma abordagem à Educação Ambiental
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fatima Elizabeti
Plá, Gilmar Pezzopane
author_role author
author2 Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fatima Elizabeti
Plá, Gilmar Pezzopane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fatima Elizabeti
Plá, Gilmar Pezzopane
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Educação ambiental
topic Paisagem
Educação ambiental
Phenomenological perception
Landscape
Environmental education
dc.subject.eng.fl_str_mv Phenomenological perception
Landscape
Environmental education
description A pesquisa fenomenológica, sob a perspectiva Merleau-Pontyana, objetivou desvelar o universo perceptivo de estudantes (da área rural, urbana e litorânea) e a potencialidade da paisagem à Educação Ambiental (EA). Entrevistas junto a estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental de Osório e Tramandaí (Rio Grande do Sul) subsidiaram os “achados” da pesquisa. Dentre eles: os elementos naturais, a beleza da paisagem, a relação de cuidado/descuido foram pontuados; o lixo como o que há de pior. Emergiram potencialidades de abordagem à EA pela interpretação da relação do sujeito-paisagem sob o prisma da corporeidade; da experiência vivificada do corpo; do sensível; das relações com o belo; em processos formativos em/para uma EA crítica, emancipatória, amorosa, poética, ética, espiritualista e sustentada na Fenomenologia Merleau-Pontyana.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T04:44:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247173
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-387X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137209
identifier_str_mv 1519-387X
001137209
url http://hdl.handle.net/10183/247173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 25 (2021), 19 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247173/2/001137209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247173/1/001137209.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c793b2cc9a340951edd3cadc18fb4935
45ec947ef2069c03f60bee6222295de6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064871362560