Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farenzena, Nalú
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Caroline Cristiano, Schuch, Cleusa Conceição Terres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234391
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar significados atribuídos ao Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) na sua fase inicial de formulação, nos anos de 2011 e 2012. É empregada metodologia de análise de formulação de política pública e os dados empíricos provém de documentos e de entrevistas realizadas com os principais atores da formulação. A partir do exame da colocação da política na agenda governamental e de conteúdos referentes às suas motivações e finalidades, é evidenciado que o Seap reuniu anseios de proposição de um sistema alternativo às avaliações de larga escala de estudantes, de obtenção de dados de contexto complementares para a (re)formulação de ações públicas e de promoção da democratização nas instâncias escolares e administrativas da Rede Estadual de Educação.
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