Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grevet, Eugenio Horácio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva, Shansis, Flavio Milman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70142
Resumo: Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia.
id UFRGS-2_a6a89f88c20b1d470b59377a4ec92103
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70142
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grevet, Eugenio HorácioBelmonte-de-Abreu, Paulo SilvaShansis, Flavio Milman2013-04-11T01:47:11Z20030101-8108http://hdl.handle.net/10183/70142000405580Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia.TIn this paper the authors suggest a psychoeducative group approach to adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) based on a pedagogic model proposed by Antoni Zabala. This paper intends to present this new technique for the treatment of adults with ADHD. The conceptualization is based on the interface between pedagogy and psychotherapy.Los autores del presente artículo proponen, a partir del modelo pedagógico propuesto por Antoni Zabala, un abordaje psico-educativo grupal para pacientes adultos portadores del Tratamiento del Déficit de Atención/Hiperactividad. Para tanto, adaptan esta estructura pedagógica para fundamentar el abordaje de grupos psico-educacionales. El presente trabajo adiciona una nueva técnica para el tratamiento del TDAH en el adulto a partir de la interfase entre la pedagogía y la psicoterapia.application/pdfporRevista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol. 25, n. 3 (set/dez. 2003), p. 446-452Transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeAdultoPsicoterapia de grupoEducação de pacientes como assuntoAdultsPsycho educative groupsPedagogyAttention deficit hyperactivity disorderGrupos psicoeducativosPedagogíaTranstorno de déficit de stención/hiperactividadProposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadePropuesta de un abordaje psico-educacional en grupos para pacientes adultos con trastorno de déficit de Atención/ hiperactividad A psychoeducacional approach in group therapy for adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000405580.pdf000405580.pdfTexto completoapplication/pdf30538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/1/000405580.pdf13e76c40e320c7d8c1c5dd84f2293f5aMD51TEXT000405580.pdf.txt000405580.pdf.txtExtracted Texttext/plain29316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/2/000405580.pdf.txt76914aef1ad57e6bb8eb8e9225ca0473MD52THUMBNAIL000405580.pdf.jpg000405580.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/3/000405580.pdf.jpgea51629a083e9b38ff3fb634296fe2c3MD5310183/701422024-08-28 06:40:29.282657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-28T09:40:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Propuesta de un abordaje psico-educacional en grupos para pacientes adultos con trastorno de déficit de Atención/ hiperactividad
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A psychoeducacional approach in group therapy for adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder
title Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
spellingShingle Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Grevet, Eugenio Horácio
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Adulto
Psicoterapia de grupo
Educação de pacientes como assunto
Adults
Psycho educative groups
Pedagogy
Attention deficit hyperactivity disorder
Grupos psicoeducativos
Pedagogía
Transtorno de déficit de stención/hiperactividad
title_short Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_fullStr Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full_unstemmed Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_sort Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
author Grevet, Eugenio Horácio
author_facet Grevet, Eugenio Horácio
Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
Shansis, Flavio Milman
author_role author
author2 Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
Shansis, Flavio Milman
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grevet, Eugenio Horácio
Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
Shansis, Flavio Milman
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Adulto
Psicoterapia de grupo
Educação de pacientes como assunto
topic Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Adulto
Psicoterapia de grupo
Educação de pacientes como assunto
Adults
Psycho educative groups
Pedagogy
Attention deficit hyperactivity disorder
Grupos psicoeducativos
Pedagogía
Transtorno de déficit de stención/hiperactividad
dc.subject.eng.fl_str_mv Adults
Psycho educative groups
Pedagogy
Attention deficit hyperactivity disorder
dc.subject.spa.fl_str_mv Grupos psicoeducativos
Pedagogía
Transtorno de déficit de stención/hiperactividad
description Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-11T01:47:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70142
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-8108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000405580
identifier_str_mv 0101-8108
000405580
url http://hdl.handle.net/10183/70142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol. 25, n. 3 (set/dez. 2003), p. 446-452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/1/000405580.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/2/000405580.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/3/000405580.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13e76c40e320c7d8c1c5dd84f2293f5a
76914aef1ad57e6bb8eb8e9225ca0473
ea51629a083e9b38ff3fb634296fe2c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447493274501120