Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70142 |
Resumo: | Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia. |
id |
UFRGS-2_a6a89f88c20b1d470b59377a4ec92103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70142 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grevet, Eugenio HorácioBelmonte-de-Abreu, Paulo SilvaShansis, Flavio Milman2013-04-11T01:47:11Z20030101-8108http://hdl.handle.net/10183/70142000405580Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia.TIn this paper the authors suggest a psychoeducative group approach to adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) based on a pedagogic model proposed by Antoni Zabala. This paper intends to present this new technique for the treatment of adults with ADHD. The conceptualization is based on the interface between pedagogy and psychotherapy.Los autores del presente artículo proponen, a partir del modelo pedagógico propuesto por Antoni Zabala, un abordaje psico-educativo grupal para pacientes adultos portadores del Tratamiento del Déficit de Atención/Hiperactividad. Para tanto, adaptan esta estructura pedagógica para fundamentar el abordaje de grupos psico-educacionales. El presente trabajo adiciona una nueva técnica para el tratamiento del TDAH en el adulto a partir de la interfase entre la pedagogía y la psicoterapia.application/pdfporRevista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol. 25, n. 3 (set/dez. 2003), p. 446-452Transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeAdultoPsicoterapia de grupoEducação de pacientes como assuntoAdultsPsycho educative groupsPedagogyAttention deficit hyperactivity disorderGrupos psicoeducativosPedagogíaTranstorno de déficit de stención/hiperactividadProposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadePropuesta de un abordaje psico-educacional en grupos para pacientes adultos con trastorno de déficit de Atención/ hiperactividad A psychoeducacional approach in group therapy for adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000405580.pdf000405580.pdfTexto completoapplication/pdf30538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/1/000405580.pdf13e76c40e320c7d8c1c5dd84f2293f5aMD51TEXT000405580.pdf.txt000405580.pdf.txtExtracted Texttext/plain29316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/2/000405580.pdf.txt76914aef1ad57e6bb8eb8e9225ca0473MD52THUMBNAIL000405580.pdf.jpg000405580.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/3/000405580.pdf.jpgea51629a083e9b38ff3fb634296fe2c3MD5310183/701422024-08-28 06:40:29.282657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-28T09:40:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Propuesta de un abordaje psico-educacional en grupos para pacientes adultos con trastorno de déficit de Atención/ hiperactividad |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A psychoeducacional approach in group therapy for adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder |
title |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
spellingShingle |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Grevet, Eugenio Horácio Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Adulto Psicoterapia de grupo Educação de pacientes como assunto Adults Psycho educative groups Pedagogy Attention deficit hyperactivity disorder Grupos psicoeducativos Pedagogía Transtorno de déficit de stención/hiperactividad |
title_short |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_fullStr |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_sort |
Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
author |
Grevet, Eugenio Horácio |
author_facet |
Grevet, Eugenio Horácio Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva Shansis, Flavio Milman |
author_role |
author |
author2 |
Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva Shansis, Flavio Milman |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grevet, Eugenio Horácio Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva Shansis, Flavio Milman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Adulto Psicoterapia de grupo Educação de pacientes como assunto |
topic |
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Adulto Psicoterapia de grupo Educação de pacientes como assunto Adults Psycho educative groups Pedagogy Attention deficit hyperactivity disorder Grupos psicoeducativos Pedagogía Transtorno de déficit de stención/hiperactividad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adults Psycho educative groups Pedagogy Attention deficit hyperactivity disorder |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Grupos psicoeducativos Pedagogía Transtorno de déficit de stención/hiperactividad |
description |
Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-11T01:47:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70142 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-8108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000405580 |
identifier_str_mv |
0101-8108 000405580 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol. 25, n. 3 (set/dez. 2003), p. 446-452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/1/000405580.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/2/000405580.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70142/3/000405580.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13e76c40e320c7d8c1c5dd84f2293f5a 76914aef1ad57e6bb8eb8e9225ca0473 ea51629a083e9b38ff3fb634296fe2c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447493274501120 |