O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261759
Resumo: Nosso objetivo é analisar a parceria de uma instituição do terceiro setor – a Fundação Lemann – com o Estado, a partir das redefinições do Marco Regulatório (2015) frente às políticas sociais, o que provocou uma correlação de forças na definição do conteúdo e direção da proposta que interferem diretamente nas práticas pedagógicas e de gestão, no chão da escola. Metodologicamente, nosso trabalho explorou a pesquisa documental por meio da legislação do Marco Regulatório, bem como em informações disponibilizadas em sites da Fundação Lemann e análise de dados de outros sites, de seus parceiros. Selecionamos alguns elementos da parceria que a Fundação Lemann, instituição privada, sem fins lucrativos, tem apresentado como frentes de trabalho, na atuação de programas e projetos para as redes de ensino, municipais e estaduais, em todas as regiões do Brasil. A escolha por esta Fundação se deu por ser uma das mais novas instituições do terceiro setor e por conta de sua abrangência dentro e fora do país, influenciando políticas públicas de educação.
id UFRGS-2_a6c0c1b863f07d195fccd4f55e8a8175
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261759
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peroni, Vera Maria VidalOliveira, Cristina Maria Bezerra de2023-07-05T03:46:35Z20192178-2679http://hdl.handle.net/10183/261759001168824Nosso objetivo é analisar a parceria de uma instituição do terceiro setor – a Fundação Lemann – com o Estado, a partir das redefinições do Marco Regulatório (2015) frente às políticas sociais, o que provocou uma correlação de forças na definição do conteúdo e direção da proposta que interferem diretamente nas práticas pedagógicas e de gestão, no chão da escola. Metodologicamente, nosso trabalho explorou a pesquisa documental por meio da legislação do Marco Regulatório, bem como em informações disponibilizadas em sites da Fundação Lemann e análise de dados de outros sites, de seus parceiros. Selecionamos alguns elementos da parceria que a Fundação Lemann, instituição privada, sem fins lucrativos, tem apresentado como frentes de trabalho, na atuação de programas e projetos para as redes de ensino, municipais e estaduais, em todas as regiões do Brasil. A escolha por esta Fundação se deu por ser uma das mais novas instituições do terceiro setor e por conta de sua abrangência dentro e fora do país, influenciando políticas públicas de educação.The objective in this work is to analyze the partnership of a third sector institution – the Lemann Foundation – with the State based on there definition of the Regulatory Framework (2015) concerning social policies, causing a correlation of forces in the definition of the content and the direction of the proposal that directly interfere in the pedagogical and management practices, on the school floor. Methodologically, or work explored documentary research, through the legislation of the Regulatory Framework, as well as information available on the Lemann Foundation websites and analysis of data from other sites of their partners. Some elements were selected concerning the partnership that the Lemann Foundation, a private and non-profit institution, has presented as work fronts, in the performance of programs and projects for teaching networks, municipal and state, in all regions of Brazil. This foundation was chosen because it is one of the new institutions of the third sector and dueto its scope within and outside the country, influencing public education policies.Nuestro objetivo es analizar la participación de una institución del tercer sector – la Fundación Lemann – con el Estado, a partir de las redefiniciones del Marco Regulatorio (2015) frente a las políticas sociales, provocando una correlación de fuerzas en la definición del contenido y dirección de la propuesta que interfieren directamente en las prácticas pedagógicas y de gestión, dentrro de la escuela. Metodológicamente nuestro trabajo exploró la investigación documental, a través de la legislación del Marco Regulatorio, así como, en informaciones disponibles en sitios de la Fundación Lemann y análisis de datos de otros sitios, de sus socios. Hemos seleccionado algunos elementos de la alianza que la Fundación Lemann, institución privada, sin fines de lucro, ha presentado como frentes de trabajo, en la actuación de programas y proyectos para las redes de enseñanza, municipales y estatales, en todas las regiones de Brasil. La elección por esta Fundación se dio por ser una de las más nuevas instituciones del tercer sector y su alcance dentro y fuera del país, influenciando políticas públicas de educación.application/pdfporRevista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, BA. Vol. 15, n. 61 (jan./mar. 2019), p. 38-57Relação público-privadoStateRegulatory FrameworkPublic-privatepartnership.EstadoMarco regulatorioAlianza público-privadaO marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacionalThe regulatory framework and public-private partnerships in the educational context El marco regulatorio y las asociaciones público-privadas en el contexto educacional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168824.pdf.txt001168824.pdf.txtExtracted Texttext/plain53303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261759/2/001168824.pdf.txt9be98de94526dff56dcc9fd01172a4b8MD52ORIGINAL001168824.pdfTexto completoapplication/pdf320949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261759/1/001168824.pdf4a753421dc4994cce66a8e752bc97204MD5110183/2617592023-07-06 03:51:26.741217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:51:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The regulatory framework and public-private partnerships in the educational context
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El marco regulatorio y las asociaciones público-privadas en el contexto educacional
title O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
spellingShingle O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
Peroni, Vera Maria Vidal
Relação público-privado
State
Regulatory Framework
Public-privatepartnership.
Estado
Marco regulatorio
Alianza público-privada
title_short O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
title_full O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
title_fullStr O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
title_full_unstemmed O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
title_sort O marco regulatório e asparcerias público-privadas no contexto educacional
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
author_role author
author2 Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
Oliveira, Cristina Maria Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Relação público-privado
topic Relação público-privado
State
Regulatory Framework
Public-privatepartnership.
Estado
Marco regulatorio
Alianza público-privada
dc.subject.eng.fl_str_mv State
Regulatory Framework
Public-privatepartnership.
dc.subject.spa.fl_str_mv Estado
Marco regulatorio
Alianza público-privada
description Nosso objetivo é analisar a parceria de uma instituição do terceiro setor – a Fundação Lemann – com o Estado, a partir das redefinições do Marco Regulatório (2015) frente às políticas sociais, o que provocou uma correlação de forças na definição do conteúdo e direção da proposta que interferem diretamente nas práticas pedagógicas e de gestão, no chão da escola. Metodologicamente, nosso trabalho explorou a pesquisa documental por meio da legislação do Marco Regulatório, bem como em informações disponibilizadas em sites da Fundação Lemann e análise de dados de outros sites, de seus parceiros. Selecionamos alguns elementos da parceria que a Fundação Lemann, instituição privada, sem fins lucrativos, tem apresentado como frentes de trabalho, na atuação de programas e projetos para as redes de ensino, municipais e estaduais, em todas as regiões do Brasil. A escolha por esta Fundação se deu por ser uma das mais novas instituições do terceiro setor e por conta de sua abrangência dentro e fora do país, influenciando políticas públicas de educação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:46:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261759
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-2679
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168824
identifier_str_mv 2178-2679
001168824
url http://hdl.handle.net/10183/261759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, BA. Vol. 15, n. 61 (jan./mar. 2019), p. 38-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261759/2/001168824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261759/1/001168824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9be98de94526dff56dcc9fd01172a4b8
4a753421dc4994cce66a8e752bc97204
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091097296896