Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Juliana Andrade Borges de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Daltrozo, Jenifer Godoy, Amorim, Cláudia Naves David, Martau, Betina Tschiedel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274955
Resumo: Diante dos avanços científicos relacionados à luz e à iluminação na arquitetura, é cada vez mais importante considerar o papel do ensino sobre esses conceitos, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão em funções relacionadas com o ambiente construído. Este artigo tem como objetivo promover a compreensão do panorama geral do ensino de iluminação, focando especialmente na educação de nível superior. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão sistemática de literatura dividida em duas seções: contexto internacional e nacional. A investigação busca abarcar artigos publicados em periódicos e em anais de eventos, disponibilizados nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados permitiram a identificação de categorias teóricas em comum, que refletem os assuntos tratados nos artigos: análises sobre o ensino de iluminação, relato de experiência de ensino, e avaliações da qualidade do ensino em iluminação. A partir dessas categorias, identificaram-se problemas e desafios relacionados ao tema, tais como: dificuldade em se estabelecer o conteúdo básico a ser ensinado e em integrá-lo com a prática projetual, deficiências na aprendizagem, e necessidade da promoção de habilidades multidisciplinares nos alunos. Ao comparar as diferentes realidades, foi possível estabelecer diferenças e semelhanças na abordagem e nos objetivos de ensino, assim como identificar temas que não são discutidos nas pesquisas sobre ensino da iluminação no contexto brasileiro.
id UFRGS-2_a7077799c5e7ddc5e24592dd06f5facb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274955
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sousa, Juliana Andrade Borges deDaltrozo, Jenifer GodoyAmorim, Cláudia Naves DavidMartau, Betina Tschiedel2024-04-19T06:13:09Z20231981-1543http://hdl.handle.net/10183/274955001200591Diante dos avanços científicos relacionados à luz e à iluminação na arquitetura, é cada vez mais importante considerar o papel do ensino sobre esses conceitos, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão em funções relacionadas com o ambiente construído. Este artigo tem como objetivo promover a compreensão do panorama geral do ensino de iluminação, focando especialmente na educação de nível superior. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão sistemática de literatura dividida em duas seções: contexto internacional e nacional. A investigação busca abarcar artigos publicados em periódicos e em anais de eventos, disponibilizados nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados permitiram a identificação de categorias teóricas em comum, que refletem os assuntos tratados nos artigos: análises sobre o ensino de iluminação, relato de experiência de ensino, e avaliações da qualidade do ensino em iluminação. A partir dessas categorias, identificaram-se problemas e desafios relacionados ao tema, tais como: dificuldade em se estabelecer o conteúdo básico a ser ensinado e em integrá-lo com a prática projetual, deficiências na aprendizagem, e necessidade da promoção de habilidades multidisciplinares nos alunos. Ao comparar as diferentes realidades, foi possível estabelecer diferenças e semelhanças na abordagem e nos objetivos de ensino, assim como identificar temas que não são discutidos nas pesquisas sobre ensino da iluminação no contexto brasileiro.In the face of the scientific advances related to light and lighting in architecture, it is increasingly important to consider the role of lighting instruction of these concepts, especially those who work or are going to work in occupations related to the built environment. This article aims to understand a broad panorama of lighting education, focusing especially on higher education. The research is based on a literature systematic review divided into two sessions: international and national context. The research was carried out in the Scopus, Web of Science, Scielo and Periódicos Capes databases. The results allowed to identify common theoretical categories, which reflected the subjects addressed in the articles: analyses on lighting education; report of experience; and evaluations of the quality of lighting education”. From these categories it was possible to identify problems and challenges related to the theme, such as: difficulty in establishing the basic content to be taught and in integrating it with design practice; learning deficiencies; and the need to promote multidisciplinary skills in students. By comparing different realities, it was possible to establish differences and similarities in the approach and teaching objectives, as well as identify themes that remain not discussed in research about lighting education in the Brazilian context.Ante los avances científicos relacionados con la luz y com la iluminación en la arquitectura, es cada vez más importante considerar el papel de la instrucción de estos conceptos, especialmente a aquellos que trabajan o que van a trabajar en ocupaciones relacionadas con el entorno construido. Este artículo tiene como objetivo promover la comprensión del panorama general de la educación en iluminación, centrándose especialmente en la educación superior. La investigación se basa en una revisión sistemática de la literatura dividida en dos secciónes contexto internacional y nacional. La investigación se realizó en las bases de datos Scopus, Web of Science, Scielo y Periódicos Capes. Los resultados permitieron identificar categorías teóricas comunes, que reflejan los temas abordados en los artículos: análisis sobre educación en iluminación, informe de experiencia en la enseñanza, y evaluaciones de la calidad de la educación en iluminación. A partir de esas categorias, se identificaron problemas y desafíos relacionados con el tema, tales como: dificultad para establecer el contenido básico a enseñar y para integrarlo con la práctica del diseño, deficiencias de aprendizaje, y necesidad de promover habilidades multidisciplinares en los estudiantes. Al comparar las diferentes realidades, fue posible establecer diferencias y similitudes en el enfoque y en los objetivos de la enseñanza, así como identificar temas que aún no se discuten en las investigaciones sobre educación en iluminación en el contexto brasileño.application/pdfporGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 18, n.3 (2023), 29 p.IluminaçãoArquiteturaEnsinoLighting in architectureTeachingInternational and national contextReflective teaching assessmentsMinación en arquitecturaEducaciónEvaluaciones reflexivas de la enseñanzaEnsino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literaturaLighting education : comparative analysis of the international and national panorama through a systematic literature reviewEducación en Iluminación : análisis comparativo del panorama internacional y nacional por medio de una revisión sistemática de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200591.pdf.txt001200591.pdf.txtExtracted Texttext/plain105609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274955/2/001200591.pdf.txtdf6283a2ed8ea8bb801ec85d0e58e734MD52ORIGINAL001200591.pdfTexto completoapplication/pdf738681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274955/1/001200591.pdf90e70df6956d0c58798985060de4b3cdMD5110183/2749552024-04-20 06:34:17.061306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-20T09:34:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Lighting education : comparative analysis of the international and national panorama through a systematic literature review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación en Iluminación : análisis comparativo del panorama internacional y nacional por medio de una revisión sistemática de la literatura
title Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
spellingShingle Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
Sousa, Juliana Andrade Borges de
Iluminação
Arquitetura
Ensino
Lighting in architecture
Teaching
International and national context
Reflective teaching assessments
Minación en arquitectura
Educación
Evaluaciones reflexivas de la enseñanza
title_short Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
title_full Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
title_fullStr Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
title_sort Ensino de iluminação : análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
author Sousa, Juliana Andrade Borges de
author_facet Sousa, Juliana Andrade Borges de
Daltrozo, Jenifer Godoy
Amorim, Cláudia Naves David
Martau, Betina Tschiedel
author_role author
author2 Daltrozo, Jenifer Godoy
Amorim, Cláudia Naves David
Martau, Betina Tschiedel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Juliana Andrade Borges de
Daltrozo, Jenifer Godoy
Amorim, Cláudia Naves David
Martau, Betina Tschiedel
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação
Arquitetura
Ensino
topic Iluminação
Arquitetura
Ensino
Lighting in architecture
Teaching
International and national context
Reflective teaching assessments
Minación en arquitectura
Educación
Evaluaciones reflexivas de la enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Lighting in architecture
Teaching
International and national context
Reflective teaching assessments
dc.subject.spa.fl_str_mv Minación en arquitectura
Educación
Evaluaciones reflexivas de la enseñanza
description Diante dos avanços científicos relacionados à luz e à iluminação na arquitetura, é cada vez mais importante considerar o papel do ensino sobre esses conceitos, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão em funções relacionadas com o ambiente construído. Este artigo tem como objetivo promover a compreensão do panorama geral do ensino de iluminação, focando especialmente na educação de nível superior. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão sistemática de literatura dividida em duas seções: contexto internacional e nacional. A investigação busca abarcar artigos publicados em periódicos e em anais de eventos, disponibilizados nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados permitiram a identificação de categorias teóricas em comum, que refletem os assuntos tratados nos artigos: análises sobre o ensino de iluminação, relato de experiência de ensino, e avaliações da qualidade do ensino em iluminação. A partir dessas categorias, identificaram-se problemas e desafios relacionados ao tema, tais como: dificuldade em se estabelecer o conteúdo básico a ser ensinado e em integrá-lo com a prática projetual, deficiências na aprendizagem, e necessidade da promoção de habilidades multidisciplinares nos alunos. Ao comparar as diferentes realidades, foi possível estabelecer diferenças e semelhanças na abordagem e nos objetivos de ensino, assim como identificar temas que não são discutidos nas pesquisas sobre ensino da iluminação no contexto brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T06:13:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274955
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200591
identifier_str_mv 1981-1543
001200591
url http://hdl.handle.net/10183/274955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 18, n.3 (2023), 29 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274955/2/001200591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274955/1/001200591.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df6283a2ed8ea8bb801ec85d0e58e734
90e70df6956d0c58798985060de4b3cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225116501147648