Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carmen Lucia Vieira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72584
Resumo: O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes.
id UFRGS-2_a750332b95a62af44610cd968e9d78cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72584
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Carmen Lucia Vieira daNascimento, Carmen Teresinha Brunel do2013-06-19T01:43:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/72584000881367O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoZona ruralEducação ruralEducação do campoFormação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881367.pdf000881367.pdfTexto completoapplication/pdf1762087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/1/000881367.pdf65c234e6bef80d16183c76fd5f7492b6MD51TEXT000881367.pdf.txt000881367.pdf.txtExtracted Texttext/plain57161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/2/000881367.pdf.txt784171be7b822cecffae65fdd2dda8a1MD52THUMBNAIL000881367.pdf.jpg000881367.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/3/000881367.pdf.jpgf8a011fa20b854756e53ca44f859ae47MD5310183/725842018-10-16 09:32:57.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
title Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
spellingShingle Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
Rocha, Carmen Lucia Vieira da
Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
Zona rural
Educação rural
Educação do campo
title_short Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
title_full Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
title_fullStr Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
title_full_unstemmed Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
title_sort Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
author Rocha, Carmen Lucia Vieira da
author_facet Rocha, Carmen Lucia Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carmen Lucia Vieira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Carmen Teresinha Brunel do
contributor_str_mv Nascimento, Carmen Teresinha Brunel do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
Zona rural
Educação rural
Educação do campo
topic Educação de jovens e adultos
Professor
Formação
Zona rural
Educação rural
Educação do campo
description O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T01:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72584
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000881367
url http://hdl.handle.net/10183/72584
identifier_str_mv 000881367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/1/000881367.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/2/000881367.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/3/000881367.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65c234e6bef80d16183c76fd5f7492b6
784171be7b822cecffae65fdd2dda8a1
f8a011fa20b854756e53ca44f859ae47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448772145152