Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72584 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_a750332b95a62af44610cd968e9d78cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72584 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Carmen Lucia Vieira daNascimento, Carmen Teresinha Brunel do2013-06-19T01:43:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/72584000881367O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessorFormaçãoZona ruralEducação ruralEducação do campoFormação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881367.pdf000881367.pdfTexto completoapplication/pdf1762087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/1/000881367.pdf65c234e6bef80d16183c76fd5f7492b6MD51TEXT000881367.pdf.txt000881367.pdf.txtExtracted Texttext/plain57161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/2/000881367.pdf.txt784171be7b822cecffae65fdd2dda8a1MD52THUMBNAIL000881367.pdf.jpg000881367.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/3/000881367.pdf.jpgf8a011fa20b854756e53ca44f859ae47MD5310183/725842018-10-16 09:32:57.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
title |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
spellingShingle |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural Rocha, Carmen Lucia Vieira da Educação de jovens e adultos Professor Formação Zona rural Educação rural Educação do campo |
title_short |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
title_full |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
title_fullStr |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
title_sort |
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural |
author |
Rocha, Carmen Lucia Vieira da |
author_facet |
Rocha, Carmen Lucia Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Carmen Lucia Vieira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Carmen Teresinha Brunel do |
contributor_str_mv |
Nascimento, Carmen Teresinha Brunel do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Professor Formação Zona rural Educação rural Educação do campo |
topic |
Educação de jovens e adultos Professor Formação Zona rural Educação rural Educação do campo |
description |
O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás para a reflexão a necessidade da formação continuada dos professores como forma de construir um caminho para um processo pedagógico com bases na democratização do saber. E levanta também a discussão das implicações impostas ao processo ensino-aprendizagem pelo fenômeno da juvenilização. Para a construção dos dados a pesquisa agregou diferentes perspectivas metodológicas, abordadas a partir de um estudo quantitativo e qualitativo junto a professores e alunos. A pesquisa aponta como fundamental a importância dos projetos interdisciplinares como meio para alcançar uma aprendizagem com bases no diálogo e na realidade dos estudantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T01:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72584 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000881367 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72584 |
identifier_str_mv |
000881367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/1/000881367.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/2/000881367.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72584/3/000881367.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65c234e6bef80d16183c76fd5f7492b6 784171be7b822cecffae65fdd2dda8a1 f8a011fa20b854756e53ca44f859ae47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448772145152 |