Valor da tecnologia da informação na firma : estudo com empresas brasileiras
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117108 |
Resumo: | Estudos realizados no início de 2000, a partir de dados objetivos de desempenho, confirmaram o valor da Tecnologia da Informação (TI) diretamente no nível da firma (A. S. Bharadwaj, 2000; Santhanam & Hartono, 2003). Contudo, a literatura recente tem sinalizado para resultados distintos, tendo em vista a padronização na oferta de produtos e serviços de TI. Na perspectiva da Teoria Baseada em Recursos, o artigo testa se o valor da TI continua a ser captado pelas medidas de desempenho da firma, conforme estudos realizados no início de 2000 com firmas americanas. Para isso, reúne dados objetivos e variáveis de 149 empresas líderes em TI no Brasil, no período de 2008 a 2011. Utilizando a Regressão Linear e a análise de dados em painel, testou-se aquela associação e constatou-se que as capacidades de TI estão associadas ao desempenho em apenas quatro dos 32 relacionamentos testados, sendo um negativo. Portanto, no conjunto, confirmou-se o impacto nulo das capacidades de TI diretamente no nível da firma – corroborando as demandas da literatura para análise desse impacto em níveis intermediários de desempenho. Limitações e oportunidades de pesquisa constam nas conclusões. |
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Oliveira, Deyvison de LimaMaçada, Antônio Carlos GastaudOliveira, Gessy Dhein2015-05-26T02:01:00Z20151415-6555http://hdl.handle.net/10183/117108000967606Estudos realizados no início de 2000, a partir de dados objetivos de desempenho, confirmaram o valor da Tecnologia da Informação (TI) diretamente no nível da firma (A. S. Bharadwaj, 2000; Santhanam & Hartono, 2003). Contudo, a literatura recente tem sinalizado para resultados distintos, tendo em vista a padronização na oferta de produtos e serviços de TI. Na perspectiva da Teoria Baseada em Recursos, o artigo testa se o valor da TI continua a ser captado pelas medidas de desempenho da firma, conforme estudos realizados no início de 2000 com firmas americanas. Para isso, reúne dados objetivos e variáveis de 149 empresas líderes em TI no Brasil, no período de 2008 a 2011. Utilizando a Regressão Linear e a análise de dados em painel, testou-se aquela associação e constatou-se que as capacidades de TI estão associadas ao desempenho em apenas quatro dos 32 relacionamentos testados, sendo um negativo. Portanto, no conjunto, confirmou-se o impacto nulo das capacidades de TI diretamente no nível da firma – corroborando as demandas da literatura para análise desse impacto em níveis intermediários de desempenho. Limitações e oportunidades de pesquisa constam nas conclusões.Studies conducted in the early 2000s based on objective performance data confirmed the direct value of Information Technology (IT) at the firm level (A. S. Bharadwaj, 2000; Santhanam & Hartono, 2003). However, recent literature has produced different results, due to standardization in the supply of IT products and services. From the Resource-Based Theory perspective, this paper tests whether the value of IT continues to be captured by measures of firm performance, as found in studies in early 2000 of U.S. firms. We do so by gathering objective data and variables for 149 leading IT companies in Brazil in the period 2008-2011. Utilizing Linear Regression and panel data, we test this association and found that IT capabilities are associated with performance in only four of the 32 relationships tested, with one being negative. Thus, overall, we confirmed the null impact of IT capabilities specifically at the firm level – supporting the demands of Resource Based Theory to analyze this impact at intermediate levels of performance. We also list limitations and research opportunities in the conclusion.application/pdfporRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 2 (mar./abr. 2015), p. 170-192Tecnologia da informaçãoDesempenho empresarialIT capabilitiesFirm performanceResource-based theoryValor da tecnologia da informação na firma : estudo com empresas brasileirasInformation technology's value at the firm level : a study of Brazilian companiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967606.pdf000967606.pdfTexto completoapplication/pdf585846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117108/1/000967606.pdfe773c0524e2ccee3e40088c026307f77MD51TEXT000967606.pdf.txt000967606.pdf.txtExtracted Texttext/plain69717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117108/2/000967606.pdf.txtfd6dd683a4af1aedb80bbcced7d00931MD52THUMBNAIL000967606.pdf.jpg000967606.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117108/3/000967606.pdf.jpg3d1ca8887d5393000bd4d35d45f080b7MD5310183/1171082019-07-10 02:34:18.956372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Estudos realizados no início de 2000, a partir de dados objetivos de desempenho, confirmaram o valor da Tecnologia da Informação (TI) diretamente no nível da firma (A. S. Bharadwaj, 2000; Santhanam & Hartono, 2003). Contudo, a literatura recente tem sinalizado para resultados distintos, tendo em vista a padronização na oferta de produtos e serviços de TI. Na perspectiva da Teoria Baseada em Recursos, o artigo testa se o valor da TI continua a ser captado pelas medidas de desempenho da firma, conforme estudos realizados no início de 2000 com firmas americanas. Para isso, reúne dados objetivos e variáveis de 149 empresas líderes em TI no Brasil, no período de 2008 a 2011. Utilizando a Regressão Linear e a análise de dados em painel, testou-se aquela associação e constatou-se que as capacidades de TI estão associadas ao desempenho em apenas quatro dos 32 relacionamentos testados, sendo um negativo. Portanto, no conjunto, confirmou-se o impacto nulo das capacidades de TI diretamente no nível da firma – corroborando as demandas da literatura para análise desse impacto em níveis intermediários de desempenho. Limitações e oportunidades de pesquisa constam nas conclusões. |
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