A audiência de Game of Thrones no Twitter: análise das decepções em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tirp, Malena Thailana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200479
Resumo: Este trabalho investiga as manifestações da audiência sobre o último episódio de Game of Thrones no Twitter através da hashtag #GameOfThronesFinale. Os objetivos específicos são: descrever de que forma a circulação em rede de Game of Thrones se caracteriza como um fenômeno de Social TV; identificar o(s) tema(s) de maior destaque nos tweets coletados; e analisar as múltiplas formas de produções de sentido que emergiram dos tweets da audiência por tema. Para a realização deste estudo, efetuamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, articulando a exploração dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Nvivo. Também empreendemos uma pesquisa bibliográfica abrangendo os conceitos de convergência, Social TV, recepção e audiência transmídia. Como resultado, observamos que a audiência ficou decepcionada com o episódio, e que este sentimento geral foi articulado de duas formas principais: através do enredo da personagem Daenerys e com o final da narrativa da série. Ainda, identificamos que os tweets relacionados a estas duas categorias de análise foram elaborados a partir de discursos de afeto e de crítica. De modo geral, compreendemos que, através do objeto estudado, o fenômeno da Social TV serviu como uma plataforma para que a audiência pudesse encontrar um espaço de socialização da decepção na busca por um amparo em rede.
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