A audiência de Game of Thrones no Twitter: análise das decepções em rede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200479 |
Resumo: | Este trabalho investiga as manifestações da audiência sobre o último episódio de Game of Thrones no Twitter através da hashtag #GameOfThronesFinale. Os objetivos específicos são: descrever de que forma a circulação em rede de Game of Thrones se caracteriza como um fenômeno de Social TV; identificar o(s) tema(s) de maior destaque nos tweets coletados; e analisar as múltiplas formas de produções de sentido que emergiram dos tweets da audiência por tema. Para a realização deste estudo, efetuamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, articulando a exploração dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Nvivo. Também empreendemos uma pesquisa bibliográfica abrangendo os conceitos de convergência, Social TV, recepção e audiência transmídia. Como resultado, observamos que a audiência ficou decepcionada com o episódio, e que este sentimento geral foi articulado de duas formas principais: através do enredo da personagem Daenerys e com o final da narrativa da série. Ainda, identificamos que os tweets relacionados a estas duas categorias de análise foram elaborados a partir de discursos de afeto e de crítica. De modo geral, compreendemos que, através do objeto estudado, o fenômeno da Social TV serviu como uma plataforma para que a audiência pudesse encontrar um espaço de socialização da decepção na busca por um amparo em rede. |
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Tirp, Malena ThailanaWottrich, LauraLibardi, Guilherme Barbacovi2019-10-10T03:50:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/200479001102225Este trabalho investiga as manifestações da audiência sobre o último episódio de Game of Thrones no Twitter através da hashtag #GameOfThronesFinale. Os objetivos específicos são: descrever de que forma a circulação em rede de Game of Thrones se caracteriza como um fenômeno de Social TV; identificar o(s) tema(s) de maior destaque nos tweets coletados; e analisar as múltiplas formas de produções de sentido que emergiram dos tweets da audiência por tema. Para a realização deste estudo, efetuamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, articulando a exploração dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Nvivo. Também empreendemos uma pesquisa bibliográfica abrangendo os conceitos de convergência, Social TV, recepção e audiência transmídia. Como resultado, observamos que a audiência ficou decepcionada com o episódio, e que este sentimento geral foi articulado de duas formas principais: através do enredo da personagem Daenerys e com o final da narrativa da série. Ainda, identificamos que os tweets relacionados a estas duas categorias de análise foram elaborados a partir de discursos de afeto e de crítica. De modo geral, compreendemos que, através do objeto estudado, o fenômeno da Social TV serviu como uma plataforma para que a audiência pudesse encontrar um espaço de socialização da decepção na busca por um amparo em rede.This paper explores the expressions from the audience about the last episode of Game of Thrones on Twitter through the hashtag #GameOfThronesFinale. The specific goals are: to describe in what way the network circulation of Game of Thrones characterizes itself as a Social TV phenomenon; to identify the more emphasized theme(s) in the collected tweets; and to analyze the multiple ways of meaning production that emerged from the audience‟s tweets by theme. To develop this study, we used a qualitative research approach articulating the exploration of data from the content analysis technique with the support of the software Nvivo. We also undertook a bibliographic research covering the terms of convergence, Social TV, reception and transmedia audience. As a result, we observed that the audience was disappointed with the episode, and that this general feeling was articulated in two primary means: through the plot of the character Daenerys and with the ending of the story of the series. Moreover, we identified that the tweets related to these two categories of analysis were designed from affection and criticism speeches. In general, we understood that, through the studied subject, the Social TV phenomenon served as a platform so that the audience could find a place to socialize the disappointment in search of anaid network.application/pdfporEstudos de recepçãoGame of Thrones (Série de televisão)Social TVGame of ThronesTwitterReceptionA audiência de Game of Thrones no Twitter: análise das decepções em redeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102225.pdf.txt001102225.pdf.txtExtracted Texttext/plain122276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200479/2/001102225.pdf.txtc81c5e8d51b091f265869c54f3480002MD52ORIGINAL001102225.pdfTexto completoapplication/pdf2067753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200479/1/001102225.pdfb29455627d947a2b29c189ada5b08605MD5110183/2004792021-05-07 05:13:43.374801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:13:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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