Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnort, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54728
Resumo: Este trabalho tem como objetivos centrais investigar o ensino de matemática nos Anos Iniciais, mais especificamente a apresentação do Sistema de Numeração Decimal e estudo das Operações Aritméticas (adição e subtração) em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Baseada em minhas observações de aula nesta turma e em um conjunto de atividades trabalhadas pela professora regente da turma neste período, discorro a cerca dos modos de construção desses conceitos pelas crianças. Apoiada em autores como Lerner e Sadovsky, Kamii, Polya e Gay busco articular ideias entre os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – e o modo como as crianças interagem com as atividades presenciadas.
id UFRGS-2_a82c71b0158eb00a3e508be228e44633
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54728
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arnort, Juliana da SilvaOliveira, Helena Dória Lucas de2012-08-30T01:37:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/54728000856453Este trabalho tem como objetivos centrais investigar o ensino de matemática nos Anos Iniciais, mais especificamente a apresentação do Sistema de Numeração Decimal e estudo das Operações Aritméticas (adição e subtração) em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Baseada em minhas observações de aula nesta turma e em um conjunto de atividades trabalhadas pela professora regente da turma neste período, discorro a cerca dos modos de construção desses conceitos pelas crianças. Apoiada em autores como Lerner e Sadovsky, Kamii, Polya e Gay busco articular ideias entre os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – e o modo como as crianças interagem com as atividades presenciadas.application/pdfporEducação MatemáticaEnsino de matemáticaInvestigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856453.pdf000856453.pdfTexto completoapplication/pdf939847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/1/000856453.pdfbaf251b58b9fa6c81f74fb0e96ee4c33MD51TEXT000856453.pdf.txt000856453.pdf.txtExtracted Texttext/plain95534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/2/000856453.pdf.txt77610830d821994d8ad9599bad6232d5MD52THUMBNAIL000856453.pdf.jpg000856453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/3/000856453.pdf.jpg562175e09a89253db54f3a885f2234d6MD5310183/547282022-02-22 04:59:43.406744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54728Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:59:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
title Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
spellingShingle Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
Arnort, Juliana da Silva
Educação Matemática
Ensino de matemática
title_short Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
title_full Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
title_fullStr Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
title_full_unstemmed Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
title_sort Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
author Arnort, Juliana da Silva
author_facet Arnort, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnort, Juliana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de matemática
topic Educação Matemática
Ensino de matemática
description Este trabalho tem como objetivos centrais investigar o ensino de matemática nos Anos Iniciais, mais especificamente a apresentação do Sistema de Numeração Decimal e estudo das Operações Aritméticas (adição e subtração) em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Baseada em minhas observações de aula nesta turma e em um conjunto de atividades trabalhadas pela professora regente da turma neste período, discorro a cerca dos modos de construção desses conceitos pelas crianças. Apoiada em autores como Lerner e Sadovsky, Kamii, Polya e Gay busco articular ideias entre os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – e o modo como as crianças interagem com as atividades presenciadas.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-30T01:37:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54728
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000856453
url http://hdl.handle.net/10183/54728
identifier_str_mv 000856453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/1/000856453.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/2/000856453.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54728/3/000856453.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv baf251b58b9fa6c81f74fb0e96ee4c33
77610830d821994d8ad9599bad6232d5
562175e09a89253db54f3a885f2234d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224431798845440