A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schonarth, Caroline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110206
Resumo: Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos.
id UFRGS-2_a85136c3be7a3dfa0001807679c9b8ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110206
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schonarth, CarolineSchmitz, Vera Regina2015-02-19T02:16:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/110206000952565Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos.This study intend to make clear how the aspects of the Coca-Cola’s brand were present at the campaign named “The World’s Cup”, created by the Company for the 2014 FIFA World Cup, which was hosted by Brazil and also how the brand’s purpose was aimed to its public by the actions developed during the process. In regard of that asks, topics such as concepts and characteristics of the Brand, Marketing and Public Relations were broached. Additionally includes an induction of the Company’s evolution and the World Cup’s history. This research follows the qualitative field based in a case study that includes techniques of bibliographical documentary research. The parsing technique is used was content analysis oriented to explore the main aspects of three actions taken through the whole World Cup period of time and it has shown that the campaign at tempted to match its own purpose of being the most inclusive of all time.application/pdfporCopa do Mundo de Futebol (Relações públicasMarketingPublic relationsMarketingCoca-ColaWorld CupThe World’s CupA copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000952565.pdf.txt000952565.pdf.txtExtracted Texttext/plain206207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/2/000952565.pdf.txt98f64b24ffc0f1e46b49afd745f48279MD52ORIGINAL000952565.pdf000952565.pdfTexto completoapplication/pdf1567684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/1/000952565.pdf32eccf677f39fd793584802564c820bdMD51THUMBNAIL000952565.pdf.jpg000952565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/3/000952565.pdf.jpg1511acc1be8f8abfd784b7a112708088MD5310183/1102062023-04-01 03:31:16.231486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110206Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
title A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
spellingShingle A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
Schonarth, Caroline
Copa do Mundo de Futebol (
Relações públicas
Marketing
Public relations
Marketing
Coca-Cola
World Cup
The World’s Cup
title_short A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
title_full A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
title_fullStr A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
title_full_unstemmed A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
title_sort A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
author Schonarth, Caroline
author_facet Schonarth, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schonarth, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitz, Vera Regina
contributor_str_mv Schmitz, Vera Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Copa do Mundo de Futebol (
Relações públicas
Marketing
topic Copa do Mundo de Futebol (
Relações públicas
Marketing
Public relations
Marketing
Coca-Cola
World Cup
The World’s Cup
dc.subject.eng.fl_str_mv Public relations
Marketing
Coca-Cola
World Cup
The World’s Cup
description Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-19T02:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110206
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952565
url http://hdl.handle.net/10183/110206
identifier_str_mv 000952565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/2/000952565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/1/000952565.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/3/000952565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98f64b24ffc0f1e46b49afd745f48279
32eccf677f39fd793584802564c820bd
1511acc1be8f8abfd784b7a112708088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224479389515776