A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110206 |
Resumo: | Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos. |
id |
UFRGS-2_a85136c3be7a3dfa0001807679c9b8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110206 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schonarth, CarolineSchmitz, Vera Regina2015-02-19T02:16:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/110206000952565Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos.This study intend to make clear how the aspects of the Coca-Cola’s brand were present at the campaign named “The World’s Cup”, created by the Company for the 2014 FIFA World Cup, which was hosted by Brazil and also how the brand’s purpose was aimed to its public by the actions developed during the process. In regard of that asks, topics such as concepts and characteristics of the Brand, Marketing and Public Relations were broached. Additionally includes an induction of the Company’s evolution and the World Cup’s history. This research follows the qualitative field based in a case study that includes techniques of bibliographical documentary research. The parsing technique is used was content analysis oriented to explore the main aspects of three actions taken through the whole World Cup period of time and it has shown that the campaign at tempted to match its own purpose of being the most inclusive of all time.application/pdfporCopa do Mundo de Futebol (Relações públicasMarketingPublic relationsMarketingCoca-ColaWorld CupThe World’s CupA copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000952565.pdf.txt000952565.pdf.txtExtracted Texttext/plain206207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/2/000952565.pdf.txt98f64b24ffc0f1e46b49afd745f48279MD52ORIGINAL000952565.pdf000952565.pdfTexto completoapplication/pdf1567684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/1/000952565.pdf32eccf677f39fd793584802564c820bdMD51THUMBNAIL000952565.pdf.jpg000952565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/3/000952565.pdf.jpg1511acc1be8f8abfd784b7a112708088MD5310183/1102062023-04-01 03:31:16.231486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110206Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
title |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
spellingShingle |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 Schonarth, Caroline Copa do Mundo de Futebol ( Relações públicas Marketing Public relations Marketing Coca-Cola World Cup The World’s Cup |
title_short |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
title_full |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
title_fullStr |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
title_full_unstemmed |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
title_sort |
A copa de todo mundo: o marketing e as Relações Públicas na campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2014 |
author |
Schonarth, Caroline |
author_facet |
Schonarth, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schonarth, Caroline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmitz, Vera Regina |
contributor_str_mv |
Schmitz, Vera Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Copa do Mundo de Futebol ( Relações públicas Marketing |
topic |
Copa do Mundo de Futebol ( Relações públicas Marketing Public relations Marketing Coca-Cola World Cup The World’s Cup |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public relations Marketing Coca-Cola World Cup The World’s Cup |
description |
Este trabalho busca entender como os aspectos da marca Coca-Cola se fizeram presentes na campanha criada pela empresa para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, intitulada “A Copa de Todo Mundo”, e como o propósito da marca Coca-Cola foi passado para os seus públicos por meio das ações desenvolvidas. Para tanto, são abordados conceitos e características de Marca, Marketing e Relações Públicas e apresentadas a trajetória da empresa Coca-Cola e a história da Copa do Mundo. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em um estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo, que se organiza em categorias que exploram os aspectos centrais de três ações que foram realizadas durante o período que antecedeu o campeonato e mostra que a campanha dedicou-se a corresponder ao seu propósito de ser a mais inclusiva de todos os tempos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-19T02:16:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110206 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952565 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110206 |
identifier_str_mv |
000952565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/2/000952565.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/1/000952565.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110206/3/000952565.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98f64b24ffc0f1e46b49afd745f48279 32eccf677f39fd793584802564c820bd 1511acc1be8f8abfd784b7a112708088 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447141615665152 |