O movimento de reconceituação latino-americano na Escola de Porto Alegre : caminhos da pesquisa histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Graziela Scheffer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Closs, Thaísa Teixeira, Zacarias, Inez Rocha, Mizoguchi, Jessica Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232042
Resumo: Objetivo. O artigo apresenta o processo de investigação sobre o Movimento de Reconceituação na Escola de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil, que sediou em 1965, o I Seminário Latino-americano. Metodologia. Realizou-se uma investigação histórica tendo como fontes: entrevistas, documentos históricos e revisão bibliográfica. Resultados. Identificaram-se duas tendências progressistas de Desenvolvimento de Comunidade nos antecedentes da reconceituação, denominadas estrutural-participativa e pedagógico-cultural. Na ditadura se verifica a fusão dessas tendências, constituindo a vertente do reformismo Reconceituador. No contexto de abertura política se verifica a continuidade dessa vertente em dissertações de mestrado, desde investigações sobre Serviço Social de Comunidade e Educação Popular. Conclusões. Verificou-se a influência do Desenvolvimento de Comunidade, que impulsionou tendências progressistas e articulação latino-americana, assim como constituiu uma tendência de renovação do Serviço Social brasileiro, o Reformismo Reconceituador, com significativa participação no movimento latino-americano.
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Verificou-se a influência do Desenvolvimento de Comunidade, que impulsionou tendências progressistas e articulação latino-americana, assim como constituiu uma tendência de renovação do Serviço Social brasileiro, o Reformismo Reconceituador, com significativa participação no movimento latino-americano.Objective. The article presents the research process on the Reconceptualization Movement at the Porto Alegre School, located in Rio Grande do Sul/Brazil, which hosted the 1st Latin American Seminar in 1965. Methodology. A historical research was carried out having interviews, documents from the school collection and bibliographic review as sources. Results. Two continuing trends in community development were identified in the background of reconceptualization, called structural-participatory and pedagogical-cultural. Dictatorship shows a fusion of these trends, constituting the aspect of reconceptualizing reform. In the context of political openness the continuity of this trend is verified in Master’s productions, based on research on Community Social Work and popular education. Conclusions. The influence of Community Development was verified, which promoted progressive tendencies and Latin American articulation, as well as constituted a particular trend for renewal of the Brazilian social service, reconceptualizing reformism with significant participation in the Latin American movement.Objetivo. El artículo presenta el proceso de investigación sobre el Movimiento de Reconceptualización en la Escuela de Porto Alegre, en Rio Grande del Sur, Brasil, que alojó, en 1965, el I Seminario Latinoamericano. Metodología. Se realizó una investigación histórica teniendo como fuentes: entrevistas, documentos de colección y revisión bibliográfica. Resultados. Se identificaron dos tendencias progresistas de desarrollo de comunidad en los antecedentes de la reconceptualización, denominadas estructural-participativa y pedagógica-cultural. En la dictadura se verifica la fusión de esas tendencias, constituyendo la vertiente del reformismo reconceptualizador. En el contexto de apertura política se verifica la continuidad de esa vertiente en producciones de maestría, desde investigaciones sobre servicio social de comunidad y educación popular. Conclusiones. Se verificó la influencia del desarrollo de comunidad, que impulsó tendencias progresistas y articulación latinoamericana, así como constituyeron una tendencia de renovación del servicio social brasileño, el reformismo reconceptualizador, con significativa participación en el movimiento latinoamericano.application/pdfporEleuthera: revista iberoamericana de desarrollo humano y social. Manizales: Universidad de Caldas, 2007-. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 119-135Serviço socialServico social : HistoriaRio Grande do SulReconceptualization movementFundamentals of social workRio Grande do Sul / BrazilHistorical researchMovimiento de reconceptualizaciónFundamentos del trabajo socialRio grande del Sur/BrasilInvestigación históricaO movimento de reconceituação latino-americano na Escola de Porto Alegre : caminhos da pesquisa históricaEl movimiento de reconceptualización latinoamericano en la escuela de Porto Alegre : caminos de investigación históricaThe Latin American reconceptualization movement at the Porto Alegre school : paths of historical researchEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132915.pdf.txt001132915.pdf.txtExtracted Texttext/plain50675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232042/2/001132915.pdf.txt5e166679628c17ec9b06e277b71c9179MD52ORIGINAL001132915.pdfTexto completoapplication/pdf231349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232042/1/001132915.pdfef67db195a869f7b2ff7a991df6eceeaMD5110183/2320422021-11-20 06:08:19.033295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:08:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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