Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Gabriel Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196550
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender as influências dos espaços escolares nas aulas de Educação Física e identificar estratégias utilizadas por docentes para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas. Esse estudo se baseia em uma perspectiva qualitativa e descritiva, cuja produção de informações se deu através de entrevistas com professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade de Porto Alegre. A pesquisa contou com um total de 9 professores participantes que lecionam em escolas da zona sul e extremo sul de Porto Alegre. Para a realização das entrevistas semiestruturadas foi utilizado um roteiro com questões, em que existia uma flexibilidade em sua estrutura, para que questões não planejadas pudessem ser exploradas com os professores. Também foi realizado diário de campo no dia de cada entrevista, em que mostra o processo de comunicação com as escolas até a entrevista com os professores. Através das visitas nas escolas e as entrevistas com os professores pude compreender que há uma dissemelhança arquitetônica em escolas da mesma rede de ensino, pode-se analisar o contraste em questões de espaços entre as escolas de diferentes redes de ensino. Nem sempre a escola por ser particular terá uma megaestrutura, há escolas municipais com boas estruturas e as escolas estaduais já carecem um pouco quando falamos em questões espaços. Ocasionalmente surgirão imprevistos como: uma adversidade climática, forte calor, clima abafado, chuvas intensas ou então adversidades arquitetônicas, seja por aquele espaço estar ocupado ou pela falta do mesmo. Diante das dificuldades os professores deverão estar preparados para quais quer adversidades e utilizar estratégias para contornar essas dificuldades.
id UFRGS-2_a8bdf08627bcc910450d8f2cad709f97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196550
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barboza, Gabriel OliveiraWittizorecki, Elisandro Schultz2019-07-04T02:33:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/196550001094486O presente estudo teve como objetivo compreender as influências dos espaços escolares nas aulas de Educação Física e identificar estratégias utilizadas por docentes para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas. Esse estudo se baseia em uma perspectiva qualitativa e descritiva, cuja produção de informações se deu através de entrevistas com professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade de Porto Alegre. A pesquisa contou com um total de 9 professores participantes que lecionam em escolas da zona sul e extremo sul de Porto Alegre. Para a realização das entrevistas semiestruturadas foi utilizado um roteiro com questões, em que existia uma flexibilidade em sua estrutura, para que questões não planejadas pudessem ser exploradas com os professores. Também foi realizado diário de campo no dia de cada entrevista, em que mostra o processo de comunicação com as escolas até a entrevista com os professores. Através das visitas nas escolas e as entrevistas com os professores pude compreender que há uma dissemelhança arquitetônica em escolas da mesma rede de ensino, pode-se analisar o contraste em questões de espaços entre as escolas de diferentes redes de ensino. Nem sempre a escola por ser particular terá uma megaestrutura, há escolas municipais com boas estruturas e as escolas estaduais já carecem um pouco quando falamos em questões espaços. Ocasionalmente surgirão imprevistos como: uma adversidade climática, forte calor, clima abafado, chuvas intensas ou então adversidades arquitetônicas, seja por aquele espaço estar ocupado ou pela falta do mesmo. Diante das dificuldades os professores deverão estar preparados para quais quer adversidades e utilizar estratégias para contornar essas dificuldades.The present study aimed to understand the influence of school spaces in physical education classes and to identify strategies used by teachers to overcome architectural and climatic adversities. This study is based on a qualitative and descriptive perspective, through interviews with teachers from schools of the state, municipal and private network of the city of Porto Alegre. The research counted on a total of 9 participating teachers who teach in schools of the south and extreme south of Porto Alegre. As a basis for the interviews, a script of semi-structured interview questions was worked out with the teachers, where there was flexibility in their structure so that unplanned issues could be explored. A field diary was also carried out on the day of each interview, which shows the communication process with the schools until the interview with the teachers. Through the visits in the schools and the interviews with the teachers it can be noticed that there is an architectonic dissimilarity in schools of the same network of education, one can analyze the contrast in questions of spaces between the schools of different educational networks. Not always because the school is private will have a mega structure, there are municipal schools with good structures and the state schools already lack a little when we talk about space issues. Occasionally there will be unforeseen events such as: climatic adversity, strong heat, hot weather, heavy rains or architectural adversities, either because the space is occupied or because it is lacking. Faced with difficulties, teachers should be prepared for any adversities and use strategies to overcome these difficulties.application/pdfporEducação física escolarArquitetura escolarPhysical school educationSchool architectureInfluência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094486.pdf.txt001094486.pdf.txtExtracted Texttext/plain109031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196550/2/001094486.pdf.txtb8e3a812df8a06d65be2f0666549f7a1MD52ORIGINAL001094486.pdfTexto completoapplication/pdf657158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196550/1/001094486.pdf18e4fa1ed6da9012f1159a6de69dcd02MD5110183/1965502019-07-05 02:34:00.286871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196550Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-05T05:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
title Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
spellingShingle Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
Barboza, Gabriel Oliveira
Educação física escolar
Arquitetura escolar
Physical school education
School architecture
title_short Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
title_full Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
title_fullStr Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
title_full_unstemmed Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
title_sort Influência da arquitetura escolar nas aulas de Educação Física : estratégias utilizadas para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas
author Barboza, Gabriel Oliveira
author_facet Barboza, Gabriel Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Gabriel Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Arquitetura escolar
topic Educação física escolar
Arquitetura escolar
Physical school education
School architecture
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical school education
School architecture
description O presente estudo teve como objetivo compreender as influências dos espaços escolares nas aulas de Educação Física e identificar estratégias utilizadas por docentes para contornar as adversidades arquitetônicas e climáticas. Esse estudo se baseia em uma perspectiva qualitativa e descritiva, cuja produção de informações se deu através de entrevistas com professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade de Porto Alegre. A pesquisa contou com um total de 9 professores participantes que lecionam em escolas da zona sul e extremo sul de Porto Alegre. Para a realização das entrevistas semiestruturadas foi utilizado um roteiro com questões, em que existia uma flexibilidade em sua estrutura, para que questões não planejadas pudessem ser exploradas com os professores. Também foi realizado diário de campo no dia de cada entrevista, em que mostra o processo de comunicação com as escolas até a entrevista com os professores. Através das visitas nas escolas e as entrevistas com os professores pude compreender que há uma dissemelhança arquitetônica em escolas da mesma rede de ensino, pode-se analisar o contraste em questões de espaços entre as escolas de diferentes redes de ensino. Nem sempre a escola por ser particular terá uma megaestrutura, há escolas municipais com boas estruturas e as escolas estaduais já carecem um pouco quando falamos em questões espaços. Ocasionalmente surgirão imprevistos como: uma adversidade climática, forte calor, clima abafado, chuvas intensas ou então adversidades arquitetônicas, seja por aquele espaço estar ocupado ou pela falta do mesmo. Diante das dificuldades os professores deverão estar preparados para quais quer adversidades e utilizar estratégias para contornar essas dificuldades.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-04T02:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196550
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094486
url http://hdl.handle.net/10183/196550
identifier_str_mv 001094486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196550/2/001094486.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196550/1/001094486.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8e3a812df8a06d65be2f0666549f7a1
18e4fa1ed6da9012f1159a6de69dcd02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224575632015360