A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86637
Resumo: Partindo das ideias centrais do artigo “O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social”, de Ceccim e Feuerwerker, publicado no ano de 2004 no volume 14 desta revista, o autor procura trazer contribuições à questão ao propor um ensaio teórico no qual cada elemento do quadrilátero será pensado como estruturante de discursos específicos. Para tanto, faz intervir a teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan para proceder à construção de cada discurso e realizar as primeiras análises de seus efeitos no campo da formação do profissional em saúde. Após uma introdução elementar sobre aquela teoria, o autor passa a articular reflexivamente os elementos do quadrilátero entre si e a construir com o leitor cada um dos discursos, a saber, do Ensino, da Gestão, da Atenção e do Controle Social. Este último é trabalhado com mais detalhe, segundo os próprios argumentos do artigo de origem que lhe dá destaque, e passa a ser renomeado como Discurso do Usuário, para enfatizar o elemento subjetivo suposto neste discurso. Ao final, são apresentados alguns encaminhamentos para futuras pesquisas a partir de uma série de interrogações que a construção e as primeiras observações sobre os efeitos dos discursos estudados suscitaram. Este trabalho procura colaborar na mesma linha da pesquisa do artigo que o originou e levantar questões que permitam elucidar as condições de possibilidade do ingresso do sujeito como elemento do jogo estrutural que interfere e produz os atos no campo da saúde, assim como a formação do profissional nesse contexto.
id UFRGS-2_a8d039e2f4e3135a6705a896a55c6201
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86637
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Roberto Henrique Amorim de2014-01-23T01:53:37Z20100103-7331http://hdl.handle.net/10183/86637000892572Partindo das ideias centrais do artigo “O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social”, de Ceccim e Feuerwerker, publicado no ano de 2004 no volume 14 desta revista, o autor procura trazer contribuições à questão ao propor um ensaio teórico no qual cada elemento do quadrilátero será pensado como estruturante de discursos específicos. Para tanto, faz intervir a teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan para proceder à construção de cada discurso e realizar as primeiras análises de seus efeitos no campo da formação do profissional em saúde. Após uma introdução elementar sobre aquela teoria, o autor passa a articular reflexivamente os elementos do quadrilátero entre si e a construir com o leitor cada um dos discursos, a saber, do Ensino, da Gestão, da Atenção e do Controle Social. Este último é trabalhado com mais detalhe, segundo os próprios argumentos do artigo de origem que lhe dá destaque, e passa a ser renomeado como Discurso do Usuário, para enfatizar o elemento subjetivo suposto neste discurso. Ao final, são apresentados alguns encaminhamentos para futuras pesquisas a partir de uma série de interrogações que a construção e as primeiras observações sobre os efeitos dos discursos estudados suscitaram. Este trabalho procura colaborar na mesma linha da pesquisa do artigo que o originou e levantar questões que permitam elucidar as condições de possibilidade do ingresso do sujeito como elemento do jogo estrutural que interfere e produz os atos no campo da saúde, assim como a formação do profissional nesse contexto.Starting from the central ideas of the paper “A four-way approach to training in the health field: teaching, management, care, and social control”, by Ceccim and Feuerwerker, published in 2004 in this journal, the author brings a contribution to this subject by proposing a theoretical essay in which each element of the four-way approach will be thought as specific discourse. To do that, Lacan’s four discourses theory is brought in to build each discourse and to do the first analyses of the effects on training in health. After an elementary introduction about that theory, the author tries to articulate the four-way approach elements and built with his reader each one of the discourses, namely Teaching, Management, Care, and Social Control. The latter has been worked with more detail, according to the arguments of the original paper which gives it importance, and is now renamed as the User’s Discourse to highlight the subjective element on that one. Finally, future researches paths are presented from several interrogations allowed by the construction and first analysis about the study on discourses effects. This work intends to collaborate in the same research line of the paper that inspired it by putting on questions to clarify the subject of Social Control discourse’s possible conditions to interfere and produce the acts on health field as well as an element of the professional health training.application/pdfporPhysis : revista de saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 2 (2010), p. 497-514Lacan, Jacques 1901-1981.Profissionais de saúdePessoal de saúde : EducaçãoTraining on healthSocial controlFour discoursesHealth worker’s educationA construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúdeThe construction of a device for studying the discourses that organize the health area : an essay on the discursive effects and the health professional traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892572.pdf000892572.pdfTexto completoapplication/pdf163005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/1/000892572.pdfdd15fd6245a8e38d98e2db1161bd5f5eMD51TEXT000892572.pdf.txt000892572.pdf.txtExtracted Texttext/plain43995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/2/000892572.pdf.txte868a399aa29e761764f348540a32becMD52THUMBNAIL000892572.pdf.jpg000892572.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/3/000892572.pdf.jpg7a12f39805af725de025989071edb099MD5310183/866372018-10-09 08:44:39.356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of a device for studying the discourses that organize the health area : an essay on the discursive effects and the health professional training
title A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
spellingShingle A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
Lacan, Jacques 1901-1981.
Profissionais de saúde
Pessoal de saúde : Educação
Training on health
Social control
Four discourses
Health worker’s education
title_short A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
title_full A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
title_fullStr A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
title_full_unstemmed A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
title_sort A construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúde
author Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
author_facet Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Lacan, Jacques 1901-1981.
Profissionais de saúde
Pessoal de saúde : Educação
topic Lacan, Jacques 1901-1981.
Profissionais de saúde
Pessoal de saúde : Educação
Training on health
Social control
Four discourses
Health worker’s education
dc.subject.eng.fl_str_mv Training on health
Social control
Four discourses
Health worker’s education
description Partindo das ideias centrais do artigo “O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social”, de Ceccim e Feuerwerker, publicado no ano de 2004 no volume 14 desta revista, o autor procura trazer contribuições à questão ao propor um ensaio teórico no qual cada elemento do quadrilátero será pensado como estruturante de discursos específicos. Para tanto, faz intervir a teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan para proceder à construção de cada discurso e realizar as primeiras análises de seus efeitos no campo da formação do profissional em saúde. Após uma introdução elementar sobre aquela teoria, o autor passa a articular reflexivamente os elementos do quadrilátero entre si e a construir com o leitor cada um dos discursos, a saber, do Ensino, da Gestão, da Atenção e do Controle Social. Este último é trabalhado com mais detalhe, segundo os próprios argumentos do artigo de origem que lhe dá destaque, e passa a ser renomeado como Discurso do Usuário, para enfatizar o elemento subjetivo suposto neste discurso. Ao final, são apresentados alguns encaminhamentos para futuras pesquisas a partir de uma série de interrogações que a construção e as primeiras observações sobre os efeitos dos discursos estudados suscitaram. Este trabalho procura colaborar na mesma linha da pesquisa do artigo que o originou e levantar questões que permitam elucidar as condições de possibilidade do ingresso do sujeito como elemento do jogo estrutural que interfere e produz os atos no campo da saúde, assim como a formação do profissional nesse contexto.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-23T01:53:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86637
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7331
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892572
identifier_str_mv 0103-7331
000892572
url http://hdl.handle.net/10183/86637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Physis : revista de saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 2 (2010), p. 497-514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/1/000892572.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/2/000892572.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86637/3/000892572.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd15fd6245a8e38d98e2db1161bd5f5e
e868a399aa29e761764f348540a32bec
7a12f39805af725de025989071edb099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224822703783936