Conselho escolar : participação e seus desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151552 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande dos Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção implantado em uma escola da rede estadual de ensino, que teve como foco a mobilização do Conselho Escolar, como uma das estratégias de se vivenciar a gestão democrática na escola. A metodologia usada na intervenção foi a pesquisa-ação, na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), pois entendo que o melhor caminho para conhecer e transformar a realidade escolar e os processos administrativo-pedagógicos que nela se realizam é aquele que proporciona uma ação-reflexão-ação. Os autores que embasaram o trabalho foram: Batista (2002), Galina e Carbello (2007), Gandin (2006) e Paro (2002) e outros. As ponderações surgiram após a observação, participação e análises dos achados nas reuniões realizadas com todos os segmentos da comunidade escolar, principalmente, nas do Conselho Escolar da escola. Durante o desenvolvimento da pesquisa, observou-se que, alguns segmentos ainda não estão bem articulados, mas que emergiu um movimento em busca da mudança e da participação efetiva em todos os aspectos da gestão da escola. |
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