A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151676 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular. |
id |
UFRGS-2_a94d4d6fc3e52740165e8495c27a8901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gláubia Jaques daMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/151676001006188Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular.application/pdfporInclusão escolarAlunoSurdoGestão democráticaProjeto pedagógicoLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Ensino regularA Inclusão de alunos surdos em classes regularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006188.pdf001006188.pdfTexto completoapplication/pdf350885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/1/001006188.pdf7a9d05f8e5f15bda54fd7e8472ae4f54MD51TEXT001006188.pdf.txt001006188.pdf.txtExtracted Texttext/plain56822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/2/001006188.pdf.txt7c57551795c66d3c220bd62ad33804d4MD5210183/1516762023-06-25 03:45:51.020446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151676Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-25T06:45:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
title |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
spellingShingle |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares Silva, Gláubia Jaques da Inclusão escolar Aluno Surdo Gestão democrática Projeto pedagógico Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino regular |
title_short |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
title_full |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
title_fullStr |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
title_full_unstemmed |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
title_sort |
A Inclusão de alunos surdos em classes regulares |
author |
Silva, Gláubia Jaques da |
author_facet |
Silva, Gláubia Jaques da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gláubia Jaques da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
contributor_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Aluno Surdo Gestão democrática Projeto pedagógico Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino regular |
topic |
Inclusão escolar Aluno Surdo Gestão democrática Projeto pedagógico Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino regular |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001006188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151676 |
identifier_str_mv |
001006188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/1/001006188.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/2/001006188.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a9d05f8e5f15bda54fd7e8472ae4f54 7c57551795c66d3c220bd62ad33804d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724616901132288 |