A Inclusão de alunos surdos em classes regulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gláubia Jaques da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151676
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular.
id UFRGS-2_a94d4d6fc3e52740165e8495c27a8901
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151676
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Gláubia Jaques daMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/151676001006188Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular.application/pdfporInclusão escolarAlunoSurdoGestão democráticaProjeto pedagógicoLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Ensino regularA Inclusão de alunos surdos em classes regularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006188.pdf001006188.pdfTexto completoapplication/pdf350885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/1/001006188.pdf7a9d05f8e5f15bda54fd7e8472ae4f54MD51TEXT001006188.pdf.txt001006188.pdf.txtExtracted Texttext/plain56822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/2/001006188.pdf.txt7c57551795c66d3c220bd62ad33804d4MD5210183/1516762023-06-25 03:45:51.020446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:45:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
title A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
spellingShingle A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
Silva, Gláubia Jaques da
Inclusão escolar
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino regular
title_short A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
title_full A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
title_fullStr A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
title_full_unstemmed A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
title_sort A Inclusão de alunos surdos em classes regulares
author Silva, Gláubia Jaques da
author_facet Silva, Gláubia Jaques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gláubia Jaques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milone, Julian de Camargo
contributor_str_mv Milone, Julian de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino regular
topic Inclusão escolar
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino regular
description Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, apresentado à Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, abordando uma revisão de literatura sobre Gestão Democrática e construção do Projeto Político-Pedagógico, voltados à inclusão de alunos surdos em classe regular, com educação bilíngue e o apoio do Atendimento Educacional Especializado nesta inclusão, a partir da análise bibliográfica de Leis e Diretrizes da educação e autores, como GADOTTI e ROMÃO (1997), MANTOAN e SANTOS (2010), DAMÁZIO e ALVES (2010). Um Projeto de Intervenção, utilizando a pesquisa-ação como recurso metodológico e a aplicação de questionários à comunidade escolar de uma Escola Pública Estadual de Alegrete/RS, embasa a metodologia utilizada neste trabalho, com a finalidade de encontrar subsídios para a atualização do PPP da escola, que possui seis alunos surdos incluídos em classe regular.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006188
url http://hdl.handle.net/10183/151676
identifier_str_mv 001006188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/1/001006188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151676/2/001006188.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a9d05f8e5f15bda54fd7e8472ae4f54
7c57551795c66d3c220bd62ad33804d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486861112410112