Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Elvio Antônio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21849
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cinema articulado com a educação (entendida aqui num sentido amplo), como um artefato cultural passível de análise e pedagogicamente capaz de produzir e difundir discursos. Procuro levantar uma discussão sobre as possibilidades de nomear os sujeitos representados e retomo os conceitos de identidade e diferença; representação e estereótipo, tentando esclarecer um pouco as sutis relações e as interdependências entre esses aparentes dualismos. No decorrer do estudo faço um apanhado da história do cinema brasileiro e dos filmes em formato de longa-metragem que tratam de alguma forma sobre o tema das homossexualidades, buscando verificar quais são as características que se repetem e aponto alguns exemplos de produções que trazem representações “diferentes”. Utilizando uma metodologia que considera o aspecto composicional do objeto analisado, juntamente com o conceito de desconstrução e elementos da teoria queer, foco a minha análise efetivamente em um único filme chamado Aqueles Dois, o qual trata a homossexualidade masculina de forma mais “positiva” e possui elementos que permitem uma análise a partir da perspectiva adotada. Por fim, estabeleço algumas considerações e questionamentos sobre a atual relação do cinema com a educação e possíveis formas de torná-lo mais “presente” não só na escola, mas na sociedade como um todo.
id UFRGS-2_a992b992513287ae575dffcc552f9a74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rossi, Elvio AntônioLouro, Guacira Lopes2010-05-11T04:16:05Z2009http://hdl.handle.net/10183/21849000738776Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cinema articulado com a educação (entendida aqui num sentido amplo), como um artefato cultural passível de análise e pedagogicamente capaz de produzir e difundir discursos. Procuro levantar uma discussão sobre as possibilidades de nomear os sujeitos representados e retomo os conceitos de identidade e diferença; representação e estereótipo, tentando esclarecer um pouco as sutis relações e as interdependências entre esses aparentes dualismos. No decorrer do estudo faço um apanhado da história do cinema brasileiro e dos filmes em formato de longa-metragem que tratam de alguma forma sobre o tema das homossexualidades, buscando verificar quais são as características que se repetem e aponto alguns exemplos de produções que trazem representações “diferentes”. Utilizando uma metodologia que considera o aspecto composicional do objeto analisado, juntamente com o conceito de desconstrução e elementos da teoria queer, foco a minha análise efetivamente em um único filme chamado Aqueles Dois, o qual trata a homossexualidade masculina de forma mais “positiva” e possui elementos que permitem uma análise a partir da perspectiva adotada. Por fim, estabeleço algumas considerações e questionamentos sobre a atual relação do cinema com a educação e possíveis formas de torná-lo mais “presente” não só na escola, mas na sociedade como um todo.application/pdfporEscolaPedagogia culturalCinemaHomossexualidadeRepresentaçãoEstereótipoIdentidadeDesconstruçãoDiferençaCinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEducação, Sexualidade e Relações de Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738776.pdf000738776.pdfTexto completoapplication/pdf338030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/1/000738776.pdfae1754c68186874b7b12c8d4b3150c9eMD51TEXT000738776.pdf.txt000738776.pdf.txtExtracted Texttext/plain142972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/2/000738776.pdf.txtca5d5be709c58e91c2193e2330e58b76MD52THUMBNAIL000738776.pdf.jpg000738776.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/3/000738776.pdf.jpg934f43c5120409991b56cea2b8d18a55MD5310183/218492018-10-17 07:47:51.107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:47:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
title Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
spellingShingle Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
Rossi, Elvio Antônio
Escola
Pedagogia cultural
Cinema
Homossexualidade
Representação
Estereótipo
Identidade
Desconstrução
Diferença
title_short Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
title_full Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
title_fullStr Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
title_full_unstemmed Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
title_sort Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
author Rossi, Elvio Antônio
author_facet Rossi, Elvio Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Elvio Antônio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Louro, Guacira Lopes
contributor_str_mv Louro, Guacira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Pedagogia cultural
Cinema
Homossexualidade
Representação
Estereótipo
Identidade
Desconstrução
Diferença
topic Escola
Pedagogia cultural
Cinema
Homossexualidade
Representação
Estereótipo
Identidade
Desconstrução
Diferença
description Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cinema articulado com a educação (entendida aqui num sentido amplo), como um artefato cultural passível de análise e pedagogicamente capaz de produzir e difundir discursos. Procuro levantar uma discussão sobre as possibilidades de nomear os sujeitos representados e retomo os conceitos de identidade e diferença; representação e estereótipo, tentando esclarecer um pouco as sutis relações e as interdependências entre esses aparentes dualismos. No decorrer do estudo faço um apanhado da história do cinema brasileiro e dos filmes em formato de longa-metragem que tratam de alguma forma sobre o tema das homossexualidades, buscando verificar quais são as características que se repetem e aponto alguns exemplos de produções que trazem representações “diferentes”. Utilizando uma metodologia que considera o aspecto composicional do objeto analisado, juntamente com o conceito de desconstrução e elementos da teoria queer, foco a minha análise efetivamente em um único filme chamado Aqueles Dois, o qual trata a homossexualidade masculina de forma mais “positiva” e possui elementos que permitem uma análise a partir da perspectiva adotada. Por fim, estabeleço algumas considerações e questionamentos sobre a atual relação do cinema com a educação e possíveis formas de torná-lo mais “presente” não só na escola, mas na sociedade como um todo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-11T04:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000738776
url http://hdl.handle.net/10183/21849
identifier_str_mv 000738776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/1/000738776.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/2/000738776.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21849/3/000738776.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae1754c68186874b7b12c8d4b3150c9e
ca5d5be709c58e91c2193e2330e58b76
934f43c5120409991b56cea2b8d18a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224393158819840