Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink, Caroline Ozório
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115699
Resumo: Esta pesquisa investiga como os membros de uma comunidade escolar compreendem a sexualidade e em que espaços, eventos e atividades se orientam espontaneamente para essa questão. Desse modo, objetiva-se (1) perceber qual o lugar ocupado pela sexualidade na escola e (2) analisar as diferentes identidades sexuais construídas no cotidiano escolar. Para tanto, foram gerados dados de cunho etnográfico através do trabalho de campo em uma escola estadual de Porto Alegre (RS), o que envolveu a observação participante de atividades escolares rotineiras, bem como a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A análise dos dados demonstra como os participantes negociam identidades sexuais no cotidiano da escola; assumindo, reconfigurando ou contestando as visões hegemônicas socio-historicamente produzidas. Observou-se que a sexualidade é vivenciada, trabalhada ou destacada pelos participantes nas ações sociais em que estão envolvidos, embora o PPP estabeleça uma separação entre a escola e as expressões sexuais dos alunos. Em suma, o estudo possibilita uma reflexão acerca do papel que a escolarização apresenta na construção das identidades sexuais dos estudantes e na (re)produção de discursos normativos sobre a sexualidade humana. Além disso, configura-se como um convite para que os professores de Língua Portuguesa e Literatura olhem juntos para a construção escolar da sexualidade, percebendo-se como sujeitos implicados nesse processo.
id UFRGS-2_a9980fc3a118b5d0ff46a74c6fc45884
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wink, Caroline OzórioBulla, Gabriela da Silva2015-04-30T01:59:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/115699000955984Esta pesquisa investiga como os membros de uma comunidade escolar compreendem a sexualidade e em que espaços, eventos e atividades se orientam espontaneamente para essa questão. Desse modo, objetiva-se (1) perceber qual o lugar ocupado pela sexualidade na escola e (2) analisar as diferentes identidades sexuais construídas no cotidiano escolar. Para tanto, foram gerados dados de cunho etnográfico através do trabalho de campo em uma escola estadual de Porto Alegre (RS), o que envolveu a observação participante de atividades escolares rotineiras, bem como a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A análise dos dados demonstra como os participantes negociam identidades sexuais no cotidiano da escola; assumindo, reconfigurando ou contestando as visões hegemônicas socio-historicamente produzidas. Observou-se que a sexualidade é vivenciada, trabalhada ou destacada pelos participantes nas ações sociais em que estão envolvidos, embora o PPP estabeleça uma separação entre a escola e as expressões sexuais dos alunos. Em suma, o estudo possibilita uma reflexão acerca do papel que a escolarização apresenta na construção das identidades sexuais dos estudantes e na (re)produção de discursos normativos sobre a sexualidade humana. Além disso, configura-se como um convite para que os professores de Língua Portuguesa e Literatura olhem juntos para a construção escolar da sexualidade, percebendo-se como sujeitos implicados nesse processo.This paper investigates how the members of a school community understand sexuality and in which spaces, events and activities they spontaneously turn to this issue. Thereby, the objectives are (1) perceive which the place of sexuality in school is and (2) analyse the different sexual identities constructed in school routine. For that, data of ethnographic nature was generated through field work at a state school in Porto Alegre (RS), this involved participant observation of daily school activities, as well as reading the political pedagogical project (PPP) of the institution. The data analysis shows how participants negotiate sexual identities in the school routine; assuming, resetting or challenging the socio-historically constructed hegemonic views. Although the PPP establishes a separation between the school and the sexual expressions of its students, it was observed that sexuality is lived, worked or highlighted by participants in the social actions in which they are involved. In sum, this study allows a reflection on the role that schooling has in the construction of students sexual identity and in the (re)production of normative discourses about human sexuality. Also, this paper appears as an invitation for the Portuguese and Literature teachers to observe together the school construction of sexuality, perceiving themselves as subjects involved in this process.application/pdfporComunidade escolarSexualidadeEscolarizaçãoIdentidade sexualPorto Alegre (RS)SexualitySchoolingIdentitiesSexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955984.pdf000955984.pdfTexto completoapplication/pdf684805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/1/000955984.pdfa4fde74c8bb2bf92a189aaaee01d6c0eMD51TEXT000955984.pdf.txt000955984.pdf.txtExtracted Texttext/plain130279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/2/000955984.pdf.txt720292423c8c8f2bf3a2e38caa764b77MD52THUMBNAIL000955984.pdf.jpg000955984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/3/000955984.pdf.jpg82acbb899d240e5b01d59cf20139fde2MD5310183/1156992022-08-06 04:49:11.250447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
title Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
spellingShingle Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
Wink, Caroline Ozório
Comunidade escolar
Sexualidade
Escolarização
Identidade sexual
Porto Alegre (RS)
Sexuality
Schooling
Identities
title_short Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
title_full Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
title_fullStr Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
title_full_unstemmed Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
title_sort Sexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegre
author Wink, Caroline Ozório
author_facet Wink, Caroline Ozório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wink, Caroline Ozório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade escolar
Sexualidade
Escolarização
Identidade sexual
Porto Alegre (RS)
topic Comunidade escolar
Sexualidade
Escolarização
Identidade sexual
Porto Alegre (RS)
Sexuality
Schooling
Identities
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Schooling
Identities
description Esta pesquisa investiga como os membros de uma comunidade escolar compreendem a sexualidade e em que espaços, eventos e atividades se orientam espontaneamente para essa questão. Desse modo, objetiva-se (1) perceber qual o lugar ocupado pela sexualidade na escola e (2) analisar as diferentes identidades sexuais construídas no cotidiano escolar. Para tanto, foram gerados dados de cunho etnográfico através do trabalho de campo em uma escola estadual de Porto Alegre (RS), o que envolveu a observação participante de atividades escolares rotineiras, bem como a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A análise dos dados demonstra como os participantes negociam identidades sexuais no cotidiano da escola; assumindo, reconfigurando ou contestando as visões hegemônicas socio-historicamente produzidas. Observou-se que a sexualidade é vivenciada, trabalhada ou destacada pelos participantes nas ações sociais em que estão envolvidos, embora o PPP estabeleça uma separação entre a escola e as expressões sexuais dos alunos. Em suma, o estudo possibilita uma reflexão acerca do papel que a escolarização apresenta na construção das identidades sexuais dos estudantes e na (re)produção de discursos normativos sobre a sexualidade humana. Além disso, configura-se como um convite para que os professores de Língua Portuguesa e Literatura olhem juntos para a construção escolar da sexualidade, percebendo-se como sujeitos implicados nesse processo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-30T01:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955984
url http://hdl.handle.net/10183/115699
identifier_str_mv 000955984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/1/000955984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/2/000955984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115699/3/000955984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4fde74c8bb2bf92a189aaaee01d6c0e
720292423c8c8f2bf3a2e38caa764b77
82acbb899d240e5b01d59cf20139fde2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483854352384