Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221659 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS. |
id |
UFRGS-2_a9f637f810805d5a1beb428c8cccf3a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221659 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Fernanda RibasHernandez, Aline Reis Calvo2021-05-28T04:26:14Z2020http://hdl.handle.net/10183/221659001125872O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS.application/pdfporDesenvolvimento ruralAgricultura familiarMemórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125872.pdf.txt001125872.pdf.txtExtracted Texttext/plain33144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/2/001125872.pdf.txt9c3931cc486e2ad03063995b949e8b4fMD52ORIGINAL001125872.pdfTexto completoapplication/pdf439866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/1/001125872.pdf224a40162f9350a4253479a308672525MD5110183/2216592021-06-13 04:33:31.456651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:33:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
title |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
spellingShingle |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) Abreu, Fernanda Ribas Desenvolvimento rural Agricultura familiar |
title_short |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
title_full |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
title_fullStr |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
title_full_unstemmed |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
title_sort |
Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo) |
author |
Abreu, Fernanda Ribas |
author_facet |
Abreu, Fernanda Ribas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Fernanda Ribas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hernandez, Aline Reis Calvo |
contributor_str_mv |
Hernandez, Aline Reis Calvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento rural Agricultura familiar |
topic |
Desenvolvimento rural Agricultura familiar |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T04:26:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221659 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125872 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221659 |
identifier_str_mv |
001125872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/2/001125872.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/1/001125872.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c3931cc486e2ad03063995b949e8b4f 224a40162f9350a4253479a308672525 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224606532501504 |