Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Fernanda Ribas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221659
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS.
id UFRGS-2_a9f637f810805d5a1beb428c8cccf3a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221659
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Fernanda RibasHernandez, Aline Reis Calvo2021-05-28T04:26:14Z2020http://hdl.handle.net/10183/221659001125872O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS.application/pdfporDesenvolvimento ruralAgricultura familiarMemórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125872.pdf.txt001125872.pdf.txtExtracted Texttext/plain33144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/2/001125872.pdf.txt9c3931cc486e2ad03063995b949e8b4fMD52ORIGINAL001125872.pdfTexto completoapplication/pdf439866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/1/001125872.pdf224a40162f9350a4253479a308672525MD5110183/2216592021-06-13 04:33:31.456651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:33:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
title Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
spellingShingle Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
Abreu, Fernanda Ribas
Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
title_short Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
title_full Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
title_fullStr Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
title_full_unstemmed Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
title_sort Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
author Abreu, Fernanda Ribas
author_facet Abreu, Fernanda Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ribas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hernandez, Aline Reis Calvo
contributor_str_mv Hernandez, Aline Reis Calvo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
topic Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
description O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:26:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221659
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125872
url http://hdl.handle.net/10183/221659
identifier_str_mv 001125872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/2/001125872.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221659/1/001125872.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c3931cc486e2ad03063995b949e8b4f
224a40162f9350a4253479a308672525
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224606532501504