Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222987 |
Resumo: | Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_aa9a021e4e26ca6c906d9b2ab9bf89b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Alexandre Fritzen daSantos, Jean Carlos Presser dos2021-06-29T04:21:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/222987001127292Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes.application/pdfporEnsino superiorMusica : TecnologiaPandemiasIsolamento socialEnsino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127292.pdf.txt001127292.pdf.txtExtracted Texttext/plain68900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/2/001127292.pdf.txt85847b7e3ed1ee3e8711fd7d63379afbMD52ORIGINAL001127292.pdfTexto completoapplication/pdf453458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/1/001127292.pdfe5b295cc60a9b901cf76a498ecac0dbeMD5110183/2229872023-05-05 03:22:45.319675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
title |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
spellingShingle |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência Rocha, Alexandre Fritzen da Ensino superior Musica : Tecnologia Pandemias Isolamento social |
title_short |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
title_full |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
title_fullStr |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
title_full_unstemmed |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
title_sort |
Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência |
author |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
author_facet |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Jean Carlos Presser dos |
contributor_str_mv |
Santos, Jean Carlos Presser dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Musica : Tecnologia Pandemias Isolamento social |
topic |
Ensino superior Musica : Tecnologia Pandemias Isolamento social |
description |
Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-29T04:21:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127292 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222987 |
identifier_str_mv |
001127292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/2/001127292.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/1/001127292.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85847b7e3ed1ee3e8711fd7d63379afb e5b295cc60a9b901cf76a498ecac0dbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224608569884672 |