Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alexandre Fritzen da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222987
Resumo: Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes.
id UFRGS-2_aa9a021e4e26ca6c906d9b2ab9bf89b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Alexandre Fritzen daSantos, Jean Carlos Presser dos2021-06-29T04:21:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/222987001127292Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes.application/pdfporEnsino superiorMusica : TecnologiaPandemiasIsolamento socialEnsino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127292.pdf.txt001127292.pdf.txtExtracted Texttext/plain68900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/2/001127292.pdf.txt85847b7e3ed1ee3e8711fd7d63379afbMD52ORIGINAL001127292.pdfTexto completoapplication/pdf453458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/1/001127292.pdfe5b295cc60a9b901cf76a498ecac0dbeMD5110183/2229872023-05-05 03:22:45.319675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
title Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
spellingShingle Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
Rocha, Alexandre Fritzen da
Ensino superior
Musica : Tecnologia
Pandemias
Isolamento social
title_short Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
title_full Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
title_fullStr Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
title_full_unstemmed Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
title_sort Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
author Rocha, Alexandre Fritzen da
author_facet Rocha, Alexandre Fritzen da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Jean Carlos Presser dos
contributor_str_mv Santos, Jean Carlos Presser dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Musica : Tecnologia
Pandemias
Isolamento social
topic Ensino superior
Musica : Tecnologia
Pandemias
Isolamento social
description Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T04:21:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127292
url http://hdl.handle.net/10183/222987
identifier_str_mv 001127292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/2/001127292.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222987/1/001127292.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85847b7e3ed1ee3e8711fd7d63379afb
e5b295cc60a9b901cf76a498ecac0dbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608569884672