Dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262779 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos resultados, foram gerados modelos de regressão e gráficos de contorno para contribuir com o pré-dimensionamento de estruturas de pavimentos com camadas de solo-cal. Observou-se um ganho significativo na capacidade estrutural quando são aplicadas espessuras de revestimentos de concreto asfáltico superiores a 10 cm. Também foi verificado que misturas de solo-cal com teores de 5% de cal calcítica compactadas na energia modificada (solo estabilizado), em comparação às estruturas similares de pavimentos com camadas de solo-cal compactadas na energia normal (solo melhorado), com teor de 3% ou estabilização com cal dolomítica, quando aplicadas as camadas de base e/ou sub-base, caracterizam pavimentos com capacidades estruturais melhores. |
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Froener, Henrique FiuzaKleinert, Thaís RadünzNunez, Washington Peres2023-07-28T03:37:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/262779001173722Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos resultados, foram gerados modelos de regressão e gráficos de contorno para contribuir com o pré-dimensionamento de estruturas de pavimentos com camadas de solo-cal. Observou-se um ganho significativo na capacidade estrutural quando são aplicadas espessuras de revestimentos de concreto asfáltico superiores a 10 cm. Também foi verificado que misturas de solo-cal com teores de 5% de cal calcítica compactadas na energia modificada (solo estabilizado), em comparação às estruturas similares de pavimentos com camadas de solo-cal compactadas na energia normal (solo melhorado), com teor de 3% ou estabilização com cal dolomítica, quando aplicadas as camadas de base e/ou sub-base, caracterizam pavimentos com capacidades estruturais melhores.The aim of this study is to assess the structural capacity of diferente pavement structures using lime-soil bases and/or sub-bases. Mechanistic analyses of two main semi-rigid structures were analyzed, one with lime-soil as the base and sub-base, and the other with a lime-soil base and granular sub-base. Futhermore, various materials and thicknesses were employed for the asphalt concrete and lime-soil layers. Regression models and contour graphs were generated from the results to contribute to the pre-design of pavement structures with lime-soil layers. It was observed that applying asphalt concrete coatings thicker than 10 cm significantly increased the structural capacity. Additionally, pavements with lime-soil mixtures containing 5% calcitic lime and compacted with modified effort (soil stabilized by lime) demonstrated superior structural capacities in comparison to similar pavement structures with lime-soil layers compacted with normal effort (modified soil) and 3% lime or dolomitic lime stabilization applied to the base and/or sub-base.application/pdfporDimensionamento de pavimentosEstabilização do soloCalLime-soilPavement pre-designMechanistic-empirical designCemented layersDimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173722.pdf.txt001173722.pdf.txtExtracted Texttext/plain66623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262779/2/001173722.pdf.txta5ae28356973dd90df2da89cdf42149eMD52ORIGINAL001173722.pdfTexto completoapplication/pdf790166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262779/1/001173722.pdf302a98dbb0d60fb9a6887853d0832ddcMD5110183/2627792023-07-29 03:36:57.389375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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