Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciana Ehlers
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270364
Resumo: Este trabalho fala da influência das emoções e como as competências socioemocionais ajudam nos contextos de sala de aula e no ensino e no aprendizado de uma segunda língua. Através de uma revisão de literatura, apresenta conceitos sobre a aprendizagem socioemocional e as competências socioemocionais de vários autores e instituições. Relatos mostram não só uma melhora no aprendizado, mas inclusive no relacionamento de professores com alunos e de alunos com alunos e consequentemente no ambiente escolar e no bem-estar do professor.
id UFRGS-2_aae015f0e19403a5ae542f034c85b651
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270364
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Luciana EhlersFontes, Ana Beatriz Arêas da Luz2023-12-19T03:24:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/270364001193116Este trabalho fala da influência das emoções e como as competências socioemocionais ajudam nos contextos de sala de aula e no ensino e no aprendizado de uma segunda língua. Através de uma revisão de literatura, apresenta conceitos sobre a aprendizagem socioemocional e as competências socioemocionais de vários autores e instituições. Relatos mostram não só uma melhora no aprendizado, mas inclusive no relacionamento de professores com alunos e de alunos com alunos e consequentemente no ambiente escolar e no bem-estar do professor.This paper discusses the influence of emotions and how social and emotional skills help in classroom contexts and second language teaching and learning. A literature review presents concepts about Social and Emotional Learning (SEL) and Social and Emotional Competences from different authors and institutions. Reports show not only improvements in learning, but also in teacher-student and student-student relationships, and consequently in the school environment and teachers’ wellbeing.application/pdfengCompetênciasAprendizagemBem-estar do professorSocial and Emotional CompetencesSocial and Emotional Learning (SEL)Teacher wellbeingSocial and emotional competences and teacher wellbeing in second language learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193116.pdf.txt001193116.pdf.txtExtracted Texttext/plain88459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270364/2/001193116.pdf.txtea0e1d8391be12fdeedaaf230b9e2d86MD52ORIGINAL001193116.pdfTexto completo (inglês)application/pdf505138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270364/1/001193116.pdf73e80dae77ed41149fdb144da77f8469MD5110183/2703642023-12-23 04:29:14.166804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-23T06:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
title Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
spellingShingle Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
Fernandes, Luciana Ehlers
Competências
Aprendizagem
Bem-estar do professor
Social and Emotional Competences
Social and Emotional Learning (SEL)
Teacher wellbeing
title_short Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
title_full Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
title_fullStr Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
title_full_unstemmed Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
title_sort Social and emotional competences and teacher wellbeing in second language learning
author Fernandes, Luciana Ehlers
author_facet Fernandes, Luciana Ehlers
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luciana Ehlers
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz
contributor_str_mv Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Aprendizagem
Bem-estar do professor
topic Competências
Aprendizagem
Bem-estar do professor
Social and Emotional Competences
Social and Emotional Learning (SEL)
Teacher wellbeing
dc.subject.eng.fl_str_mv Social and Emotional Competences
Social and Emotional Learning (SEL)
Teacher wellbeing
description Este trabalho fala da influência das emoções e como as competências socioemocionais ajudam nos contextos de sala de aula e no ensino e no aprendizado de uma segunda língua. Através de uma revisão de literatura, apresenta conceitos sobre a aprendizagem socioemocional e as competências socioemocionais de vários autores e instituições. Relatos mostram não só uma melhora no aprendizado, mas inclusive no relacionamento de professores com alunos e de alunos com alunos e consequentemente no ambiente escolar e no bem-estar do professor.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T03:24:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270364
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193116
url http://hdl.handle.net/10183/270364
identifier_str_mv 001193116
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270364/2/001193116.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270364/1/001193116.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea0e1d8391be12fdeedaaf230b9e2d86
73e80dae77ed41149fdb144da77f8469
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672925188096