Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224139 |
Resumo: | O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema. |
id |
UFRGS-2_ab54b05a12fe1b2b51fcbb1e551817b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224139 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanovello, RegianeMattana, Stéfani DutraSiqueira, André Boccasius2021-07-17T04:45:07Z20161415-8175http://hdl.handle.net/10183/224139001077592O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema.The work in question is based in the propose educational differentiated conducted with 11 students of 1st year high students of basic schools in Palmeira das Missões/RS. The educational intervention consisted of a debate on stem cell looking for interpose some perceptions for and against research with such cells. In the implemented methodology, the students played an active role in the discussion, analysis and expression of arguments, giving the modality didactic, a integralizador character in an open space for exposition and defense of various views on the subject.La obra en cuestión se basa en una propuesta educativa diferenciada hecha con 11 estudiantes de 1er año de la escuela secundaria en una escuela de educación básica de la red en Palmeira das Missões/RS. La intervención educativa consistió en un debate sobre las células madre que buscan traer algunas ideas favor y en contra de investigación con estas células. En la metodología implementada, los estudiantes jugaron un papel activo en la discusión y demostración de argumentos, dando el modo didáctico, una educación del carácter integralizador de una manera abierta espacio de exposición y defensa diversos puntos de vista sobre el tema.application/pdfporRevista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 18, n. 39 (set/dez. 2016), p. 229-240.Células-troncoEnsino médioDocênciaCiências : EnsinoTeachingPrimary EducationStem cellsProposal differentiatedDesmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”Demystifying scientific knowledge in average education : discussion “stem cells”Desmitificando el conocimiento científico de la educacion secundaria : debate “células madre”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077592.pdf.txt001077592.pdf.txtExtracted Texttext/plain32026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/2/001077592.pdf.txtf11761b79d32255c0e5e01e8ab1c0cadMD52ORIGINAL001077592.pdfTexto completoapplication/pdf460870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/1/001077592.pdf0ba4b24db1504d6b0d307456d00ccae7MD5110183/2241392021-08-18 04:50:54.340448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:50:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Demystifying scientific knowledge in average education : discussion “stem cells” |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Desmitificando el conocimiento científico de la educacion secundaria : debate “células madre” |
title |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
spellingShingle |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” Zanovello, Regiane Células-tronco Ensino médio Docência Ciências : Ensino Teaching Primary Education Stem cells Proposal differentiated |
title_short |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
title_full |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
title_fullStr |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
title_full_unstemmed |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
title_sort |
Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco” |
author |
Zanovello, Regiane |
author_facet |
Zanovello, Regiane Mattana, Stéfani Dutra Siqueira, André Boccasius |
author_role |
author |
author2 |
Mattana, Stéfani Dutra Siqueira, André Boccasius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanovello, Regiane Mattana, Stéfani Dutra Siqueira, André Boccasius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Células-tronco Ensino médio Docência Ciências : Ensino |
topic |
Células-tronco Ensino médio Docência Ciências : Ensino Teaching Primary Education Stem cells Proposal differentiated |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Primary Education Stem cells Proposal differentiated |
description |
O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-17T04:45:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224139 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8175 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077592 |
identifier_str_mv |
1415-8175 001077592 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 18, n. 39 (set/dez. 2016), p. 229-240. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/2/001077592.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/1/001077592.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f11761b79d32255c0e5e01e8ab1c0cad 0ba4b24db1504d6b0d307456d00ccae7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447752129118208 |