Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanovello, Regiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mattana, Stéfani Dutra, Siqueira, André Boccasius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224139
Resumo: O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema.
id UFRGS-2_ab54b05a12fe1b2b51fcbb1e551817b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224139
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanovello, RegianeMattana, Stéfani DutraSiqueira, André Boccasius2021-07-17T04:45:07Z20161415-8175http://hdl.handle.net/10183/224139001077592O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema.The work in question is based in the propose educational differentiated conducted with 11 students of 1st year high students of basic schools in Palmeira das Missões/RS. The educational intervention consisted of a debate on stem cell looking for interpose some perceptions for and against research with such cells. In the implemented methodology, the students played an active role in the discussion, analysis and expression of arguments, giving the modality didactic, a integralizador character in an open space for exposition and defense of various views on the subject.La obra en cuestión se basa en una propuesta educativa diferenciada hecha con 11 estudiantes de 1er año de la escuela secundaria en una escuela de educación básica de la red en Palmeira das Missões/RS. La intervención educativa consistió en un debate sobre las células madre que buscan traer algunas ideas favor y en contra de investigación con estas células. En la metodología implementada, los estudiantes jugaron un papel activo en la discusión y demostración de argumentos, dando el modo didáctico, una educación del carácter integralizador de una manera abierta espacio de exposición y defensa diversos puntos de vista sobre el tema.application/pdfporRevista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 18, n. 39 (set/dez. 2016), p. 229-240.Células-troncoEnsino médioDocênciaCiências : EnsinoTeachingPrimary EducationStem cellsProposal differentiatedDesmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”Demystifying scientific knowledge in average education : discussion “stem cells”Desmitificando el conocimiento científico de la educacion secundaria : debate “células madre”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077592.pdf.txt001077592.pdf.txtExtracted Texttext/plain32026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/2/001077592.pdf.txtf11761b79d32255c0e5e01e8ab1c0cadMD52ORIGINAL001077592.pdfTexto completoapplication/pdf460870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/1/001077592.pdf0ba4b24db1504d6b0d307456d00ccae7MD5110183/2241392021-08-18 04:50:54.340448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:50:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Demystifying scientific knowledge in average education : discussion “stem cells”
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desmitificando el conocimiento científico de la educacion secundaria : debate “células madre”
title Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
spellingShingle Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
Zanovello, Regiane
Células-tronco
Ensino médio
Docência
Ciências : Ensino
Teaching
Primary Education
Stem cells
Proposal differentiated
title_short Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
title_full Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
title_fullStr Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
title_full_unstemmed Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
title_sort Desmistificando os conhecimentos científicos no ensino médio : debate “células-tronco”
author Zanovello, Regiane
author_facet Zanovello, Regiane
Mattana, Stéfani Dutra
Siqueira, André Boccasius
author_role author
author2 Mattana, Stéfani Dutra
Siqueira, André Boccasius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanovello, Regiane
Mattana, Stéfani Dutra
Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Células-tronco
Ensino médio
Docência
Ciências : Ensino
topic Células-tronco
Ensino médio
Docência
Ciências : Ensino
Teaching
Primary Education
Stem cells
Proposal differentiated
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Primary Education
Stem cells
Proposal differentiated
description O trabalho em questão baseia-se em uma proposta educativa diferenciada realizada com 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões/ RS. A intervenção pedagógica consistiu em um debate sobre células-tronco procurando interpor algumas percepções a favor e contra pesquisas com esse tipo de células. Na metodologia implementada, os educandos tiveram papel ativo na discussão e manifestação de argumentos, dando à modalidade didática, um caráter integralizador do ensino em um espaço aberto para exposição e defesa de diversos pontos de vista sobre o tema.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-17T04:45:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224139
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077592
identifier_str_mv 1415-8175
001077592
url http://hdl.handle.net/10183/224139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 18, n. 39 (set/dez. 2016), p. 229-240.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/2/001077592.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224139/1/001077592.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f11761b79d32255c0e5e01e8ab1c0cad
0ba4b24db1504d6b0d307456d00ccae7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447752129118208