Estudo comparativo dos efeitos da variação de parâmetros geométricos de uma asa finita do tipo aerodesign através da teoria da linha sustentadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, William Szalek
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217392
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo comparativo do impacto aerodinâmico de modificações geométricas aplicadas à forma em planta de uma asa finita do tipo Aerodesign, verificando parâmetros aerodinâmicos e o comportamento das distribuições sob a envergadura da asa. A metodologia utilizada para o estudo foi a teoria da linha sustentadora clássica de Prandtl devido à sua simplicidade de aplicação e baixo custo computacional. Primeiramente foi analisada uma asa retangular real do tipo Aerodesign e comparada com uma asa teórica elíptica ideal, onde foi constatada uma discrepância considerável na eficiência aerodinâmica e no perfil de distribuição de carregamentos ao longo da envergadura. A primeira modificação geométrica analisada foi a de afilamento, onde foi observada uma distribuição mais próxima da elíptica e uma redução no arrasto induzido sob a asa. Posteriormente foi analisada a torção geométrica linear aplicada à asa, onde foi observada uma queda substancial no coeficiente de sustentação da asa, mas também uma maior proximidade da distribuição elíptica. Por último foi realizada a análise da asa com aumento no ângulo de incidência, onde foi observado o acréscimo no coeficiente de sustentação da asa e uma modificação desprezível no perfil de carregamentos sob a envergadura.
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