Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200698 |
Resumo: | Esta monografia investiga a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, servindo como Repositório Digital para o ensino de disciplinas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A intenção foi que os alunos construíssem materiais de forma coletiva, experimentando a tecnologia e a coletividade na sua formação educacional. Desta forma, o estudante acrescentou a seus saberes, diferentes aprendizados, como a socialização, trabalhar coletivamente com leitura, pesquisa e atividades, além de um conhecimento básico sobre tecnologias digitais. A fim de alcançar esses aprendizados foi proposto a produção de materiais didáticos, que podemos chamar de objetos de aprendizagem. Esses materiais voltados ao ensino foram elaborados de forma manual e virtual, entregues ao professor também manualmente ou virtualmente em uma primeira fase desta pesquisa. Os materiais virtuais produzidos foram colocados em um website, formando assim o Repositório Digital, servindo de armazenamento dos conteúdos produzidos e exercícios propostos para utilização dos estudantes, compondo a segunda fase da pesquisa. A pesquisa possibilitou uma visão ampla e positiva sobre a utilização de tecnologias digitais e trabalho coletivo para o ensino de ciências, possibilitando a construção de um processo de ensino aprendizagem, apresentando uma utilidade na formação do “ser” cidadão, preparando para a vida de um modo geral. |
id |
UFRGS-2_ab71c443ff762ccf2bd0493d6ad4e40b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattos, Guilherme Fortes deNunes, Felipe Becker2019-10-12T03:55:32Z2018http://hdl.handle.net/10183/200698001103266Esta monografia investiga a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, servindo como Repositório Digital para o ensino de disciplinas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A intenção foi que os alunos construíssem materiais de forma coletiva, experimentando a tecnologia e a coletividade na sua formação educacional. Desta forma, o estudante acrescentou a seus saberes, diferentes aprendizados, como a socialização, trabalhar coletivamente com leitura, pesquisa e atividades, além de um conhecimento básico sobre tecnologias digitais. A fim de alcançar esses aprendizados foi proposto a produção de materiais didáticos, que podemos chamar de objetos de aprendizagem. Esses materiais voltados ao ensino foram elaborados de forma manual e virtual, entregues ao professor também manualmente ou virtualmente em uma primeira fase desta pesquisa. Os materiais virtuais produzidos foram colocados em um website, formando assim o Repositório Digital, servindo de armazenamento dos conteúdos produzidos e exercícios propostos para utilização dos estudantes, compondo a segunda fase da pesquisa. A pesquisa possibilitou uma visão ampla e positiva sobre a utilização de tecnologias digitais e trabalho coletivo para o ensino de ciências, possibilitando a construção de um processo de ensino aprendizagem, apresentando uma utilidade na formação do “ser” cidadão, preparando para a vida de um modo geral.This monograph investigates the use of a Virtual Learning Environment, serving as a Digital Repository for the teaching of disciplines in the area of Natural Sciences and their Technologies. The intention is students to construct materials collectively, experimenting with technology and collectivity in their educational background. In this way, the student will add to his knowledge, different learning, such as socialization, work collectively with reading, research and activities, as well as a basic knowledge about digital technologies. In order to reach these learning it was proposed the production of didactic materials, which we can call learning objects. These teaching materials were prepared manually and virtual, delivered to the teacher also manually or virtually in a first phase of this research. The virtual materials produced were placed on a website, thus forming the Digital Repository, serving as storage of the contents produced and exercises proposed for students use, composing the second phase of the research. The research made possible a broad and positive view on the use of digital technologies and collective work for teaching of sciences, enabling the construction of a learning teaching process, presenting usefulness in the formation of the citizen being, preparing for the life, generally.application/pdfporAmbiente virtual de aprendizagemCiências da naturezaTrabalho coletivoRepositório digitalVirtual Learning EnvironmentNatural Sciences and their TechnologiesCollective workDigital RepositoryUtilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagemInformation and communication technologies : utilization by teachers of a school of the Charqueadas (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103266.pdf.txt001103266.pdf.txtExtracted Texttext/plain136618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200698/2/001103266.pdf.txte14af21a538fff5617c60e600aee2e1bMD52ORIGINAL001103266.pdfTexto completoapplication/pdf2275255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200698/1/001103266.pdffa773f23ac29682c162ec9903610e4b0MD5110183/2006982019-10-13 03:51:05.08323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Information and communication technologies : utilization by teachers of a school of the Charqueadas (RS) |
title |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
spellingShingle |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem Mattos, Guilherme Fortes de Ambiente virtual de aprendizagem Ciências da natureza Trabalho coletivo Repositório digital Virtual Learning Environment Natural Sciences and their Technologies Collective work Digital Repository |
title_short |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
title_full |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
title_fullStr |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
title_sort |
Utilização de ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências da natureza: construção coletiva e melhoria da aprendizagem |
author |
Mattos, Guilherme Fortes de |
author_facet |
Mattos, Guilherme Fortes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Guilherme Fortes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Felipe Becker |
contributor_str_mv |
Nunes, Felipe Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Ciências da natureza Trabalho coletivo Repositório digital |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Ciências da natureza Trabalho coletivo Repositório digital Virtual Learning Environment Natural Sciences and their Technologies Collective work Digital Repository |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual Learning Environment Natural Sciences and their Technologies Collective work Digital Repository |
description |
Esta monografia investiga a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, servindo como Repositório Digital para o ensino de disciplinas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A intenção foi que os alunos construíssem materiais de forma coletiva, experimentando a tecnologia e a coletividade na sua formação educacional. Desta forma, o estudante acrescentou a seus saberes, diferentes aprendizados, como a socialização, trabalhar coletivamente com leitura, pesquisa e atividades, além de um conhecimento básico sobre tecnologias digitais. A fim de alcançar esses aprendizados foi proposto a produção de materiais didáticos, que podemos chamar de objetos de aprendizagem. Esses materiais voltados ao ensino foram elaborados de forma manual e virtual, entregues ao professor também manualmente ou virtualmente em uma primeira fase desta pesquisa. Os materiais virtuais produzidos foram colocados em um website, formando assim o Repositório Digital, servindo de armazenamento dos conteúdos produzidos e exercícios propostos para utilização dos estudantes, compondo a segunda fase da pesquisa. A pesquisa possibilitou uma visão ampla e positiva sobre a utilização de tecnologias digitais e trabalho coletivo para o ensino de ciências, possibilitando a construção de um processo de ensino aprendizagem, apresentando uma utilidade na formação do “ser” cidadão, preparando para a vida de um modo geral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:55:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103266 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200698 |
identifier_str_mv |
001103266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200698/2/001103266.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200698/1/001103266.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e14af21a538fff5617c60e600aee2e1b fa773f23ac29682c162ec9903610e4b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224585618653184 |