Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nobre, Alexandre de Pontes, Gauer, Gustavo, Salles, Jerusa Fumagalli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129413
Resumo: Estímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de construção de uma tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras e avaliar o desempenho de leitores profi cientes. Foram utilizados estímulos selecionados de listas de palavras, considerando os critérios de frequência, extensão, lexicalidade e regularidade, que passaram por um processo de análise entre três juízes. Para a avaliação do desempenho, participaram 35 crianças (M = 10,80; DP = 0,83 anos) de escolas particulares de Porto Alegre e 54 adultos, divididos em dois grupos de escolaridade: até 10 anos de estudo (n = 25) e 11 ou mais anos de estudo (n = 29). Observaram- se os efeitos psicolinguísticos de lexicalidade, frequência, extensão e regularidade, indicando que os estímulos da tarefa eram apropriados. O desempenho na tarefa correlacionou-se signifi cativa e positivamente com escolaridade e hábitos de leitura e escrita. Na comparação entre grupos, observou- -se que os adultos com menor escolaridade tiveram desempenho inferior ao dos adultos com maior escolaridade e das crianças. Além de ressaltar a infl uência da idade e da escolaridade dos participantes, os dados apresentados podem auxiliar clínicos que desejam utilizar essa tarefa em uma avaliação mais aprofundada da leitura de palavras e pseudopalavras.
id UFRGS-2_ab8224212280156eb22ab24c1bed7f8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoNobre, Alexandre de PontesGauer, GustavoSalles, Jerusa Fumagalli de2015-11-10T02:41:06Z20151413-389Xhttp://hdl.handle.net/10183/129413000973863Estímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de construção de uma tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras e avaliar o desempenho de leitores profi cientes. Foram utilizados estímulos selecionados de listas de palavras, considerando os critérios de frequência, extensão, lexicalidade e regularidade, que passaram por um processo de análise entre três juízes. Para a avaliação do desempenho, participaram 35 crianças (M = 10,80; DP = 0,83 anos) de escolas particulares de Porto Alegre e 54 adultos, divididos em dois grupos de escolaridade: até 10 anos de estudo (n = 25) e 11 ou mais anos de estudo (n = 29). Observaram- se os efeitos psicolinguísticos de lexicalidade, frequência, extensão e regularidade, indicando que os estímulos da tarefa eram apropriados. O desempenho na tarefa correlacionou-se signifi cativa e positivamente com escolaridade e hábitos de leitura e escrita. Na comparação entre grupos, observou- -se que os adultos com menor escolaridade tiveram desempenho inferior ao dos adultos com maior escolaridade e das crianças. Além de ressaltar a infl uência da idade e da escolaridade dos participantes, os dados apresentados podem auxiliar clínicos que desejam utilizar essa tarefa em uma avaliação mais aprofundada da leitura de palavras e pseudopalavras.Stimuli in tasks for neuropsychological assessment of word reading should be sensitive to psycholinguistic effects and to types of errors which may indicate impaired and preserved abilities in reading. The aim of this study was to present the process of construction of a word and pseudoword reading task for adults and evaluate the performance of profi cient readers in the task. Stimuli were selected from word lists, considering the criteria of frequency, extension, lexicality and regularity, and underwent an evaluation process between judges. For the assessment of performance, 35 children (M = 10.80; SD = .83 years) from private schools in Porto Alegre, Brazil, and 54 adults, divided in two groups: 10 or less years of study (n = 25) and 11 or more years of study (n = 29). The psycholinguistic effects of lexicality, frequency, extension and regularity were observed, indicating that the stimuli were appropriate. Performance in the tasks correlated signifi cantly and positively with education and reading and writing habits. In the comparison between groups, adults with lower education exhibited lower performance compared to adults with higher education and to children. Besides highlighting the infl uence of age and education of the participants, the data may help clinicians who wish to use this task in a more detailed assessment of word reading.Los estímulos en las tareas de evaluación neuropsicológica de la lectura de palabras deben ser sensibles a los efectos psicolinguísticos y a los tipos de errores que indican procesamientos defi cientes y conservados. El objectivo de este estudio fue presentar el proceso de construcción de una tarea de lectura de palabras y pseudopalabras y el desempeño de lectores profi cientes. Se utilizó estímulos seleccionados de listas de palabras, teniendo en cuenta los criterios de frecuencia, extensión, lexicality y regularidad, que han sido sometidos a un proceso de análisis entre tres jueces. Para la evaluación del desempeño, participaron 35 niños (M = 10.80; SD = .83 años) de escuelas privadas de Porto Alegre, Brasil, y 54 adultos, divididos en dos grupos de escolaridad: hasta 10 años de estudio (n = 25) y 11 o más años de estudio (n = 29). Se observaron efectos de lexicalidad, frecuencia, extensión y regularidad, lo que indica que los estímulos de la tarea eran adecuados. El rendimiento de la tarea se correlacionó signifi cativa y positivamente con escolaridad y hábitos de lectura y escritura. En la comparación entre grupos, fue observado que el grupo de adultos con menor escolaridad ha tenido desempeño inferior al grupo de adultos con mayor escolaridad e a los niños. Además de enfatizar la infl uencia de la edad e de la escolaridad de los participantes, los datos que se presentan pueden ayudar a los clínicos que desean utilizar esta tarea en una evaluación más a fondo de la lectura de palabras.application/pdfporTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 23, n.2 (2015), p. 413-429.LeituraAvaliacao neuropsicologicaReadingNeuropsychological assessmentAdultsChildrenDual-route modelLecturaEvaluación neuropsicológicaAdultosNiñosModelo de doble-rutaConstrução da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973863.pdf000973863.pdfTexto completoapplication/pdf584972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/1/000973863.pdf58b2e7c463986a24f380ddc459a1dfeaMD51TEXT000973863.pdf.txt000973863.pdf.txtExtracted Texttext/plain58330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/2/000973863.pdf.txt581122988efd160e87bda80afbbcce04MD52THUMBNAIL000973863.pdf.jpg000973863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/3/000973863.pdf.jpg406341ed7c5af4fe37a17498109cbc29MD5310183/1294132018-10-24 09:16:52.167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
title Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
spellingShingle Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Leitura
Avaliacao neuropsicologica
Reading
Neuropsychological assessment
Adults
Children
Dual-route model
Lectura
Evaluación neuropsicológica
Adultos
Niños
Modelo de doble-ruta
title_short Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
title_full Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
title_fullStr Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
title_full_unstemmed Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
title_sort Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
author Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
author_facet Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Nobre, Alexandre de Pontes
Gauer, Gustavo
Salles, Jerusa Fumagalli de
author_role author
author2 Nobre, Alexandre de Pontes
Gauer, Gustavo
Salles, Jerusa Fumagalli de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Nobre, Alexandre de Pontes
Gauer, Gustavo
Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Avaliacao neuropsicologica
topic Leitura
Avaliacao neuropsicologica
Reading
Neuropsychological assessment
Adults
Children
Dual-route model
Lectura
Evaluación neuropsicológica
Adultos
Niños
Modelo de doble-ruta
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Neuropsychological assessment
Adults
Children
Dual-route model
dc.subject.spa.fl_str_mv Lectura
Evaluación neuropsicológica
Adultos
Niños
Modelo de doble-ruta
description Estímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de construção de uma tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras e avaliar o desempenho de leitores profi cientes. Foram utilizados estímulos selecionados de listas de palavras, considerando os critérios de frequência, extensão, lexicalidade e regularidade, que passaram por um processo de análise entre três juízes. Para a avaliação do desempenho, participaram 35 crianças (M = 10,80; DP = 0,83 anos) de escolas particulares de Porto Alegre e 54 adultos, divididos em dois grupos de escolaridade: até 10 anos de estudo (n = 25) e 11 ou mais anos de estudo (n = 29). Observaram- se os efeitos psicolinguísticos de lexicalidade, frequência, extensão e regularidade, indicando que os estímulos da tarefa eram apropriados. O desempenho na tarefa correlacionou-se signifi cativa e positivamente com escolaridade e hábitos de leitura e escrita. Na comparação entre grupos, observou- -se que os adultos com menor escolaridade tiveram desempenho inferior ao dos adultos com maior escolaridade e das crianças. Além de ressaltar a infl uência da idade e da escolaridade dos participantes, os dados apresentados podem auxiliar clínicos que desejam utilizar essa tarefa em uma avaliação mais aprofundada da leitura de palavras e pseudopalavras.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-10T02:41:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129413
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-389X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973863
identifier_str_mv 1413-389X
000973863
url http://hdl.handle.net/10183/129413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Temas em psicologia. São Paulo. Vol. 23, n.2 (2015), p. 413-429.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/1/000973863.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/2/000973863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129413/3/000973863.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58b2e7c463986a24f380ddc459a1dfea
581122988efd160e87bda80afbbcce04
406341ed7c5af4fe37a17498109cbc29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890192232448