Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfitscher, Fernando da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200192
Resumo: “era do compartilhamento” em que hoje vivemos está alterando rapidamente a forma como nos deslocamos nas cidades. Uma tendência observada a nível global é o declínio de passageiros transportados nos sistemas de ônibus, apesar da crescente população mundial. Logo, as agências de transporte devem estar atentas a essas mudanças e conhecer a demanda por serviços de transporte público para garantir sua sustentabilidade. Os milhares de dados gerados por sistemas de GPS e bilhetagem eletrônica oferecem uma oportunidade de alta praticidade e baixo custo marginal para a realização de pesquisas origem-destino embarcadas. Neste trabalho, tais dados são utilizados para a determinação de matrizes origem-destino e do carregamento de uma linha de ônibus da cidade de Guaíba (RS), em cinco dias úteis do mês de março de 2019. Os resultados gerados foram muito satisfatórios, obtendo-se uma taxa de média de 71% de destinos determinados. Tanto a distribuição dos pares nas matrizes origem-destino quanto os carregamentos críticos das viagens apresentaram comportamento semelhante em todos os dias analisados. Espera-se que a metodologia aqui aplicada possa ser posta em prática em todo o sistema e torne o planejamento de transportes mais eficiente.
id UFRGS-2_abaf09710551a4475ab27ca24ef76891
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200192
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pfitscher, Fernando da CostaMichel, Fernando Dutra2019-10-08T03:47:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/200192001103020“era do compartilhamento” em que hoje vivemos está alterando rapidamente a forma como nos deslocamos nas cidades. Uma tendência observada a nível global é o declínio de passageiros transportados nos sistemas de ônibus, apesar da crescente população mundial. Logo, as agências de transporte devem estar atentas a essas mudanças e conhecer a demanda por serviços de transporte público para garantir sua sustentabilidade. Os milhares de dados gerados por sistemas de GPS e bilhetagem eletrônica oferecem uma oportunidade de alta praticidade e baixo custo marginal para a realização de pesquisas origem-destino embarcadas. Neste trabalho, tais dados são utilizados para a determinação de matrizes origem-destino e do carregamento de uma linha de ônibus da cidade de Guaíba (RS), em cinco dias úteis do mês de março de 2019. Os resultados gerados foram muito satisfatórios, obtendo-se uma taxa de média de 71% de destinos determinados. Tanto a distribuição dos pares nas matrizes origem-destino quanto os carregamentos críticos das viagens apresentaram comportamento semelhante em todos os dias analisados. Espera-se que a metodologia aqui aplicada possa ser posta em prática em todo o sistema e torne o planejamento de transportes mais eficiente.The "age of sharing" we are living in today is rapidly changing the way we move in the cities. A trend observed globally is the decline of passengers transported in bus systems, despite the growing world population. Therefore, transportation agencies must be aware of these changes and know the demand for public transportation services to ensure their sustainability. The thousands of data generated by GPS systems and automatic fare collection offer an opportunity of high practicality and low marginal cost to carry out on-board origin-destination surveys. In this work, such data are used to the determination of origin-destination matrices and passenger load of a bus line from the city of Guaíba (RS), in five working days of March, 2019. The generated results were very satisfactory, an average rate of 71% of destinations was determined. Both the distribution of the pairs in the origin-destination matrices and the critical loads of the trips presented similar behavior in all analyzed days. It is hoped that the methodology applied here can be implemented throughout the system and make transportation planning more efficient.application/pdfporEngenharia de transportesÔnibusTransporte públicoOn-board origin-destination surveyOrigin-destination matrixPassenger loadPublic transportationCriação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103020.pdf.txt001103020.pdf.txtExtracted Texttext/plain162559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200192/2/001103020.pdf.txtc022b47acdb09c77a9af888ad22cc0f3MD52ORIGINAL001103020.pdfTexto completoapplication/pdf2242038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200192/1/001103020.pdf228b51af4b74cfef0d614ccb60a4e589MD5110183/2001922019-10-09 03:47:45.297619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-09T06:47:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
title Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
spellingShingle Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
Pfitscher, Fernando da Costa
Engenharia de transportes
Ônibus
Transporte público
On-board origin-destination survey
Origin-destination matrix
Passenger load
Public transportation
title_short Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
title_full Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
title_fullStr Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
title_full_unstemmed Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
title_sort Criação de matrizes origem-destino embarcadas com dados de bilhetagem eletrônica e GPS
author Pfitscher, Fernando da Costa
author_facet Pfitscher, Fernando da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfitscher, Fernando da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Michel, Fernando Dutra
contributor_str_mv Michel, Fernando Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
Ônibus
Transporte público
topic Engenharia de transportes
Ônibus
Transporte público
On-board origin-destination survey
Origin-destination matrix
Passenger load
Public transportation
dc.subject.eng.fl_str_mv On-board origin-destination survey
Origin-destination matrix
Passenger load
Public transportation
description “era do compartilhamento” em que hoje vivemos está alterando rapidamente a forma como nos deslocamos nas cidades. Uma tendência observada a nível global é o declínio de passageiros transportados nos sistemas de ônibus, apesar da crescente população mundial. Logo, as agências de transporte devem estar atentas a essas mudanças e conhecer a demanda por serviços de transporte público para garantir sua sustentabilidade. Os milhares de dados gerados por sistemas de GPS e bilhetagem eletrônica oferecem uma oportunidade de alta praticidade e baixo custo marginal para a realização de pesquisas origem-destino embarcadas. Neste trabalho, tais dados são utilizados para a determinação de matrizes origem-destino e do carregamento de uma linha de ônibus da cidade de Guaíba (RS), em cinco dias úteis do mês de março de 2019. Os resultados gerados foram muito satisfatórios, obtendo-se uma taxa de média de 71% de destinos determinados. Tanto a distribuição dos pares nas matrizes origem-destino quanto os carregamentos críticos das viagens apresentaram comportamento semelhante em todos os dias analisados. Espera-se que a metodologia aqui aplicada possa ser posta em prática em todo o sistema e torne o planejamento de transportes mais eficiente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T03:47:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200192
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103020
url http://hdl.handle.net/10183/200192
identifier_str_mv 001103020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200192/2/001103020.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200192/1/001103020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c022b47acdb09c77a9af888ad22cc0f3
228b51af4b74cfef0d614ccb60a4e589
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447252668252160