O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justo, Patrícia Meinhardt
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149496
Resumo: Introdução: Para atender à demanda da formação de um profissional da saúde crítico, humanístico e reflexivo, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reestruturou seu currículo a partir de 2005, instituindo os estágios curriculares supervisionados nos serviços do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar como o estagiário, estudante de graduação em Odontologia pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) (percepção dos estudantes de graduação em Odontologia da UFRGS e dos cirurgiões-dentistas preceptores do estágio curricular na APS desta Universidade). Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), cuja coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas (10 estudantes e 10 preceptores). Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS e do Grupo Hospitalar Conceição. Resultados: A presença dos estagiários com conhecimento de ponta, trazidos da universidade, propicia uma atualização permanente dos trabalhadores da saúde que convivem com eles, visto que estão em transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho. O perfil questionador do estudante que vem de fora do serviço instiga a equipe a refletir sobre o fazer saúde e a buscar a melhoria dos serviços. O aluno engajado à equipe potencializa tecnicamente o atendimento às demandas de saúde bucal da UBS. As vivências anteriores na graduação e a maneira de se relacionar com a equipe vão influir no processo de aceitação ou integração deste estagiário, tanto pelos colegas como pela comunidade que usufrui de seus serviços. Considerações Finais: O estagiário pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde por trazer conhecimentos atualizados, propiciando uma atualização permanente dos trabalhadores do SUS; por instigar a equipe a repensar sobre o fazer saúde e pela busca da melhoria dos serviços para seus usuários (perfil observador e problematizador do estagiário); por potencializar a resolutividade da atenção à saúde bucal oferecida aos usuários do SUS, além de fortalecer o processo de trabalho ao conseguir estabelecer vínculos com a equipe e com os usuários.
id UFRGS-2_abb846a4eff1ac1ec72b99bfc6be6faa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149496
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Justo, Patrícia MeinhardtToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2016-11-08T02:13:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/149496001005848Introdução: Para atender à demanda da formação de um profissional da saúde crítico, humanístico e reflexivo, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reestruturou seu currículo a partir de 2005, instituindo os estágios curriculares supervisionados nos serviços do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar como o estagiário, estudante de graduação em Odontologia pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) (percepção dos estudantes de graduação em Odontologia da UFRGS e dos cirurgiões-dentistas preceptores do estágio curricular na APS desta Universidade). Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), cuja coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas (10 estudantes e 10 preceptores). Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS e do Grupo Hospitalar Conceição. Resultados: A presença dos estagiários com conhecimento de ponta, trazidos da universidade, propicia uma atualização permanente dos trabalhadores da saúde que convivem com eles, visto que estão em transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho. O perfil questionador do estudante que vem de fora do serviço instiga a equipe a refletir sobre o fazer saúde e a buscar a melhoria dos serviços. O aluno engajado à equipe potencializa tecnicamente o atendimento às demandas de saúde bucal da UBS. As vivências anteriores na graduação e a maneira de se relacionar com a equipe vão influir no processo de aceitação ou integração deste estagiário, tanto pelos colegas como pela comunidade que usufrui de seus serviços. Considerações Finais: O estagiário pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde por trazer conhecimentos atualizados, propiciando uma atualização permanente dos trabalhadores do SUS; por instigar a equipe a repensar sobre o fazer saúde e pela busca da melhoria dos serviços para seus usuários (perfil observador e problematizador do estagiário); por potencializar a resolutividade da atenção à saúde bucal oferecida aos usuários do SUS, além de fortalecer o processo de trabalho ao conseguir estabelecer vínculos com a equipe e com os usuários.application/pdfporAtenção primária à saúdeFormação profissionalSistema Único de SaúdeO estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001005848.pdf.txt001005848.pdf.txtExtracted Texttext/plain81606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149496/2/001005848.pdf.txta0fa5f6267465fc8bede258eb7821247MD52ORIGINAL001005848.pdf001005848.pdfTexto completoapplication/pdf433388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149496/1/001005848.pdfbcd3bb1212507a7cf2ba9dab2990b8e4MD5110183/1494962023-08-24 03:34:13.995514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149496Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:34:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
title O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
spellingShingle O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
Justo, Patrícia Meinhardt
Atenção primária à saúde
Formação profissional
Sistema Único de Saúde
title_short O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
title_full O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
title_fullStr O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
title_full_unstemmed O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
title_sort O estágio curricular em odontologia na atenção primária á [sic] saúde e a relação com o processo de trabalho da equipe multiprofissional
author Justo, Patrícia Meinhardt
author_facet Justo, Patrícia Meinhardt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justo, Patrícia Meinhardt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
contributor_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Formação profissional
Sistema Único de Saúde
topic Atenção primária à saúde
Formação profissional
Sistema Único de Saúde
description Introdução: Para atender à demanda da formação de um profissional da saúde crítico, humanístico e reflexivo, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reestruturou seu currículo a partir de 2005, instituindo os estágios curriculares supervisionados nos serviços do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar como o estagiário, estudante de graduação em Odontologia pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) (percepção dos estudantes de graduação em Odontologia da UFRGS e dos cirurgiões-dentistas preceptores do estágio curricular na APS desta Universidade). Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), cuja coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas (10 estudantes e 10 preceptores). Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS e do Grupo Hospitalar Conceição. Resultados: A presença dos estagiários com conhecimento de ponta, trazidos da universidade, propicia uma atualização permanente dos trabalhadores da saúde que convivem com eles, visto que estão em transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho. O perfil questionador do estudante que vem de fora do serviço instiga a equipe a refletir sobre o fazer saúde e a buscar a melhoria dos serviços. O aluno engajado à equipe potencializa tecnicamente o atendimento às demandas de saúde bucal da UBS. As vivências anteriores na graduação e a maneira de se relacionar com a equipe vão influir no processo de aceitação ou integração deste estagiário, tanto pelos colegas como pela comunidade que usufrui de seus serviços. Considerações Finais: O estagiário pode afetar o processo de trabalho das equipes de saúde por trazer conhecimentos atualizados, propiciando uma atualização permanente dos trabalhadores do SUS; por instigar a equipe a repensar sobre o fazer saúde e pela busca da melhoria dos serviços para seus usuários (perfil observador e problematizador do estagiário); por potencializar a resolutividade da atenção à saúde bucal oferecida aos usuários do SUS, além de fortalecer o processo de trabalho ao conseguir estabelecer vínculos com a equipe e com os usuários.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-08T02:13:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149496
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005848
url http://hdl.handle.net/10183/149496
identifier_str_mv 001005848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149496/2/001005848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149496/1/001005848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0fa5f6267465fc8bede258eb7821247
bcd3bb1212507a7cf2ba9dab2990b8e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224519381155840