Otimização de equipes de prestação de serviços : um estudo de caso na área de suporte à micro informática
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26589 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma abordagem que utiliza simulação para o estudo de empresas prestadoras de serviços. A abordagem é ilustrada através de um estudo de caso, realizado em uma empresa prestadora de serviços de manutenção de computadores. Utilizando a abordagem proposta, foi possível gerar cenários e simular os serviços prestados. O estudo possibilitou identificar (i) o melhor dimensionamento das equipes de front office e back office, (ii) a melhor distribuição dos funcionários, que conduz a maior produtividade, e (iii) a qualificação mais adequada para a equipe, que minimiza custos operacionais. Também foi possível realizar uma análise do lead-time, o que permitiu identificar as operações críticas e estabelecer um plano de melhorias para agilizar o atendimento ao cliente. |
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Ilha, Luís Augusto da CostaRibeiro, Jose Luis Duarte2010-11-06T04:22:09Z20021516-3660http://hdl.handle.net/10183/26589000432558Este artigo apresenta uma abordagem que utiliza simulação para o estudo de empresas prestadoras de serviços. A abordagem é ilustrada através de um estudo de caso, realizado em uma empresa prestadora de serviços de manutenção de computadores. Utilizando a abordagem proposta, foi possível gerar cenários e simular os serviços prestados. O estudo possibilitou identificar (i) o melhor dimensionamento das equipes de front office e back office, (ii) a melhor distribuição dos funcionários, que conduz a maior produtividade, e (iii) a qualificação mais adequada para a equipe, que minimiza custos operacionais. Também foi possível realizar uma análise do lead-time, o que permitiu identificar as operações críticas e estabelecer um plano de melhorias para agilizar o atendimento ao cliente.This paper presents a simulation based approach for the study of service companies. The approach is illustrated through a case study conducted on a personal computer maintenance company. Using the proposed approach, it was possible to create scenarios and to simulate the maintenance service. The study allowed the identification of: (i) the best size for the front and back office teams, (ii) the best distribution for front/back office employees, which conduct to an increase in productivity, and (iii) the appropriate quality level for the service team, which conducts to a reduction in operational costs. It was also possible to perform an analysis of lead-times, which allows to identify the critical processes and to establish an improvement plan.application/pdfporProduto & produção. Vol. 6, n. 2 (jun. 2002), p. 19-30Prestação de serviçosGestãoServicesModellingSimulationProductivityOtimização de equipes de prestação de serviços : um estudo de caso na área de suporte à micro informáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000432558.pdf000432558.pdfTexto completoapplication/pdf145410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26589/1/000432558.pdfdafdfaf5d59df7998cf9b64ffd2d6826MD51TEXT000432558.pdf.txt000432558.pdf.txtExtracted Texttext/plain44476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26589/2/000432558.pdf.txtb174f1ad625f59660482f6a9d7b7cb03MD52THUMBNAIL000432558.pdf.jpg000432558.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26589/3/000432558.pdf.jpgba61ef44d41eaaeb973f20a9d1f51eb6MD5310183/265892018-10-11 08:30:40.089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:30:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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