Qual o meu futuro no teatro ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mayara Teixeira Furtado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252491
Resumo: Este texto é um relato e análise da trajetória de uma aluna da graduação no curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os percursos da aluna foram abordados desde sua relevância para a mesma, evidenciando os caminhos percorridos e as barreiras enfrentadas sendo ela uma estudante negra, de origem pobre e periférica. O texto tem também como mote a pergunta: Qual o meu futuro no Teatro? Pergunta esta que deu título a pesquisa e possibilitou a produção de algumas ideias sob forma de respostas. A estudante aborda seu encontro e formação com os/as colegas com quem criou a rede Espiralar Encruza, entendido como um espaço/ambiente onde se tornou possível para a mesma trilhar seus sonhos e prospectar futuros. Como considerações finais, considera-se importante ressaltar a importância ideia de uma construção de coletividade em redes como potência para o fortalecimento de pesquisas e continuidade de trabalhos artísticos.
id UFRGS-2_ac322bf4969e0dd2c2646742b0413640
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252491
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Mayara Teixeira FurtadoAlcântara, Celina Nunes de2022-12-07T04:54:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/252491001154814Este texto é um relato e análise da trajetória de uma aluna da graduação no curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os percursos da aluna foram abordados desde sua relevância para a mesma, evidenciando os caminhos percorridos e as barreiras enfrentadas sendo ela uma estudante negra, de origem pobre e periférica. O texto tem também como mote a pergunta: Qual o meu futuro no Teatro? Pergunta esta que deu título a pesquisa e possibilitou a produção de algumas ideias sob forma de respostas. A estudante aborda seu encontro e formação com os/as colegas com quem criou a rede Espiralar Encruza, entendido como um espaço/ambiente onde se tornou possível para a mesma trilhar seus sonhos e prospectar futuros. Como considerações finais, considera-se importante ressaltar a importância ideia de uma construção de coletividade em redes como potência para o fortalecimento de pesquisas e continuidade de trabalhos artísticos.This text is a report and analysis of the trajectory of an undergraduate student in the Theater course of the Federal University of Rio Grande do Sul. The student's paths were approached from their relevance to her, highlighting the paths taken and the barriers faced as she is a black student, from a poor and peripheral origin. The text also has as its motto the question: What is my future in the Theater? question that gave the research its title and provided some ideas in the form of answers. The student discusses her meeting and formation with the colleagues with whom she created the Espiralar Encruza network, which is understood as a space/environment where it became possible for her to tread her dreams and prospect futures. As final considerations, it is important to emphasize the importance of building a collectivity in networks for the strengthening of research and the continuity of artistic works.application/pdfporTeatroTeatro negroArtes cênicasFuturoBlack theaterBlack performing artsEspiralar EncruzaFutureQual o meu futuro no teatro ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154814.pdf.txt001154814.pdf.txtExtracted Texttext/plain154071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252491/2/001154814.pdf.txt6b2c47bf091ed965556788891478e088MD52ORIGINAL001154814.pdfTexto completoapplication/pdf13283721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252491/1/001154814.pdfafb9924d3d46bc5cb784bac80523fe74MD5110183/2524912022-12-08 06:03:57.450947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-08T08:03:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qual o meu futuro no teatro ?
title Qual o meu futuro no teatro ?
spellingShingle Qual o meu futuro no teatro ?
Marques, Mayara Teixeira Furtado
Teatro
Teatro negro
Artes cênicas
Futuro
Black theater
Black performing arts
Espiralar Encruza
Future
title_short Qual o meu futuro no teatro ?
title_full Qual o meu futuro no teatro ?
title_fullStr Qual o meu futuro no teatro ?
title_full_unstemmed Qual o meu futuro no teatro ?
title_sort Qual o meu futuro no teatro ?
author Marques, Mayara Teixeira Furtado
author_facet Marques, Mayara Teixeira Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mayara Teixeira Furtado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro negro
Artes cênicas
Futuro
topic Teatro
Teatro negro
Artes cênicas
Futuro
Black theater
Black performing arts
Espiralar Encruza
Future
dc.subject.eng.fl_str_mv Black theater
Black performing arts
Espiralar Encruza
Future
description Este texto é um relato e análise da trajetória de uma aluna da graduação no curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os percursos da aluna foram abordados desde sua relevância para a mesma, evidenciando os caminhos percorridos e as barreiras enfrentadas sendo ela uma estudante negra, de origem pobre e periférica. O texto tem também como mote a pergunta: Qual o meu futuro no Teatro? Pergunta esta que deu título a pesquisa e possibilitou a produção de algumas ideias sob forma de respostas. A estudante aborda seu encontro e formação com os/as colegas com quem criou a rede Espiralar Encruza, entendido como um espaço/ambiente onde se tornou possível para a mesma trilhar seus sonhos e prospectar futuros. Como considerações finais, considera-se importante ressaltar a importância ideia de uma construção de coletividade em redes como potência para o fortalecimento de pesquisas e continuidade de trabalhos artísticos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T04:54:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252491
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154814
url http://hdl.handle.net/10183/252491
identifier_str_mv 001154814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252491/2/001154814.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252491/1/001154814.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b2c47bf091ed965556788891478e088
afb9924d3d46bc5cb784bac80523fe74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447325913382912