Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Donatela Dourado
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lima, Maria Alice Dias da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49508
Resumo: Aborda-se a visão dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observação participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econômico e funcional. A organização do serviço e a competência profissional determinaram facilidades com relação ao acolhimento, levando à satisfação dos usuários. Má recepção e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacitação para o acolhimento, implantação de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipação da abertura do prédio para marcação de consultas e priorização de atendimento aos moradores da área de atuação.
id UFRGS-2_ac66340b66a38ebefccc3f4df56e7b55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49508
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Donatela DouradoLima, Maria Alice Dias da Silva2012-06-09T01:35:47Z20030102-311Xhttp://hdl.handle.net/10183/49508000390144Aborda-se a visão dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observação participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econômico e funcional. A organização do serviço e a competência profissional determinaram facilidades com relação ao acolhimento, levando à satisfação dos usuários. Má recepção e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacitação para o acolhimento, implantação de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipação da abertura do prédio para marcação de consultas e priorização de atendimento aos moradores da área de atuação.This study focuses on users’ views of factors influencing quality of care at a health care unit in the city of Porto Alegre, relating to access and receptivity. The data were collected using a semi-structured interview and participatory observation and treated using thematic analysis. The results compare ease and difficulties in geographic, economic, and functional access. Organization of services and professional competency were determinant factors in ease of reception, leading to user satisfaction. Poor reception and unsatisfactory professional performance were identified as difficulties. The study concluded that there is a need to increase the professional staff, train them in receiving users, implement a complementary modality for dental care, open the facility earlier for scheduling appointments, and prioritize care for residents of the catchment area.application/pdfporCadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 27-34Unidade de saúdePacientesAcesso aos serviços de saúdeHealth services accessibilityServices evaluationQuality of health careAcesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BrasilHealth care access and receptivity to users in a unit in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000390144.pdf000390144.pdfTexto completoapplication/pdf67407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/1/000390144.pdfdfd15ab1fef13826d00e4e14bfae92feMD51TEXT000390144.pdf.txt000390144.pdf.txtExtracted Texttext/plain38651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/2/000390144.pdf.txt35bf6bce016f5fe145e5f37041f719efMD52THUMBNAIL000390144.pdf.jpg000390144.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/3/000390144.pdf.jpg5db0e645f9af19b849741050288e1792MD5310183/495082018-10-08 09:30:35.721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:30:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health care access and receptivity to users in a unit in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
title Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
spellingShingle Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Ramos, Donatela Dourado
Unidade de saúde
Pacientes
Acesso aos serviços de saúde
Health services accessibility
Services evaluation
Quality of health care
title_short Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
title_full Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
title_fullStr Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
title_full_unstemmed Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
title_sort Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
author Ramos, Donatela Dourado
author_facet Ramos, Donatela Dourado
Lima, Maria Alice Dias da Silva
author_role author
author2 Lima, Maria Alice Dias da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Donatela Dourado
Lima, Maria Alice Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade de saúde
Pacientes
Acesso aos serviços de saúde
topic Unidade de saúde
Pacientes
Acesso aos serviços de saúde
Health services accessibility
Services evaluation
Quality of health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Health services accessibility
Services evaluation
Quality of health care
description Aborda-se a visão dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observação participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econômico e funcional. A organização do serviço e a competência profissional determinaram facilidades com relação ao acolhimento, levando à satisfação dos usuários. Má recepção e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacitação para o acolhimento, implantação de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipação da abertura do prédio para marcação de consultas e priorização de atendimento aos moradores da área de atuação.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-09T01:35:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49508
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-311X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000390144
identifier_str_mv 0102-311X
000390144
url http://hdl.handle.net/10183/49508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 27-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/1/000390144.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/2/000390144.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49508/3/000390144.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfd15ab1fef13826d00e4e14bfae92fe
35bf6bce016f5fe145e5f37041f719ef
5db0e645f9af19b849741050288e1792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224759000694784