Entre Brasil e Portugal: como estudantes brasileiros de universidades portuguesas percebem o valor de objetividade jornalística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Taciana Farias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253755
Resumo: O estudo aborda a relação do valor de objetividade através da percepção dos alunos brasileiros estudantes de comunicação nas universidades portuguesas. Dessa forma, o objetivo geral é investigar as diferentes percepções de estudantes brasileiros de jornalismo sobre a objetividade no jornalismo luso, trazendo uma discussão sobre os conceitos de objetividade e reconhecendo aspectos culturais percebidos na produção jornalística brasileira e portuguesa. A discussão teórica engloba conceitos de objetividade, subjetividade e intersubjetividade, bem como a análise dos manuais e livros de estilo e redação de jornais de referência do Brasil e de Portugal. Referente à pesquisa empírica, qualitativa, a técnica selecionada para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com dez estudantes brasileiros de seis universidades portuguesas selecionadas. A análise das entrevistas se dividiu em três partes: 1) percepção dos entrevistados sobre o valor de objetividade e sobre as universidades portuguesas, 2) percepção dos entrevistados em relação a outros critérios e princípios essenciais para o jornalismo e 3) percepção dos entrevistados sobre semelhanças e diferenças no jornalismo brasileiro e português. A partir da análise das entrevistas, percebeu-se que o valor de objetividade é citado em sala de aula, mas há pouco debate e aprofundamento teórico sobre a questão. Reconhece-se também que o valor predomina no seu sentido prático e técnico, associado muito mais aos aspectos textuais do que à reflexão e discussão do conceito.
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