O impacto do PIBID/UFRGS-Educação Física-anos iniciais na aptidão física em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jacson Severo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133526
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral verificar o impacto de aulas de educação física escolar, desenvolvidas no âmbito do projeto PIBID / UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais, na aptidão física relacionada à saúde e ao esporte. Os objetivos específicos são os seguintes: Apresentar o contexto da Educação Física escolar na Escola Estadual de 1° Grau Cândido Portinari; Comparar níveis pré e pós-teste de aptidão física relacionada à saúde e ao esporte das crianças do 5° ano do ensino fundamental com idades entre 10 e 12 anos. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa avaliativa somativa, pois através da comparação entre os níveis pré e pós-teste do único grupo, após uma intervenção de 40 aulas de educação física, é possível verificar o impacto de aulas de educação física escolar na aptidão física relacionada à saúde e ao esporte desses escolares. O delineamento adotado foi descritivo quantitativo e para isso utilizou a técnica de probabilidade relativa (dimensão do efeito) avaliado através do processo de valoração definido o percentual de 30% de incremento dos índices iniciais. Participaram desse estudo 18 crianças entre 10 e 12 anos de idade que formam o 5° ano de ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Cândido Portinari, em Porto Alegre/RS, sendo 7 meninos e 11 meninas. A ferramenta para coleta e análise dos dados foi o PROESP-BR, sendo suas variáveis as seguintes: medidas corporais, através da massa corporal total, estatura, envergadura e IMC (Índice de Massa Corporal); flexibilidade, através do teste sentar-e-alcançar sem o banco; força-resistência abdominal, através do teste Sit Up em 1 minuto; força explosiva de membros inferiores, através do salto horizontal; força explosiva de membros superiores, através do arremesso de Medicineball; agilidade, através do teste do quadrado; velocidade, através da corrida de vinte (20) metros; e resistência geral, através da corrida de seis (6) minutos. Os dados coletados foram comparados com as médias nacionais (variáveis do estudo) propostas no PROESP-BR. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: 71,4% dos estudantes melhoraram seus índices em relação ao IMC e à flexibilidade, porém grande parte dos escolares não melhorou seu desempenho nas zonas de classificação em relação à resistência cardiorrespiratória e força/resistência muscular. No que se refere à aptidão física relacionada ao esporte, foi observado um aumento considerável no rendimento dos estudantes em cada variável analisada: na força de membros superiores 50% dos avaliados melhoraram sua classificação, enquanto que na velocidade o percentual de escolares nessa condição foi de 35,7%. Em relação à força de membros inferiores e agilidade, os percentuais de estudantes que apresentaram melhores índices no pós-teste foi de 42,8 % e 71,4 % respectivamente. Os dados analisados sugerem a necessidade de alterações na metodologia de ensino desenvolvida no projeto PIBID / UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais para que as atividades desenvolvidas provoquem um efeito positivo sobre a aptidão física relacionada à saúde e ao esporte nos escolares.
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O delineamento adotado foi descritivo quantitativo e para isso utilizou a técnica de probabilidade relativa (dimensão do efeito) avaliado através do processo de valoração definido o percentual de 30% de incremento dos índices iniciais. Participaram desse estudo 18 crianças entre 10 e 12 anos de idade que formam o 5° ano de ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Cândido Portinari, em Porto Alegre/RS, sendo 7 meninos e 11 meninas. A ferramenta para coleta e análise dos dados foi o PROESP-BR, sendo suas variáveis as seguintes: medidas corporais, através da massa corporal total, estatura, envergadura e IMC (Índice de Massa Corporal); flexibilidade, através do teste sentar-e-alcançar sem o banco; força-resistência abdominal, através do teste Sit Up em 1 minuto; força explosiva de membros inferiores, através do salto horizontal; força explosiva de membros superiores, através do arremesso de Medicineball; agilidade, através do teste do quadrado; velocidade, através da corrida de vinte (20) metros; e resistência geral, através da corrida de seis (6) minutos. Os dados coletados foram comparados com as médias nacionais (variáveis do estudo) propostas no PROESP-BR. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: 71,4% dos estudantes melhoraram seus índices em relação ao IMC e à flexibilidade, porém grande parte dos escolares não melhorou seu desempenho nas zonas de classificação em relação à resistência cardiorrespiratória e força/resistência muscular. No que se refere à aptidão física relacionada ao esporte, foi observado um aumento considerável no rendimento dos estudantes em cada variável analisada: na força de membros superiores 50% dos avaliados melhoraram sua classificação, enquanto que na velocidade o percentual de escolares nessa condição foi de 35,7%. Em relação à força de membros inferiores e agilidade, os percentuais de estudantes que apresentaram melhores índices no pós-teste foi de 42,8 % e 71,4 % respectivamente. Os dados analisados sugerem a necessidade de alterações na metodologia de ensino desenvolvida no projeto PIBID / UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais para que as atividades desenvolvidas provoquem um efeito positivo sobre a aptidão física relacionada à saúde e ao esporte nos escolares.This study has the general objective to verify the impact of school physical education classes, carried out under the project PIBID / UFRGS - Physical Education / Early Years, physical fitness and health and sports. The specific objectives are as follows: Present School Physical Education in the context of the State School 1st Grade Candido Portinari; Compare pre and physical fitness levels of post-test related to health and sport of children of the 5th grade of elementary school aged between 10 and 12 years. This study is characterized as a summative evaluation research, because by comparing the pre levels and post-test single group, after an intervention of 40 physical education classes, you can check the impact of school physical education classes in physical fitness health-related and sports such school. The quantitative descriptive study design was used and for this the technique of relative probability (effect size) measured by the evaluation process defined percentage of 30% increase of the initial levels. Participated in this study 18 children between 10 and 12 years old that form the 5th year of elementary school at the State School 1st Grade Candido Portinari, in Porto Alegre / RS, 7 boys and 11 girls. The tool for collecting and analyzing data was PROESP-US, and its the following variables: body measurements, by total body weight, height, size and BMI (Body Mass Index); flexibility through test sit-and-reach without the bank; Abdominal resistance force through the test Sit Up 1 minute; explosive force of lower limbs through the standing long jump; explosive strength of upper limbs, through Medicineball pitch; agility through the square test; speed through the race twenty (20) meters; and the overall resistance through the race of six (6) minutes. The collected data were compared with national averages (study variables) proposed in PROESP-BR. The main results were as follows: 71.4% of students improved their ratios in relation to BMI and flexibility, but most of the schools did not improve their performance in the classification of zones in relation to cardiorespiratory endurance and muscular strength / endurance. With regard to physical fitness related to sports, it was observed a considerable increase in student performance on each variable analyzed: the strength of upper limb 50% of the evaluated improved their rating, while the speed the school percentage this condition was 35.7%. In relation to lower limb strength and agility, the percentage of students who had better rates in the post-test was 42.8% and 71.4% respectively. The data suggest the need for changes in teaching methodology developed in the project PIBID / UFRGS - Physical Education / Early Years to the activities cause a positive effect on physical fitness related to health and sport in school.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalPhysical fitnessPhysical education and healthPhysical education in the early years of elementary schoolPIBID / physical educationEarly yearsO impacto do PIBID/UFRGS-Educação Física-anos iniciais na aptidão física em escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984185.pdf000984185.pdfTexto completoapplication/pdf723469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133526/1/000984185.pdf035c1a6ccaaa2ceff57486a26c7a555dMD51TEXT000984185.pdf.txt000984185.pdf.txtExtracted Texttext/plain87902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133526/2/000984185.pdf.txt8652222757b454b595cce30ca08ec2ccMD52THUMBNAIL000984185.pdf.jpg000984185.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133526/3/000984185.pdf.jpg0c615fed64dae407284e7b27989ac624MD5310183/1335262018-10-26 10:08:52.464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:08:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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