Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132052 |
Resumo: | O artigo discute as aproximações e especificidades das noções de consumo, sentidos, usos e apropriações, conceitos tão caros para os estudos do chamado campo da recepção, principalmente da vertente latino-americana. Na reflexão são incluídas ainda, as distinções entre recepção e consumo midiático. Toma-se por base as proposições de García Canclini e Martín-Barbero, amparando-se ainda em definições de dicionários de filosofia e sociologia. A intenção é contribuir para o debate com algumas acepções, sobreposições e contradições destes termos para apresentar uma proposta que os distinga enquanto processo de aquisição simbólica de produtos midiáticos. Palavras-chave |
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Schmitz, Daniela Maria2016-01-20T02:40:20Z20151807-8583http://hdl.handle.net/10183/132052000981931O artigo discute as aproximações e especificidades das noções de consumo, sentidos, usos e apropriações, conceitos tão caros para os estudos do chamado campo da recepção, principalmente da vertente latino-americana. Na reflexão são incluídas ainda, as distinções entre recepção e consumo midiático. Toma-se por base as proposições de García Canclini e Martín-Barbero, amparando-se ainda em definições de dicionários de filosofia e sociologia. A intenção é contribuir para o debate com algumas acepções, sobreposições e contradições destes termos para apresentar uma proposta que os distinga enquanto processo de aquisição simbólica de produtos midiáticos. Palavras-chaveThe article discusses the approaches and specificities of the meanings of consumption, senses, uses and appropriations, key concepts to the studies of the field called reception, especially the Latin American branch. Furthermore, addressed the differences between reception and media consumption. The proposals of García Canclini and Martín-Barbero are used as a basis, as well as definitions of philosophy and sociology dictionaries. The expected is to contribute to the debate with some meanings, overlaps and contradictions of these terms to present a proposal that distinguishes them as a process of symbolic acquisition of media products.application/pdfporIntexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 255-275Estudos de recepçãoReceptionMedia consumptionUse (concept)Sense (concept)Appropriation (concept)Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981931.pdf000981931.pdfTexto completoapplication/pdf946206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/1/000981931.pdf63bb179c9fd67551b5ec168753deb281MD51TEXT000981931.pdf.txt000981931.pdf.txtExtracted Texttext/plain57529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/2/000981931.pdf.txtc70b0ddd48b4daf6a7a3b30e03a72707MD52THUMBNAIL000981931.pdf.jpg000981931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/3/000981931.pdf.jpg626ddc93cf34386ce5db6194052b58e8MD5310183/1320522018-10-26 09:29:42.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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