Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Daniela Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132052
Resumo: O artigo discute as aproximações e especificidades das noções de consumo, sentidos, usos e apropriações, conceitos tão caros para os estudos do chamado campo da recepção, principalmente da vertente latino-americana. Na reflexão são incluídas ainda, as distinções entre recepção e consumo midiático. Toma-se por base as proposições de García Canclini e Martín-Barbero, amparando-se ainda em definições de dicionários de filosofia e sociologia. A intenção é contribuir para o debate com algumas acepções, sobreposições e contradições destes termos para apresentar uma proposta que os distinga enquanto processo de aquisição simbólica de produtos midiáticos. Palavras-chave
id UFRGS-2_ada359b98fc40b78f155212afc2148cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitz, Daniela Maria2016-01-20T02:40:20Z20151807-8583http://hdl.handle.net/10183/132052000981931O artigo discute as aproximações e especificidades das noções de consumo, sentidos, usos e apropriações, conceitos tão caros para os estudos do chamado campo da recepção, principalmente da vertente latino-americana. Na reflexão são incluídas ainda, as distinções entre recepção e consumo midiático. Toma-se por base as proposições de García Canclini e Martín-Barbero, amparando-se ainda em definições de dicionários de filosofia e sociologia. A intenção é contribuir para o debate com algumas acepções, sobreposições e contradições destes termos para apresentar uma proposta que os distinga enquanto processo de aquisição simbólica de produtos midiáticos. Palavras-chaveThe article discusses the approaches and specificities of the meanings of consumption, senses, uses and appropriations, key concepts to the studies of the field called reception, especially the Latin American branch. Furthermore, addressed the differences between reception and media consumption. The proposals of García Canclini and Martín-Barbero are used as a basis, as well as definitions of philosophy and sociology dictionaries. The expected is to contribute to the debate with some meanings, overlaps and contradictions of these terms to present a proposal that distinguishes them as a process of symbolic acquisition of media products.application/pdfporIntexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 255-275Estudos de recepçãoReceptionMedia consumptionUse (concept)Sense (concept)Appropriation (concept)Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981931.pdf000981931.pdfTexto completoapplication/pdf946206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/1/000981931.pdf63bb179c9fd67551b5ec168753deb281MD51TEXT000981931.pdf.txt000981931.pdf.txtExtracted Texttext/plain57529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/2/000981931.pdf.txtc70b0ddd48b4daf6a7a3b30e03a72707MD52THUMBNAIL000981931.pdf.jpg000981931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/3/000981931.pdf.jpg626ddc93cf34386ce5db6194052b58e8MD5310183/1320522018-10-26 09:29:42.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
title Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
spellingShingle Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
Schmitz, Daniela Maria
Estudos de recepção
Reception
Media consumption
Use (concept)
Sense (concept)
Appropriation (concept)
title_short Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
title_full Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
title_fullStr Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
title_full_unstemmed Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
title_sort Consumo, sentidos, usos e apropriações nas pesquisas de recepção : nem tão sinônimos, nem tão distantes
author Schmitz, Daniela Maria
author_facet Schmitz, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Daniela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de recepção
topic Estudos de recepção
Reception
Media consumption
Use (concept)
Sense (concept)
Appropriation (concept)
dc.subject.eng.fl_str_mv Reception
Media consumption
Use (concept)
Sense (concept)
Appropriation (concept)
description O artigo discute as aproximações e especificidades das noções de consumo, sentidos, usos e apropriações, conceitos tão caros para os estudos do chamado campo da recepção, principalmente da vertente latino-americana. Na reflexão são incluídas ainda, as distinções entre recepção e consumo midiático. Toma-se por base as proposições de García Canclini e Martín-Barbero, amparando-se ainda em definições de dicionários de filosofia e sociologia. A intenção é contribuir para o debate com algumas acepções, sobreposições e contradições destes termos para apresentar uma proposta que os distinga enquanto processo de aquisição simbólica de produtos midiáticos. Palavras-chave
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T02:40:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132052
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981931
identifier_str_mv 1807-8583
000981931
url http://hdl.handle.net/10183/132052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Intexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 255-275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/1/000981931.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/2/000981931.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132052/3/000981931.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63bb179c9fd67551b5ec168753deb281
c70b0ddd48b4daf6a7a3b30e03a72707
626ddc93cf34386ce5db6194052b58e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893834985472