Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Hutz, Claudio Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25674
Resumo: O presente artigo descreve uma investigação sobre o uso de princípios de justiça distributiva utilizados por crianças e adolescentes em situações hipotéticas de distribuição de recompensa. Foram entrevistadas 680 crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo 240 da faixa etária de cinco a seis anos, 220 de nove a dez anos e 220 de 13 a 14 anos, metade de cada sexo. O instrumento utilizado foram mini-histórias, acompanhadas de desenhos que apresentavam diferentes condições de desempenho dos personagens em diversas situações. Os resultados apontaram três estágios evolutivos, caracterizados pelo uso de regras de autoridade, igualdade e equidade. Como esperado, crianças de cinco a seis anos utilizaram predominantemente regras de autoridade e igualdade, as de nove a dez anos, regras de igualdade e, os adolescentes, regras de eqüidade. Características do uso das regras permitiram também a identificação de sub-estágios em cada estágio. A seqüência evolutiva de níveis no desenvolvimento dos princípios de justiça distributiva encontradas apoiam o modelo piagetiano.
id UFRGS-2_ada744e350841904affd695414071e65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25674
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dell'Aglio, Debora DalboscoHutz, Claudio Simon2010-09-11T04:20:41Z20010102-7972http://hdl.handle.net/10183/25674000292480O presente artigo descreve uma investigação sobre o uso de princípios de justiça distributiva utilizados por crianças e adolescentes em situações hipotéticas de distribuição de recompensa. Foram entrevistadas 680 crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo 240 da faixa etária de cinco a seis anos, 220 de nove a dez anos e 220 de 13 a 14 anos, metade de cada sexo. O instrumento utilizado foram mini-histórias, acompanhadas de desenhos que apresentavam diferentes condições de desempenho dos personagens em diversas situações. Os resultados apontaram três estágios evolutivos, caracterizados pelo uso de regras de autoridade, igualdade e equidade. Como esperado, crianças de cinco a seis anos utilizaram predominantemente regras de autoridade e igualdade, as de nove a dez anos, regras de igualdade e, os adolescentes, regras de eqüidade. Características do uso das regras permitiram também a identificação de sub-estágios em cada estágio. A seqüência evolutiva de níveis no desenvolvimento dos princípios de justiça distributiva encontradas apoiam o modelo piagetiano.The present study investigated developmental patterns of use of distributive justice principles by children and adolescents in hypothetical situations that required distribution of rewards. The participants were 680 children and adolescents of both genders, 240 of whom were 5-6 years old, 220 9-10 years old, and 220 13-14 years old. The interview used four short stories and drawings which depicted different situations of performance. The results showed three stages characterized by the use of rules of authority, equality, and equity. As expected, young children employed rules of authority and equality, 9-10 year olds used mostly rules of equality, whereas the adolescents preferred equity. The differential usage of rules allowed for the identification of sub-stages within each stage. The sequence of developmental levels of distributive justice principles is coherent with Piaget's model.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2001), p. 97-106Justiça distributivaEqüidadeDistributive justiceEqualityEquityPadrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do BrasilDevelopmental patterns in the Use of distributive justice principles by southern brazilian children and adolescents info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000292480.pdf000292480.pdfTexto completoapplication/pdf209286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/1/000292480.pdf1421e352cb47ac1a569439df1d3fa46fMD51TEXT000292480.pdf.txt000292480.pdf.txtExtracted Texttext/plain48356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/2/000292480.pdf.txtb3efb3a653f6aa262156d78f6ee8f306MD52THUMBNAIL000292480.pdf.jpg000292480.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/3/000292480.pdf.jpg8be7a1b7b21601afc08843113c138635MD5310183/256742018-10-18 07:23:41.647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:23:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Developmental patterns in the Use of distributive justice principles by southern brazilian children and adolescents
title Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
spellingShingle Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Justiça distributiva
Eqüidade
Distributive justice
Equality
Equity
title_short Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
title_full Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
title_fullStr Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
title_full_unstemmed Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
title_sort Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil
author Dell'Aglio, Debora Dalbosco
author_facet Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Hutz, Claudio Simon
author_role author
author2 Hutz, Claudio Simon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Hutz, Claudio Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Justiça distributiva
Eqüidade
topic Justiça distributiva
Eqüidade
Distributive justice
Equality
Equity
dc.subject.eng.fl_str_mv Distributive justice
Equality
Equity
description O presente artigo descreve uma investigação sobre o uso de princípios de justiça distributiva utilizados por crianças e adolescentes em situações hipotéticas de distribuição de recompensa. Foram entrevistadas 680 crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo 240 da faixa etária de cinco a seis anos, 220 de nove a dez anos e 220 de 13 a 14 anos, metade de cada sexo. O instrumento utilizado foram mini-histórias, acompanhadas de desenhos que apresentavam diferentes condições de desempenho dos personagens em diversas situações. Os resultados apontaram três estágios evolutivos, caracterizados pelo uso de regras de autoridade, igualdade e equidade. Como esperado, crianças de cinco a seis anos utilizaram predominantemente regras de autoridade e igualdade, as de nove a dez anos, regras de igualdade e, os adolescentes, regras de eqüidade. Características do uso das regras permitiram também a identificação de sub-estágios em cada estágio. A seqüência evolutiva de níveis no desenvolvimento dos princípios de justiça distributiva encontradas apoiam o modelo piagetiano.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:20:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25674
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000292480
identifier_str_mv 0102-7972
000292480
url http://hdl.handle.net/10183/25674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2001), p. 97-106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/1/000292480.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/2/000292480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25674/3/000292480.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1421e352cb47ac1a569439df1d3fa46f
b3efb3a653f6aa262156d78f6ee8f306
8be7a1b7b21601afc08843113c138635
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722713673728