Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259957 |
Resumo: | Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais. |
id |
UFRGS-2_adc447bf36cba10b71dd69d62eab66c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259957 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Rafael JúniorGalante, Renata de Matos2023-07-04T03:52:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/259957001172279Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais.application/pdfengPlataforma webEducaçãoVisualizaçãoBase de dadosUma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2023Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172279.pdf.txt001172279.pdf.txtExtracted Texttext/plain97931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/2/001172279.pdf.txtf006707eb27846863e209d5491cfb5c2MD52ORIGINAL001172279.pdfTexto completoapplication/pdf2173938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/1/001172279.pdf6573d493be10e8bb7382130efa3ddecbMD5110183/2599572023-07-05 03:49:37.913355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:49:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
title |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
spellingShingle |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar Ribeiro, Rafael Júnior Plataforma web Educação Visualização Base de dados |
title_short |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
title_full |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
title_fullStr |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
title_sort |
Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar |
author |
Ribeiro, Rafael Júnior |
author_facet |
Ribeiro, Rafael Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafael Júnior |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
contributor_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma web Educação Visualização Base de dados |
topic |
Plataforma web Educação Visualização Base de dados |
description |
Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T03:52:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259957 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172279 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259957 |
identifier_str_mv |
001172279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/2/001172279.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/1/001172279.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f006707eb27846863e209d5491cfb5c2 6573d493be10e8bb7382130efa3ddecb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224663219568640 |