Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rafael Júnior
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259957
Resumo: Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais.
id UFRGS-2_adc447bf36cba10b71dd69d62eab66c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259957
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Rafael JúniorGalante, Renata de Matos2023-07-04T03:52:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/259957001172279Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais.application/pdfengPlataforma webEducaçãoVisualizaçãoBase de dadosUma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2023Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172279.pdf.txt001172279.pdf.txtExtracted Texttext/plain97931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/2/001172279.pdf.txtf006707eb27846863e209d5491cfb5c2MD52ORIGINAL001172279.pdfTexto completoapplication/pdf2173938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/1/001172279.pdf6573d493be10e8bb7382130efa3ddecbMD5110183/2599572023-07-05 03:49:37.913355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:49:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
title Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
spellingShingle Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
Ribeiro, Rafael Júnior
Plataforma web
Educação
Visualização
Base de dados
title_short Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
title_full Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
title_fullStr Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
title_full_unstemmed Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
title_sort Uma proposta de extração, transformação, carga e visualização para os dados do Censo Escolar
author Ribeiro, Rafael Júnior
author_facet Ribeiro, Rafael Júnior
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rafael Júnior
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galante, Renata de Matos
contributor_str_mv Galante, Renata de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma web
Educação
Visualização
Base de dados
topic Plataforma web
Educação
Visualização
Base de dados
description Neste trabalho é discutido a importância dos dados abertos para a sociedade e a ciência, enfatizando sua capacidade de promover a transparência, prestação de contas e tomada de decisões baseadas em dados. Para ilustrar esse ponto, é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica como exemplo, por meio da elaboração de um projeto prático que engloba todas as etapas necessárias para o seu uso eficiente em mineração de dados, com o objetivo final de facilitar a busca de soluções para desafios na educação básica brasileira, e, assim, contribuir para sua melhoria e desenvolvimento a longo prazo. Foi elaborada a extração e transformação dos dados de 2016 até 2022. As informações coletadas são resumidas e apresentadas por meio de gráficos que apresentam informações sobre acesso de escola a serviços básicos (água, energia elétrica, esgoto, etc), quantidade de matrículas e escolas, assim como indicadores educacionais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T03:52:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259957
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172279
url http://hdl.handle.net/10183/259957
identifier_str_mv 001172279
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/2/001172279.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259957/1/001172279.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f006707eb27846863e209d5491cfb5c2
6573d493be10e8bb7382130efa3ddecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663219568640