Cartografia da(s) identidade(s) do professor de matemática : mapa das densidades de sentido constituídas nas redes discursivas de sujeitos escolares
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174123 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo mapear identidade(s) do professor de Matemática, constituídas nas redes discursivas dos sujeitos escolares contemporâneos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Novo Hamburgo (RS), quais sejam: coordenação pedagógica, professores de Matemática, professores de outras áreas do conhecimento e alunos de Ensino Fundamental e Médio. O material empírico analisado foi composto por entrevistas, aplicadas por meio de questionários semi-estruturados. As lentes teóricas utilizadas para a realização deste estudo tiveram inspiração na perspectiva pós-estruturalista, da qual se tomou as ferramentas analíticas identidade e discurso, advindas, respectivamente, das teorizações de Zygmunt Bauman e de Michel Foucault. Nas narrativas dos sujeitos escolares estudadas, delimitaram-se densidades de sentido, a partir das recorrências mapeadas nos questionários. Essas densidades apontaram para um professor de Matemática que possui identidades diferentes, cambiantes e múltiplas; mas, com recorrências, como: responsável, ético, interessado em aprender e empático, que domina os conteúdos, comprometido, que instiga a construção do conhecimento, criativo, motivado, que dá bons exemplos, coerente, educado, observador, que propõe atividades diversificadas, exigente, paciencioso, organizado, dedicado, que ama o que faz, que “explica bem” a matéria, que tira as dúvidas dos alunos, que corrige os exercícios e que é justo. Do material empírico e das densidades de sentido, emergiram as seguintes categorias para o professor de Matemática: professor múltiplo, inventivo, poderoso e milagroso. |
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Weber, Cássia MaielePinheiro, Josaine de MouraSantos, Suelen Assunção2018-03-30T02:31:53Z20172447-2689http://hdl.handle.net/10183/174123001057661O artigo tem por objetivo mapear identidade(s) do professor de Matemática, constituídas nas redes discursivas dos sujeitos escolares contemporâneos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Novo Hamburgo (RS), quais sejam: coordenação pedagógica, professores de Matemática, professores de outras áreas do conhecimento e alunos de Ensino Fundamental e Médio. O material empírico analisado foi composto por entrevistas, aplicadas por meio de questionários semi-estruturados. As lentes teóricas utilizadas para a realização deste estudo tiveram inspiração na perspectiva pós-estruturalista, da qual se tomou as ferramentas analíticas identidade e discurso, advindas, respectivamente, das teorizações de Zygmunt Bauman e de Michel Foucault. Nas narrativas dos sujeitos escolares estudadas, delimitaram-se densidades de sentido, a partir das recorrências mapeadas nos questionários. Essas densidades apontaram para um professor de Matemática que possui identidades diferentes, cambiantes e múltiplas; mas, com recorrências, como: responsável, ético, interessado em aprender e empático, que domina os conteúdos, comprometido, que instiga a construção do conhecimento, criativo, motivado, que dá bons exemplos, coerente, educado, observador, que propõe atividades diversificadas, exigente, paciencioso, organizado, dedicado, que ama o que faz, que “explica bem” a matéria, que tira as dúvidas dos alunos, que corrige os exercícios e que é justo. Do material empírico e das densidades de sentido, emergiram as seguintes categorias para o professor de Matemática: professor múltiplo, inventivo, poderoso e milagroso.The paper aims to identify teacher identity(ies) of Mathematics, constituted in discursive networks of contemporary school subjects, of a private school in Novo Hamburgo (RS), which are: teaching coordinators, math teachers, teachers from other areas of knowledge and students from elementary and high school levels. The empirical material was composed by interviews, applied through semi-structured questionnaire. The theoretical lenses used to this study were inspired in the post structural perspective, whose analytical tools were made use of identity and speech, coming, respectively from Zygmunt Bauman and Michel Foucault. In the studied narratives of school subjects, densities of meaning were delimited, from the mapped reccurrencies in the questionnaire. These identities pointed out to a the math teacher with different, changeable and multiple identities, but with reccurrencies such as: responsible, ethical, interested in learning, empathic, dominating the content, committed fellowman, that instigates the construction of knowledge, creative, motivated, good example, consistent, polite, observer, proposing diverse, demanding, patient, organized activities, dedicated, loves what does, "explains well" the subject, takes questions from students, corrects the exercises, fair. From the empirical material of the meaning densities, the following categories of a Math teacher came up: multiple teacher, inventive, powerful, and miraculous.application/pdfporRevista Eletrônica da Matemática [recurso eletrônico]. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 3 , n. 2 (2017), p. [78]-93.Educação MatemáticaProfessor de matemáticaEscola privadaEnsino privadoNovo Hamburgo (RS)Cartografia da(s) identidade(s) do professor de matemática : mapa das densidades de sentido constituídas nas redes discursivas de sujeitos escolaresCartography of math teacher’s identity(ies) : map of meaning density constituted in speech nets of school individualsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057661.pdf001057661.pdfTexto completoapplication/pdf472437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174123/1/001057661.pdf6f0b79032d3447b5b6a601f839ae291cMD51TEXT001057661.pdf.txt001057661.pdf.txtExtracted Texttext/plain51157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174123/2/001057661.pdf.txtf94587fba2eacd07f702387a19894afdMD52THUMBNAIL001057661.pdf.jpg001057661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174123/3/001057661.pdf.jpg269d191e571912e14156c58a8026bcf2MD5310183/1741232022-04-20 04:46:38.296481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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