Percepções sobre o corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28106 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a percepção que os alunos do curso Técnico de Enfermagem de uma escola têm sobre o corpo. A amostra foi constituída por sessenta e um textos sobre corpo escrito pelos alunos. O referencial teórico para análise e discussão dos dados foi baseado na história e percepção do corpo em diversas etapas da história da humanidade, desde a Idade Média, passando pela Idade moderna, até os tempos de hoje. A análise dos dados permitiu identificar as categorias: corpo mecânico, corpo biológico, corpo estético e corpo divino. Ao final, destaca-se a importância de uma formação em que o aluno tenha uma visão mais holística do corpo e que as disciplinas ministradas procurem integrar o conteúdo no corpo como um todo. |
id |
UFRGS-2_ae7b5717b00256bf40c006ba83b9444a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28106 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Naibert, JaquelineSilva, Jacqueline Oliveira2011-03-15T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/28106000767593Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a percepção que os alunos do curso Técnico de Enfermagem de uma escola têm sobre o corpo. A amostra foi constituída por sessenta e um textos sobre corpo escrito pelos alunos. O referencial teórico para análise e discussão dos dados foi baseado na história e percepção do corpo em diversas etapas da história da humanidade, desde a Idade Média, passando pela Idade moderna, até os tempos de hoje. A análise dos dados permitiu identificar as categorias: corpo mecânico, corpo biológico, corpo estético e corpo divino. Ao final, destaca-se a importância de uma formação em que o aluno tenha uma visão mais holística do corpo e que as disciplinas ministradas procurem integrar o conteúdo no corpo como um todo.This research study presents a reflection on the awareness that the students of the Nursing Technician Course have about their bodies. The sample was made of sixty-one (61) texts on the body written by the students. The theoretical reference for data analysis and discusssion was based on history and the body perception through several stages in human history, from the Medieval Age to the Modern Age to the current time. The data analysis made it possible to identify the following categories: mechanized body, biologicistic body, aesthetic view body, and spiritualized body. The importance of an education by which the student acquires a more holistic view of the body and subjects which aim at integrating the studies on the body as a whole are highlighted in the end.application/pdfporSaúde públicaImagem corporalEnfermagemPercepções sobre o corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767593.pdf000767593.pdfTexto completoapplication/pdf213737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/1/000767593.pdf5e81e3d8b48f3d361bccc96c31eed2c2MD51TEXT000767593.pdf.txt000767593.pdf.txtExtracted Texttext/plain61314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/2/000767593.pdf.txt59751a7abcf708c0bd5287c000e8ea45MD52THUMBNAIL000767593.pdf.jpg000767593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/3/000767593.pdf.jpgf23c66d4cb6c562fb8f1897a44146bb9MD5310183/281062018-10-11 08:56:37.748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:56:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções sobre o corpo |
title |
Percepções sobre o corpo |
spellingShingle |
Percepções sobre o corpo Naibert, Jaqueline Saúde pública Imagem corporal Enfermagem |
title_short |
Percepções sobre o corpo |
title_full |
Percepções sobre o corpo |
title_fullStr |
Percepções sobre o corpo |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o corpo |
title_sort |
Percepções sobre o corpo |
author |
Naibert, Jaqueline |
author_facet |
Naibert, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naibert, Jaqueline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Jacqueline Oliveira |
contributor_str_mv |
Silva, Jacqueline Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública Imagem corporal Enfermagem |
topic |
Saúde pública Imagem corporal Enfermagem |
description |
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a percepção que os alunos do curso Técnico de Enfermagem de uma escola têm sobre o corpo. A amostra foi constituída por sessenta e um textos sobre corpo escrito pelos alunos. O referencial teórico para análise e discussão dos dados foi baseado na história e percepção do corpo em diversas etapas da história da humanidade, desde a Idade Média, passando pela Idade moderna, até os tempos de hoje. A análise dos dados permitiu identificar as categorias: corpo mecânico, corpo biológico, corpo estético e corpo divino. Ao final, destaca-se a importância de uma formação em que o aluno tenha uma visão mais holística do corpo e que as disciplinas ministradas procurem integrar o conteúdo no corpo como um todo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-15T05:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28106 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28106 |
identifier_str_mv |
000767593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/1/000767593.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/2/000767593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28106/3/000767593.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e81e3d8b48f3d361bccc96c31eed2c2 59751a7abcf708c0bd5287c000e8ea45 f23c66d4cb6c562fb8f1897a44146bb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224405881192448 |