A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27375 |
Resumo: | A Informática na Educação atualmente tem reflexos não só em ambientes educacionais, mas também nos diferentes campos do conhecimento que integram tecnologia e aprendizagem. Nas escolas, o uso das tecnologias tem proporcionado novas abordagens de ensino, tanto para professores quanto alunos, onde o computador pode atender a diferentes propostas pedagógicas e realidades econômicas. Neste trabalho são discutidas as relações entre a Informática na Educação, como facilitadora e incentivadora de novos conhecimentos, e os conceitos de tecnologia, educação e aprendizagem. Pelo fato das escolas públicas do estado do RS estarem passando por um processo de implantação de laboratórios de informática, este trabalho também busca investigar a utilização destes laboratórios e o seu impacto no processo educacional, através de entrevistas realizadas em uma escola do interior do estado e discussão dos resultados obtidos. |
id |
UFRGS-2_ae8312d112cf46b25c0400de80d29fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27375 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frizzo, BrunaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoSeixas, Louise Marguerite Jeanty de2011-01-12T05:59:32Z2005http://hdl.handle.net/10183/27375000487023A Informática na Educação atualmente tem reflexos não só em ambientes educacionais, mas também nos diferentes campos do conhecimento que integram tecnologia e aprendizagem. Nas escolas, o uso das tecnologias tem proporcionado novas abordagens de ensino, tanto para professores quanto alunos, onde o computador pode atender a diferentes propostas pedagógicas e realidades econômicas. Neste trabalho são discutidas as relações entre a Informática na Educação, como facilitadora e incentivadora de novos conhecimentos, e os conceitos de tecnologia, educação e aprendizagem. Pelo fato das escolas públicas do estado do RS estarem passando por um processo de implantação de laboratórios de informática, este trabalho também busca investigar a utilização destes laboratórios e o seu impacto no processo educacional, através de entrevistas realizadas em uma escola do interior do estado e discussão dos resultados obtidos.Computer science in Education is important currently not only in educational environments, but also in the different fields of knowledge integrating learning and technology. At schools, the use of technology has brought new approaches to the education, the teachers and students, so long as the computer can attend to several educational purposes and economical situations. This work presents a discussion on the relations among Computer science in the Education and technology, education and learning concepts. As the public schools in the state of Rio Grande do Sul are receiving computers and laboratories, this work also investigates the use of these laboratories and their impact in the educational process, through interviews which occurred in a school of a little city of the state, and a discussion about the results.application/pdfporInformática na educaçãoComputador na educaçãoLaboratório de informáticaEnsino públicoRio Grande do SulRelação usuário-computadorComputer science in educationComputer labsPublic schoolsStudents and computersTeachersComputersA informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000487023.pdf.txt000487023.pdf.txtExtracted Texttext/plain114591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/2/000487023.pdf.txt49cabc320f389b9f2a4c8856931b2c0aMD52ORIGINAL000487023.pdf000487023.pdfTexto completoapplication/pdf382839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/1/000487023.pdfa54f88140cb1234d64baea381d027552MD51THUMBNAIL000487023.pdf.jpg000487023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/3/000487023.pdf.jpgdd904303f5904dc66f24ed8b9acd52bbMD5310183/273752018-10-09 08:39:31.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:39:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
title |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
spellingShingle |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada Frizzo, Bruna Informática na educação Computador na educação Laboratório de informática Ensino público Rio Grande do Sul Relação usuário-computador Computer science in education Computer labs Public schools Students and computers Teachers Computers |
title_short |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
title_full |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
title_fullStr |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
title_full_unstemmed |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
title_sort |
A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada |
author |
Frizzo, Bruna |
author_facet |
Frizzo, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzo, Bruna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de |
contributor_str_mv |
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Computador na educação Laboratório de informática Ensino público Rio Grande do Sul Relação usuário-computador |
topic |
Informática na educação Computador na educação Laboratório de informática Ensino público Rio Grande do Sul Relação usuário-computador Computer science in education Computer labs Public schools Students and computers Teachers Computers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer science in education Computer labs Public schools Students and computers Teachers Computers |
description |
A Informática na Educação atualmente tem reflexos não só em ambientes educacionais, mas também nos diferentes campos do conhecimento que integram tecnologia e aprendizagem. Nas escolas, o uso das tecnologias tem proporcionado novas abordagens de ensino, tanto para professores quanto alunos, onde o computador pode atender a diferentes propostas pedagógicas e realidades econômicas. Neste trabalho são discutidas as relações entre a Informática na Educação, como facilitadora e incentivadora de novos conhecimentos, e os conceitos de tecnologia, educação e aprendizagem. Pelo fato das escolas públicas do estado do RS estarem passando por um processo de implantação de laboratórios de informática, este trabalho também busca investigar a utilização destes laboratórios e o seu impacto no processo educacional, através de entrevistas realizadas em uma escola do interior do estado e discussão dos resultados obtidos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27375 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000487023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27375 |
identifier_str_mv |
000487023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/2/000487023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/1/000487023.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27375/3/000487023.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49cabc320f389b9f2a4c8856931b2c0a a54f88140cb1234d64baea381d027552 dd904303f5904dc66f24ed8b9acd52bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447051915231232 |