Vulnerabilidade ambiental, social e viária em acidentes com transporte de produtos perigosos : estudo de caso na BR-101 entre Osório e Torres, Rio Grande do Sul, Brasil
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158782 |
Resumo: | O presente estudo objetiva avaliar a vulnerabilidade ambiental e social e identificar trechos críticos, na ocorrência de acidentes com o transporte de produtos perigosos na BR-101, entre os municípios de Osório e Torres, Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem proposta e aplicada neste trabalho consiste de uma análise multicriterial que integra metodologias de análise de segurança viária, análise de vulnerabilidade ambiental e social na ocorrência de acidentes com produtos perigosos, e técnicas de análise de mapas. Os resultados apontaram que 38 quilômetros da rodovia apresentam vulnerabilidade elevada, sendo 8 quilômetros com vulnerabilidade crítica, vinculada à presença de pontes sobre rios, pontos de captação de água, túnel, áreas de preservação ambiental e zona urbana. Esses trechos devem ser priorizados no desenvolvimento de planos de ação para a mitigação de acidentes e definição de políticas públicas na rodovia em estudo. A abordagem utilizada constitui um enfoque inédito em relação aos estudos existentes e uma ferramenta que pode auxiliar no processo de tomada de decisões em operações de emergência. |
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Tinoco, Maria Auxiliadora CannarozzoNodari, Christine TesselePereira, Kimberllyn Rosa da Silva2017-05-30T02:37:49Z20160102-311Xhttp://hdl.handle.net/10183/158782001013714O presente estudo objetiva avaliar a vulnerabilidade ambiental e social e identificar trechos críticos, na ocorrência de acidentes com o transporte de produtos perigosos na BR-101, entre os municípios de Osório e Torres, Rio Grande do Sul, Brasil. A abordagem proposta e aplicada neste trabalho consiste de uma análise multicriterial que integra metodologias de análise de segurança viária, análise de vulnerabilidade ambiental e social na ocorrência de acidentes com produtos perigosos, e técnicas de análise de mapas. Os resultados apontaram que 38 quilômetros da rodovia apresentam vulnerabilidade elevada, sendo 8 quilômetros com vulnerabilidade crítica, vinculada à presença de pontes sobre rios, pontos de captação de água, túnel, áreas de preservação ambiental e zona urbana. Esses trechos devem ser priorizados no desenvolvimento de planos de ação para a mitigação de acidentes e definição de políticas públicas na rodovia em estudo. A abordagem utilizada constitui um enfoque inédito em relação aos estudos existentes e uma ferramenta que pode auxiliar no processo de tomada de decisões em operações de emergência.This study aimed to assess the environmental and social vulnerability and identify critical highway stretches for accidents involving transportation of hazardous products on the BR-101 highway between the cities of Osório and Torres in Rio Grande do Sul State, Brazil. The study’s approach consisted of a multiple-criteria analysis combining highway safety analysis and environmental and social vulnerability analysis in the occurrence of accidents with hazardous products, plus cartographic analysis techniques. Thirty-eight kilometers of the highway showed high vulnerability, of which 8 kilometers with critical vulnerability, associated with bridges over rivers, water uptake points, a tunnel, environmental preservation areas, and an urban area. These stretches should be prioritized when developing action plans for accident mitigation and development of public policies for this highway. This proved to be an unprecedented approach when compared to existing studies and a potentially useful tool for decision-making in emergency operations.El presente estudio tiene por objetivo evaluar la vulnerabilidad ambiental social e identificar puntos críticos en la ocurrencia de accidentes, con el transporte de productos peligrosos, en la BR-101 entre los municipios de Osório y Torres, Río Grande do Sul, Brasil. El enfoque propuesta que se aplica en este estudio consiste en un análisis multicriterio que integra metodologías de análisis de seguridad viaria, análisis de vulnerabilidad ambiental y social en la ocurrencia de accidentes con productos peligrosos y técnicas de análisis de mapas. Los resultados señalaron que 38 kilómetros de la autopista presentan vulnerabilidad elevada, existiendo 8 kilómetros con vulnerabilidad crítica, vinculados a la presencia de puentes sobre ríos, puntos de captación de agua, túnel, áreas de preservación ambiental y zona urbana. Esos puntos deben ser priorizados en el desarrollo de planes de acción para la mitigación de accidentes y definición de políticas públicas en la autopista en estudio. El enfoque utilizado constituye un enfoque inédito, en relación con los estudios existentes, y una herramienta que puede auxiliar en el proceso de toma de decisiones en operaciones de emergencia.application/pdfporCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 32, no. 9 (set. 2016), [12] f.Análise de riscoTransporte de cargas perigosasAcidentes de trânsitoVulnerability analysisRisk zoneTraffic accidentsHazardous substancesAnálisis de vulnerabilidadZona de riesgoAccidentes de tránsitoSustancias peligrosasVulnerabilidade ambiental, social e viária em acidentes com transporte de produtos perigosos : estudo de caso na BR-101 entre Osório e Torres, Rio Grande do Sul, BrasilEnvironmental, social, and roadway vulnerability in accidents involving transportation of hazardous products : a case study of the BR-101 highway between Osório and Torres in Rio Grande do Sul State, BrazilVulnerabilidad ambiental, social y vial en accidentes con transporte de productos peligrosos : estudio de caso en la BR-101 entre Osório y Torres, Río Grande do Sul, Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013714.pdfTexto completoapplication/pdf1150102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158782/1/001013714.pdf8f3ba45ba28099c2df0534fbe6d028e0MD51TEXT001013714.pdf.txt001013714.pdf.txtExtracted Texttext/plain43171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158782/2/001013714.pdf.txt8e720e8a07e510f36c053016bcb5c343MD52THUMBNAIL001013714.pdf.jpg001013714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158782/3/001013714.pdf.jpge7921000f9317ad9f0a9c86fe66c55d9MD5310183/1587822023-04-17 03:27:58.924668oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-17T06:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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